O novo Ford Mustang Mach-E foi apresentado nos EUA em 2019 e iniciou suas vendas em dezembro de 2020, já como ano/modelo 2021. De lá para cá já recebeu vários prêmios e é o 2º elétrico mais vendido no mercado americano. Seu lançamento para o Brasil está fatiado em duas fases. A primeira foi no Centro de Desenvolvimento de Engenharia da Ford em Tatuí onde está localizado o campo de provas do fabricante, mas nesta etapa não pudemos avaliar o carro como um todo. Foi apenas uma voltinha em pista curta com o carro sendo conduzido por um dos experientes engenheiros do fabricante.
Foi possível sentir apenas a aceleração brutal que os dois motores elétricos, um para cada eixo, proporcionam ao veículo. São 487 cv de potência máxima combinada com torque instantâneo de 87,7 m·kgf, permitindo acelerar o carro de 2.281 kg de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. Desempenho similar aos esportivos elétricos de outras marcas premium, como: Porsche Taycan, Audi e-Tron GT e BMW i4. Chega importado do México em versão única e topo de gama, a GT Performance, por “apenas” R$ 486 mil, já incluído 3 anos de garantia e todas revisões do período, sem limite de quilometragem. Ou seja, mais acessível que seus principais concorrentes pelo lado desempenho.
O novo formato da carroceira afasta o Mach-E do Mach-1 ao incorporar uma identidade de suve com quatro portas, portanto a Ford mira também nos concorrentes desse tipo de carroceria, como BMW iX3 e Volvo XC40, mas que em termos de desempenho perdem para o novo Mustang.
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Arquitetura elétrica
A bateria de íons de lítio tem composição de níquel, cobalto e manganês e capacidade de 91 kW·h com peso total de 596 kg. A construção é feita em 12 módulos dentro de um invólucro protegido contra impactos e imersão. A temperatura ideal de trabalho de 28º C é mantida através do sistema de arrefecimento a líquido. E a garantia para todo sistema elétrico de propulsão é de 8 anos.
O alcance com uma carga de bateria pelo ciclo do Inmetro é de 379 km, ou 541 km pelo ciclo WLTP. O carregamento pode ser feito em tomadas do tipo 2 para corrente alternada (AC) ou CCS para corrente contínua (DC). Um carregador residencial de 7 kW (AC) será fornecido com o veículo, permitindo carregar de 0 a 100% em 14 horas. Em carregadores de 11 kW (AC), o tempo para a mesma carga é de 11 horas. E nos carregamentos em fontes DC é possível acrescentar cerca de 100 km de alcance a cada 10 minutos.
A Ford estabeleceu uma parceria com a ezVolt para fornecimento gratuito de até 950 kW, equivalente a 10 cargas totais pelo período de um ano, em qualquer de suas 800 estações de carga rápida (DC) presente em 15 estados do Brasil. Através do aplicativo FordPass Connect é possível localizar os carregadores públicos e acompanhar a recarga pelo celular, e para situações domésticas permite agendar o início e final da carga, assim como definir o pré-condicionamento da cabine e da bateria.
Lembra um Mustang
A Ford trouxe para seu novo suve médio o DNA do esportivo Mustang através das proporções da carroceria com o capô alongado que abriga o porta-malas dianteiro de 138 litros, porém o entre-eixos de 2.984 mm é 264 mm maior que o Mach-1, e no comprimento total os veículos se assemelham com o esportivo de verdade sendo um pouco mais longo (4.797 mm x 4.743 mm).
O farol em LED traz a luz de rodagem diurna com as três barras horizontais característico do modelo original e o mesmo é visto no desenho da lanterna traseira. Mas para disfarçar o formato da carroceria suve os designers da Ford pintaram o teto em preto e criaram uma máscara lateral em preto na região traseira, deixando evidenciar na porção pintada na cor do veículo o desenho fastback. Foi uma solução interessante e inovadora para o estilo do carro.
Outra inovação aparece na substituição das maçanetas de portas por botões de abertura elétrica, com isso a lateral do carro ficou limpa e certamente trouxe incrementos para a aerodinâmica. A Ford declara que este suve tem coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cx) de 0,292.
Arquitetura mecânica
O peso total do veículo está distribuído em 50:50 na suspensão dianteira do tipo McPherson e na traseira independente multibraço. Os amortecedores possuem tecnologia Magneride® para ajuste dinâmico das cargas de amortecimento. As molas são helicoidais e utiliza barras antirrolagem, que são ocas, nos dois eixos.
O freio de alto desempenho da Brembo utiliza discos ventilados nas quatro rodas e está interligado com o freio regenerativo dos motores elétricos. O sistema de direção eletroassistida tem motor de passo diretamente na caixa de direção e indexação à velocidade do veículo.
Na construção do monobloco são utilizado aços de alta resistência para melhorar o peso total do veículo. Alumínio aparece em reforços da carroceria e nos painéis dianteiros (capô e para-lamas). Os painéis laterais traseiros são em aço de alta resistência e a tampa do porta-malas de 402 litros utiliza plástico injetado e fibra de polipropileno.
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Tecnologia e conforto
O Mustang Mach-E vem equipado com o que há de mais moderno em termos de tecnologia de bordo a começar pelo sistema de estacionamento automático. O ar-condicionado é de duas zonas com saída para segunda fileira e controle automático e digital. A câmera 360º facilita nas manobras e o freio de estacionamento eletromecânico libera espaço no console central
O teto solar panorâmico utiliza revestimento termorrefletivo para proteção contra raios infravermelhos e ultravioleta, e a Ford promete trazer a tela de fechamento como acessório.
