A Toyota está apresentando a segunda geração do modelo esportivo da picape Hilux denominado GR Sport II, 2024, que teve o desempenho dinâmico aprimorado, conforme destaca o fabricante, em especial nos trechos fora-de-estrada, além de incorporar novos detalhes estéticos para distinguir visualmente das outras versões desta linha de utilitários.
Com a experiência obtida nas múltiplas vitórias no Rali Dakar, o Gazoo Racing, divisão esportiva da Toyota, desenvolveu as atualizações desta nova geração promovendo modificações para otimizar o desempenho no que se refere a dirigibilidade e estabilidade, mas sem comprometer o conforto de condução no uso diário, como ressalta a marca.
As melhorias no desempenho começam com aumento na potência máxima do motor turbodiesel de quatro cilindros, 2,8 litros, com turbocarregador de geometria variável e intrresfriador, que teve aumento de 10% na potência, para 204 cv, e no torque, para 51 m·kgf. O câmbio automático de seis marchas foi recalibrado para este aumento da potência do motor.
O visual esportivo é enfatizado pelas novas rodas de liga de alumínio na cor preta, contrastando com pinças de freio vermelhas, além de aumento do aro devido aos discos dianteioros de maior diâmetro, passou de 16 para 17 polegadas, devido ao aumento no diâmetro dos discos. Na dianteira são agora de Ø 432 mm e na traseira discos, de Ø 381 mm vão no lugar dos freios a tambor da versão anterior.
As rodas estão combinadas com pneus todo-terreno Bridgestone Dueler 265/65R17 e as bitolas foram aumentadas em 135 mm na dianteira) e em 155 mm na traseira, o que proporciona mais estabilidade e dirigibilidade em todo tipo de trecho. Também contribuem amortecedores monotubo fornecidos pela KYB e calibrados especialmente para o modelo.
Com mais 15 mm de distância do solo, em comparação com a linha Hilux normal, o ângulo de entrada aumentou de 29 para 30 graus. Para proteção debaixo do chassi nos trechos off-road mais acidentados, o GR Sport é dotado de chapa protetora na dianteira baseada nos modelos da marca no Dakar, desenvolvido pela equipe de conversões e acessórios da Toyota Motor Corporation of Australia (TMCA).
Detalhes estéticos diferenciados na carroceria, como a grade na cor preta, saia dianteira com desenho aerodinâmico e moldura inferior prateada, além das molduras sobre os arcos das rodas em cinza escuro para acomodar o rodado mais largo, contribuem para a aparência dinâmica, “de briga”. Da mesma forma os emblemas, maçanetas e espelhos retrovisores externos são na cor preta.
As atualizações na cabine destacam os bancos revestidos em uma mistura de couro e camurça perfurada, com detalhes prateados, além de costuras na cor cinza, contrastando com os cintos de segurança vermelhos, o que proporciona visual esportivo combinando com os apliques do emblema GR nos apoios de cabeça.
O volante é revestido em couro também com aplique do logotipo GR e incorpora as borboletas de trocas de marchas sequenciais, o mesmo tratamento visual exclusivo é aplicado na alavanca de câmbio, enquanto a pedaleira de alumínio aparente completa o novo acabamento denominado “Padrão Técnico”, que também aplicado no painel e nas portas.
RM