O Fiat Grand Siena foi lançado para a imprensa no Chile em março de 2012, ocasião em que só andei no Essence, de motor 1,6-L, com câmbio Dualogic. Mais de um ano depois, em setembro de 2013, andei no mesma versão num “no uso”, porém com o câmbio Dualogic Plus. Faltava, portanto, ver como era o Grand Siena “de entrada”, o Attractive, com seu motor de 1.368 cm³, 85/88 cv a 5.750 rpm e 12,4/12,5 m·kgf a 3.500 rpm, tendo que carregar 1.094 kg sem contar o meu peso (85 kg). Resultado? Gostei muito.
Custa, básico, R$ 41.680. Os itens “essenciais’ como ar-condicionado, sistema de áudio, ajuste elétrico dos espelhos externos, rodas de alumínio de 15 polegadas, acionamento elétrico dos vidros traseiros, ajuste de altura do banco do motorista, volante em couro com comandos de rádio e sensor de estacionamento são opcionais. Infelizmente o site comercial da Fiat está aparentemente com problema no servidor e não foi possível obter o preço do veículo com todos os opcionais, que estimo em mais R$ 6 mil (será informado posteriormente).
Porém, de série, o Grand Siena Attractive traz cintos dianteiros com pré-tensionador, direção assistida hidráulica, computador de bordo A e B, alerta de velocidade e de manutenção programada, ajuste de altura do volante, faróis e de neblina, conta-giros, acionamento elétrico dos vidros dianteiros um-toque, pneus de baixo atrito de rolamento, estepe 100% operacional, pára-brisa com faixa degradê, apoio de pé esquerdo, iluminação do porta-malas, banco traseiro rebatível, três apoios de cabeça no banco traseiro, acionamento interno da portinhola do tanque, chave-canivete com telecomando, entre outros itens. Como seus efeitos são conhecidos, vou focar mais no carro em si.
Para variar, ao retirar o carro no escritório regional da Fiat, a impressão de volante alto demais, que a regulagem de altura não consegue mitigar. E, de novo, após alguns quilômetros a impressão desaparece completamente. Outro traço característico é o toque dos engates do câmbio, distante o seco e preciso dos VW e dos também muito bons Honda, mas que, como o volante, passar a ficar agradável também. O comando é a cabo.
Anda bem. O motor Evo com variador de fase do comando único num campo de 40° é mesmo muito elástico e agrada. Sua rotação de corte (que é um “sujo” suave) é 6.500 rpm, 750 rpm acima da rotação de potência máxima, e chega rápido lá. O carro testado estava abastecido com álcool e acelera razoavelmente bem, como mostra o tempo do 0-a-100 km/h oficial em 12,5 s. Retoma velocidade bem no uso calmo e a velocidade máxima, ainda segundo a Fiat, é de 175 km/h. Nada de passar vergonha, portanto. Com gasolina esses dados são 13,1 s e 173 km/h, respectivamente.
Cruza bem na faixa 120~130 km/h. Com v/1000 de 32 km/h a rotação a 120 km/h é 3.750 rpm e não chega a incomodar, embora pudesse ser um pouco menos, algo como 3.500 rpm. À velocidade máxima o motor está a praticamente a 5.500 rpm, num bom compromisso.
O consumo oficial Inmetro/PBEV é 11/13 km/l cidade/estrada com gasolina e 7,7/9 km/l com álcool, mas na viagem a Engenheiro Passos (RJ) na semana retrasada obtive consistentemente 11 km/l com álcool, 120 km/h verdadeiro e ar-condicionado ligado. Mesmo com o tanque de 48 litros dá para viajar entre São Paulo e Rio de Janeiro com um tanque de álcool.
A viagem de ida foi à noite e com chuva, boa iluminação. Os faróis estavam bem ajustados, não com a altura de facho excessiva que conhecemos de outros Fiat.
O rodar do Attractive é confortável, sem nenhum traço de dureza, e curva bem, com saída de frente bem discreta. Está perfeito para piso brasileiro, com uma suspensão silenciosa. Nessa parte a engenharia da Fiat está mesmo com a mão. A isso se junta uma cabine espaçosa tanto lateral quanto longitudinalmente, ajudado pela seis janelas. O espaço no banco traseiro é bom (fico devendo a clássica foto…) e o porta-malas é amplo, com seus 520 litros. A distância entre eixos é de 2.511 mm e o comprimento, 4.200 mm.
Para quem pensa num sedã compacto anabolizado e não faz questão de grande desempenho (mas que não passe vergonha), essa versão do Grand Siena Attractive é mesmo de considerar.
BS
Fotos: autor
Após a ficha técnica abaixo, mais fotos.
FICHA TÉCNICA FIAT GRAND SIENA ATTRACTIVE 2015 | |
MOTOR | |
Tipo | 4-cilindros em linha, transversal, flex |
Construção | Comando no cabeçote, corrente, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca, variador de fase |
Material do bloco / cabeçote | Ferro fundido / alumínio |
Cilindrada | 1.368 cm³ |
Diâmetro x curso | 72 x 84 mm |
Taxa de compressão | 12,35:1 |
Potência (cv) / rpm | 85 (G), 88(A) / 5.750 |
Torque (m·kgf) / rpm | 12,4 (G), 12,5 (A) / 3.500 |
Limite de rotação | 6.500 rpm |
Formação de mistura | Injeção Magneti Marelli seqüencial no duto; acelerador eletrônico |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Transeixo manual de 5 marchas à frente e uma à ré, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,100; 2ª 2,158; 3ª 1,345; 4ª 0,974; 5ª 0,786; ré 3,818 |
Relação do diferencial (:1) | 4,500 |
Embreagem | Monodisco a seco, acionamento hidráulico |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, moia helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, assistência hidraúlica indexada à rotação |
Diâmetro mínimo de curva | 10,2 m |
FREIOS | |
Dianteiros | A disco ventilado de Ø 257 mm |
Traseiros | A tambor de Ø 203 mm |
Atuação | Duplo-circuito em diagonal, ABS e EBD |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Aço, 6Jx15 |
Pneus | 185/60R5H |
CARROCERIA | |
Tipo | Monobloco em aço, 3-volumes, 4 portas, 5 lugares |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,32 |
Área frontal (A) | 2,2 m² |
Cx · A | 0,704 m² |
DMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.290 |
Largura | 1.700 |
Altura | 1.507 |
Distância entrei eixos | 2.511 |
Bitola dianteira/traseira | 1.442 / 1.464 |
Distância mínima do solo | 160 |
CAPACIDADES | |
Porta-malas (L) | 520 |
Tanque de combustível (L) | 48 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.094 |
Carga úitil | 400 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 13,1 (G), 12,5 (A) |
Velocidade máxima (km/h) | 173 (G), 175 (A) |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) | 11 (G), 7,7 (A) |
Estrada (km/l) | 13 (G), 9 (A) |
CALCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 5ª (km/h) | 32 |
Rotação do motor a 120 km/h | 3.750 |
Rotação à velocidade. máxima, 5ª | 5.470 |
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