A produção normal de VW Käfer na Alemanha foi encerrada em 1978, mas continuava a haver mercado para ele na Alemanha e na Europa. A própria Volkswagen alemã importou o VW Vocho do México para a Europa até 1985. Deste ponto em diante importadores independentes assumiram a importação de VW Vochos até 2003 quando a produção do VW Sedã foi definitivamente encerrada em nível mundial em Puebla, no México.
Através de um amigo, Claus-Thomas Bues, alemão, entrei em contato com Nicolas Rosenow, titular da OMNICAR AG, uma importadora independente de VW mexicanos, primeiramente para a Alemanha, mas também para outros países europeus na continuação.
O formato mais adequado para esta matéria em especial, que vislumbrei, foi o de uma longa entrevista com Nicolas Rosenow (doravante NR), na qual sou o AG, uma conversa que trouxe à luz fatos muito interessantes e repleto de detalhes.
Assim foi a conversa:
AG: Qual é a origem do nome da empresa “OMNICAR”?
NR: Começamos como NR-Automobile em março de 1991. Depois de passarmos a receber entregas diretamente da fábrica da VW em Puebla, a empresa OMNICAR AG foi fundada em outubro de 2000 É uma sociedade anônima, o que corresponde a uma S.A. de C.V. (Sociedad Anónima de Capital Variable) no México. Isto porque a VW do México só queria fornecer para uma empresa que tivesse a mesma composição corporativa que a sua.
OMNICAR significa “carro para todos” (do latim omnes — para todos — e car — carro).
AG: Há quanto tempo o senhor trabalha com VW Vochos mexicanos?
NR: Pessoalmente, sempre tive contato com VW Sedãs, meus dois avós tiveram seus primeiros VW Käfer de duas janelinhas traseiras em 1948 e 1951, meu pai teve o primeiro em 1957. Eu cresci num modelo 1962.
Na minha empresa, a NR-Automobile, recebi o primeiro VW Vocho 1600 L novo (com catalisador) em junho de 1991. Antes disso, já tínhamos tido um VW Vocho 1200 L de março de 1981 na família, modelo comemorativo dos 20 milhões de VW Sedãs produzidos mundialmente. Além de sempre termos tido VW Käfer alemães.
Portanto, o VW Sedã era uma espécie de membro da família para mim, só que ficava estacionado do lado de fora, na rua ,”morava” lá!
AG: Quantos VW Vochos foram importados por sua empresa?
NR: Foram aproximadamente 1.000 unidades (de março de 1991 até o final de 2003).
Fornecemos principalmente para a Alemanha, mas também exportamos para a Áustria, Luxemburgo, Itália, Vaticano (“VW Sedan do Papa” para o João Paulo II) e Noruega!
VW Sedan do Papa
Eu fiquei curioso sobre a história do “VW Sedan do Papa”. Então eu perguntei como a OMNICAR participou da entrega deste VW Vocho para o Papa?
Eu lembrei que na época eu tinha visto esta notícia pela televisão, pois esta entrega foi divulgada pelo mundo inteiro.
NR: Nós recebemos uma solicitação da VW México para preparar para expedição um Fusca “Última Edición” na cor azul Aquarius com número de chassi alto que seria entregue para o Santo Padre.
Tal como acontece com todos os outros veículos, todos os fluidos foram verificados e completados. As peças complementares originalmente fornecidas do Brasil para a VW México (eixo traseiro freios a tambor) e mangas de eixo e braços arrastados duplos dianteiros foram posteriormente pintadas de preto, como fizemos com todos os veículos antes da entrega aos clientes Estas peças vinham de fábrica brutas sem acabamento, o que as colocava em risco de oxidação com o sal nas estradas no inverno.
O carro foi posteriormente verificado em 108 pontos individuais e testado, bem como lavado e complementado com peças que vinham avulsas no carro,, como as calotas.