Para maior segurança o veículo é equipado com sistema de permanência em faixa com centralização e alerta de ponto cego nos retrovisores. O controle de velocidade de cruzeiro é adaptativo com função para e anda em trânsito intenso. O alerta de colisão dianteira tem detecção de pedestres e bicicletas e pela traseira alerta quanto a tráfego transversal. Em ambos os casos há frenagem autônoma de emergência.
O quadro de instrumentos é uma tela de 10,2” com possibilidade de customização em três modos, sendo que o alcance e o estado de carga da bateria ficam bem evidentes. No centro do painel está a tela de 15,5” montada na vertical com a nova geração SYNC 4A e o charme (e praticidade) de botão giratório para ajuste do volume do sistema de som premium de 560 W ou para ajuste da temperatura da cabine.
O sistema de navegação conta com GPS embarcado ou a possibilidade de pareamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, e através da tela da central multimídia são efetuadas as principais configurações de condução do veículo, onde Engage é a condição normal para o dia a dia, Whisper é ideal para pisos escorregadios, Unbridle é utilizado para condução esportiva e Unbridle Extended permite condução esportiva e otimização da carga da bateria. Logicamente que ficou a curiosidade de poder experimentar essas inovações.
Ficamos no aguardo na certeza que a Ford não precisava usar o nome Mustang num suve 4-portas. Vocês não acham?
GB
Ficha técnica e lista de conteúdo após a galeria de fotos adicionais:
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FICHA TÉCNICA MUSTANG MACH-E GT PERFORMANCE AWD EXTENDED RANGE | |
MOTOR ES ELÉTRICOS | |
Atuação | Um em cada eixo |
Potência total (cv) | 487 |
Torque total (mkgf) | 87,7 |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Conexão direta com cada eixo, redutor, tração integral |
Relação dos redutores | n.d. |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado adaptativo magnético e barra antirrolagem oca |
Traseira | Independente multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado adaptativo magnético e barra antirrolagem oca |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Relação de direção (:1) | 14,5 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 12,1 |
FREIOS | |
Atuação | Hidráulica, duplo-circuito em diagonal, assistência a vácuo por bomba dedicada |
Dianteiros (Ø mm) | Brembo a disco ventilado/385 mm, pinça fixa de 4 pistões |
Traseiros (Ø mm) | Disco/316 mm, pinça deslizante de 1 pistão |
Controle | ABS |
De estacionamento | Eletromecânico |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio,7,5J x 20″ diamantadas.cm pintura preto Ébano brilhante nos espaços entre os raios |
Pneus | 245/45R20 (Pirelli P Zero) |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço e compósito, suve, 4 portas, 5 lugares |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.713 |
Largura sem/com espelhos | 1.882 / 2.097 |
Altura | 1.613 |
Distância entre eixos | 2.984 |
Bitola dianteira/traseira | 1.613 / 1.610 |
Distância mínima do solo | 129,5 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,292 |
Área frontal calculada (m²) | 2,42 |
Área frontal corrigida (Cx x A, m²) | 0,709 |
PESOS E CAPACIDDES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 2.278 |
Peso bruto total (kg) | n.d. |
Capacidade de carga (kg | n.d. |
Porta-malas traseiro (L) | 402 |
Porta-malas dianteiro (L) | 139,5 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 3,7 |
Velocidade máxima (km/h) | 200 (limitada) |
Relação peso-potência (kg/cv) | 4,7 |
BATER IAS E ALCANCE | |
Bateria tipo/localização | Íons de lítio / sob o assoalho, entre eixos |
Capacidade (kW·h) | 91 |
Alcance (km) | 379 (Inmetro), 541 (WLTP) |
Peso da bateria (kg) | 596 |
GARANTIA | |
Veículo, tempo | 3 anos e revisões gratuitas pelo mesmo período |
Sistema propulsor | 8 anos ou 160.000 km |
Revisões | Cada 12 meses ou 16.000 km |
CORES | Azul Algarve, azul Estoril, branco Nur, branco Space, cinza Torres, preto Astúrias e vermelho Zadar |
CONTEÍDO DO MUSTANG MACH-E GT PERFORMANCEAWD EXTENDED RANGE |
Ajuste do volante em altura e distância |
Ajuste elétrico dos bancos dianteiros em oito direções |
Alerta de ponto cego |
Ar-condicionado automático de duas zonas com saída para a região do banco traseiro |
Assistente de estacionamento automático |
Assistente de manobras evasivas |
Bancos dianteiros com aquecimento |
Bancos revestidos de material sintético (Active X) |
Bolsas infláveis frontais, laterais, de cortina e uma entre os bancos dianteiros (9) |
Câmera 360º |
Central multimídia SYNC 4A com tela de 15,5 polegadas com GPS de espelhamento Android Auto e Apple CarPlay sem fio |
Controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo com estratégia para e anda |
Espelhos retrovisores com rebatimento elétrico |
Frenagem automática de emergência com detecção de pedestres |
Fróis totalmente de LED |
Manutenção e centralização na faixa de rolamento |
Memórias (três) para os ajustes do banco do motorista conjugado com os ajustes dos espelhos |
Modo de condução um-pedal |
Modos de condução Engage (dia a dia), Whisper (pisos escorregadios) e Unbridle (condução esportiva) |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Portas USB tipo A e C (6) |
Reconhecimento de placas de velocidade |
Sistema de áudio B&O de 560 W, 9 alto-falantes e subwoofer |
Teto solar panorâmico com revestimento antirreflexo para proteção contra raios infravermelhos e ultravioleta |
Volante multifuncional com aquecimento |