Vários parafusos e peças adicionais foram substituídos por peças de aço inoxidável. As instruções de operação e o folheto de manutenção da OMNICAR foram colocados no porta-luvas e uma empresa de transporte coletou o carro em Munique. O transportador, ou seja, o motorista, não sabia a carga preciosa que ele estava transportando e para quem ela era destinada. Lembro que logo após a sua morte o Papa João Paulo II foi canonizado.
Disseram-nos para manter segredo e soubemos que a associação mexicana de revendedores Volkswagen queria dar esse carro ao Papa, como agradecimento por tê-los visitado e abençoado.
Cerca de quatro semanas depois, foram tiradas as conhecidas fotos mostrando o Papa sentado em Papamóvel (veja acima). Naquela época, o Santo Padre já estava com a saúde muito debilitada…
Hoje o “VW Sedan do Papa” foi incorporado à “Galeria das Carruagens” do Vaticano, onde pode ser apreciado.
AG: O senhor trabalhou só com Fuscas oficiais de Puebla ou também importou VW Vochos modificados, por exemplo, com teto solar de lona ampliado?
NR: Nossos modelos eram todos sedãs, o pequeno teto solar era instalado na Alemanha, e o teto solar gigante também veio da empresa MotoVIN de Hattingen, Alemanha.
Também produzimos alguns conversíveis completos com a empresa Beetles Revival que correspondiam aproximadamente ao modelo da Karmann! Eles eram chamados de “4 Ever Young”.
Então tínhamos quatro modelos 1600i:
1- Sedã simples
2- Sedã com teto solar (teto solar manual pequeno)
3- Sedã conversível (teto solar elétrico gigante que ia até as saídas de ar na parte traseira)
4- Totalmente conversível (com os vidros das portas e vidros laterais traseiros de descer como nos cabriolés da Karmann, de Osnabrück)
Além disto, nós oferecíamos vários extras, sendo o primeiro um pacote de proteção contra corrosão para a parte inferior da carroceria e cavidades usando o método de duas camadas Tuff-Kote DINOL. Também oferecíamos uma janela traseira aquecida, vidros verdes escurecidos. Depois oferecemos bancos de couro, que também foram fabricados no México e instalados em nossa oficina. Além de detalhes como calotas cromadas, fechadura do porta-luvas com chave, painel de instrumentos com revestimento em nó de madeira, sistemas de rádio…
AG: Em 1985 a VW parou de importar VW Vochos oficialmente, e a produção no México foi até 2003. Durante este tempo ainda havia mercado para o Fusca na Alemanha e na Europa? Como está a situação hoje?
NR: A demanda do mercado na década de 90 ainda existia, o interesse não era exatamente pequeno. Isto porque os Fuscas importados do México de maneira independente tinham o motor 1600, enquanto desde janeiro de 1978 até no final de 1985 a VW alemã importou oficialmente apenas a versão do VW Vocho com o fraco motor 1200 de 34 cv.
Além disso, esses modelos 1600i vinham equipados de fábrica com catalisador e injeção de combustível de controle eletrônico. Esses detalhes eram urgentemente necessários para que estes carros pudessem ser registrados como veículos novos na Alemanha.
Nos anos 90, o estoque antigo de VW Sedãs ainda era relativamente grande na Alemanha. Ainda havia aproximadamente 100.000 VW Käfer registrados, que precisavam ser substituídos por veículos novos. É claro que ainda mais clientes teriam comprado o veículo diretamente do parceiro VW naquela época, se ele tivesse sido oferecido regularmente pela própria VW alemã.
O número de unidades vendidas também dependia da taxa de câmbio do dólar americano, que era relativamente favorável ao marco alemão até meados de 1997 e depois, infelizmente, subiu.
E o preço de venda dependia também das conversões técnicas que o carro precisava fazer. Até o final de 1997, essas eram principalmente: uma placa de identificação em alemão, cintos automáticos de três pontos para os bancos traseiros e uma instalação posterior de faróis para o esquema alemão de luzes de estacionamento, uma luz traseira de neblina com interruptor!
O VW Vocho estava em conformidade com o padrão de emissão Euro 1. Depois de 1997 a situação ficou muito mais difícil, o carro agora tinha que estar em conformidade com o Euro 2 e atender aos valores de ruído do motor de 74 dBA (ruído de passagem).
E a taxa de câmbio do dólar subiu, e, também, tivemos a mudança para o euro na Europa, e este era mais fraco do que o marco alemão!
Hoje em dia, os VW Vocho são puramente modelos de colecionador com um valor constantemente crescente se estiverem na condição original ou tiverem sido restaurados à sua condição original. Como um veículo novo, não teríamos mais a oportunidade de vendê-los caso eles existissem, pois os detalhes do equipamento que a União Europeia em Bruxelas exige, em termos de sistemas de assistência, não poderiam mais ser instalados em um veículo desse tipo. E, também, não seria possível atender ao padrão de emissões Euro 7 ou 8.
AG: E sobre peças de reposição, o senhor as tem só para os VW Vocho 1600i ou para outros tipos anteriores de Vochos?
NR: Hoje, 20 anos após o fim da produção do Vocho em 30 de julho de 2003, a situação das peças de reposição está se deteriorando cada vez mais. Naquela época, nós, como OMNICAR AG, éramos (e ainda somos) os únicos que se esforçaram desde cedo para aumentar o suprimento de peças de reposição, especialmente para o VW Vocho 1600i, com nossos próprios catálogos de peças de reposição e guias de reparo para esse modelo elaborado por nós. Isto foi feito trabalhando com números de peças de reposição originais e um estoque de quase todas as peças de reposição.
A situação nos anos 90 era tal que muitas peças ainda oferecidas pela organização VW vinham do México e do Brasil e equipavam tanto os Fuscas mais antigos quanto os modelos VW Vocho 1600i. As pessoas simplesmente não estavam cientes disso, então foi somente com a descontinuação do último VW Vocho que até mesmo os VW Vocho mais antigos passaram a ter cada vez menos chance de receber peças originais novas. E, em alguns casos, surgiram no mercado réplicas da China e de outros países, mas eram de qualidade muito duvidosa. Isso começou com os aros de roda e peças do carburador ou, atualmente, com as caixas de direção muito ruins.
AG: De onde são os seus clientes de peças? Só da Alemanha?
NR: Aproximadamente 6.500 VW Vochos 1600i foram importados para a Alemanha por todos os importadores independentes. Nós, da OMNICAR AG, cuidamos desses veículos originais como seus primeiros proprietários, mas também os restaurados e os que já passaram de mão várias vezes, com guias de reparo, peças de reposição e catálogos de peças de reposição.
As peças de reposição vêm da Alemanha, compradas por nós da organização VW. Também vieram diretamente do México, mas quase não sobram peças novas originais lá hoje e claro da VW do Brasil. Hoje em dia a VW do Brasil não consegue fornecer nada além de algumas pequenas peças para a transmissão, já que o Brasil forneceu transmissões para VW Vochos 1600i. Além disso, é claro que existem pequenas e médias empresas na Alemanha que fabricavam peças de VW Käfer para a Volkswagen e algumas delas ainda hoje produzem peças ou fornecem estoques restantes.
Fornecemos peças de reposição para todo o mundo, inclusive de volta para o México, para Belarus e em geral para a região europeia.
AG: Eu soube que pessoas que importaram Kombis do Brasil tiveram que trocar muitos itens para fazê-las serem aceitas pelas autoridades alemãs. E como foi com os VW Vochos mexicanos?
NR: Os VW Kombis brasileiros eram quase impossíveis de serem homologados e registrados aqui na Alemanha porque os valores dos gases de escapamento não eram conhecidos (o motor arrefecido a água, em particular, causava problemas). Além disso, não há atenuação de ruído de fábrica para atender aos 74 dbA do motor em regime de uso. E os Kombis não tinham nenhum tipo de aquecimento, portanto, a rigor, um aquecedor auxiliar de € 3.000 (NdT: R$ 15.780 na conversão direta)) teria que ser adaptado em cada veículo, e os dutos de aquecimento teriam que ser adicionados …
Depois de uma pesquisa de mercado realizada por nós, descobrimos, já em 1998, que o Kombi arrefecido a ar do Brasil teria sido o carro perfeito para pequenas empresas de serviços, e apenas incidentalmente para a Motorhomes (no caso os Motorhomes que foram criados a partir destes Kombis na Inglaterra). No entanto, isso resultou no problema de que todas as peças de reposição teriam que ser estocadas aqui na Alemanha, e isso até 10 anos depois que o último VW Kombi tivesse sido vendido.
Mas não há ninguém que estoque e ofereça peças de reposição para esses VW Kombis Brasileiros. E certamente não para a versão arrefecida a água. É muito difícil para nós obtermos qualquer peça para VW Kombi brasileiro hoje em dia.
Além disso, o número de unidades a serem vendidas seria muito pequeno para justificar o fornecimento de peças sobressalentes e o último modelo de Kombi do Brasil tinha um valor astronomicamente alto para exportação. Assim, em 2005, esse modelo foi oferecido por € 40.000 (NdT: R$ 210.700) ou mais e não era mais vendável.
Concluindo o comentário sobre as dificuldades na aprovação dos VW Vochos 1600 i expostos numa das perguntas acima:
Depois de 1997, a aprovação do VW Vocho 1600i exigiu um esforço cada vez maior em desenvolvimento, medições e dinheiro para todas as exceções que iam sendo detectadas pelos inspetores das autoridades (por exemplo, o VW Vocho 1600i não tinha controle de alcance dos faróis ou nenhuma prova de compatibilidade com o sistema elétrico), ou seja, cada vez mais custos. Conseguimos entregar os últimos veículos de acordo com a norma de emissões Euro 3 e tivemos grande dificuldade em obter uma exceção para a falta de diagnóstico de bordo (OBD, Onboard diagnosis), que fazia parte do teste conforme a Euro 3.
AG: O senhor ainda tem VW Vochos para venda? Se sim, quantos e de que tipo?
NR: Agora, vinte anos após a interrupção da produção, já não temos veículos novos em oferta. Mas, por vezes, aparecem veículos novos que foram guardados em 2003 e até antes. E os filhos dos clientes daqueles tempos querem agora vendê-los. Estes clientes recorrem frequentemente a nós para que possamos encaminhá-los para novos interessados.
AG: Por favor, fique livre para acrescentar itens que o senhor achar importantes no caso de uma matéria sobre a sua empresa
NR: Nossa filosofia empresarial era oferecer um carro de longo prazo que pudesse ser operado e mantido por 20 a 30 anos. Então, em 1992 já éramos sustentáveis e realmente ecológicos. Não o greenwashing (lavagem verde – ela acontece quando são feitas alegações infundadas ou exageradas de que um empreendimento é ecológico) como é comum hoje. Todos os modelos importados foram cuidadosamente inspecionados e muitas peças expostas (como tubo do eixo traseiro, manga de eixo etc.) foram repintadas de preto!
É por isso que oferecemos o maior número possível de peças de reposição, até mesmo a menor peça de borracha e cada parafuso instalado.
O VW se adequava muito bem à essa filosofia de carro devido à sua atemporalidade e isenção de classe. “O Carro do Século”, o VW Fusca foi o carro do século XX sendo escolhido como tal por jornalistas internacionais em 2000.
Observação: Um total de 21.529.490 VW Fusca foram produzidos desde 1945, todos os outros números estão incorretos. O último VW Vocho 1600i que conhecemos tem o número de motor ACD 467 099 (então de outubro de 1992 a julho de 2003: 467.099 VW Vocho 1600i foram fabricados com o motor ACD).Este motor foi fabricado um após o outro com quatro versões de unidades de controle de motor modificadas e atendeu ao padrão de emissões Euro 1 – 3. A potência do motor foi inicialmente de 44 hp líquidos SAE (34 kW) medida em Puebla a 2.200 metros acima do nível do mar e 37 kW / 50 DIN HP durante medições em Munique em 2003 a 550 metros acima do nível do mar!
Da escolha da foto de abertura à série especial VW Vocho 1600i OMNICAR
No processo de escolha da foto de abertura eu acabei tendo várias dúvidas sobre a foto que acabou sendo escolhida, e isto disparou algumas perguntas que acabaram revelando outra faceta do trabalho da OMNICAR AG:
AG: Esta foi uma foto de 2003?
NR: A foto foi tirada em 2003, quando os últimos VW Vochos estavam esperando em nosso galpão para serem entregues a partir de agosto daquele ano.
AG: Onde esta foto foi tirada?
NR: A foto é de nosso antigo galpão em Wasserburg (não Wolfsburg), a leste de Munique, de onde os últimos VW Vocho 1600i foram entregues.
AG: A sua empresa também recebeu VW Vochos “Última Edición” para vender?
NR: Entregamos aproximadamente 300 unidades da série “Última Edición”, que foram especialmente equipadas com proteção contra corrosão e pacotes de tecnologia para a Europa.
AG: Algum comentário especial quanto a esta foto?
NR: Como os modelos VW Vocho 1600i do ano-modelo 1996 em diante (a partir de 1.8.1995) saíram da linha de produção (com exceção das séries Millennium VW e “Última Edición”) com para-choques, anéis de acabamento dos faróis etc. pintados na mesma cor da carroceria, bem como maçanetas e acabamento do estribo pretos, e sem frisos, desenvolvemos o modelo VW Vocho 1600i OMNICAR com os seguintes equipamentos diferentes:
o Maçanetas das portas e capô cromadas (em vez de pretas)
o Cabeça da antena cromada
o Aros dos faróis cromados (em vez da cor da carroceria)
o Espelhos retrovisores externos cromados (em vez de pretos)
o Para-choques dianteiro e traseiro cromados (em vez de pintados na cor da carroceria)
o Frisos decorativos cromados
– Nos estribos (em vez de preto fosco)
– 2 x 3 frisos lisos feitos de aço inoxidável polido em cada lado
– No capô dianteiro
o Calotas cromadas (em vez de coberturas plásticas centrais para as pontas de eixo)
o Gancho extrator para os frisos
O pano de fundo era que os clientes alemães e europeus em geral queriam comprar o VW Vocho com cromo e não com peças adicionais pintadas, como o Fusca “Itamar” tinha no Brasil.
Os VW Vocho 1600i OMNICAR eram externamente muito semelhantes ao modelo “Última Edición”, mas podiam ser escolhidos em toda a gama de cores (ou seja, também pintura metálica e perolada) do respectivo ano modelo (anos modelo, 2000/2001/2002/2003/2004 – os VW Vochos 2003 eram ano modelo 2004).
Por exemplo, na foto de abertura você pode ver dois modelos azul marinho em pintura perolada (Perleffectlackierung no jargão da VW alemã) nas últimas filas à direita.
Havia também uma outra versão de luxo do modelo VW Vocho 1600i OMNICAR, com os mesmos equipamentos, mas adicionalmente com vidros verdes escurecidos, janela traseira aquecida e molduras cromadas ao redor das janelas, bem como lanternas traseiras cromadas como no “Última Edición”, que se chamava VW Vocho 1600i TRUE Beetle.
Aqui cabe meu agradecimento a Claus-Thomas Bues por mais esta colaboração. Também agradeço a Nicolas Rosenow pela participação neste trabalho feita com muito empenho. O trabalho dele merece meus parabéns pela atenção aos detalhes e qualidade final dos carros que ele forneceu. E agora o trabalho continua com peças de reposição dentro do que o mercado destas peças hoje permite. E para quem quiser ter o endereço da OMNICAR AG :
AG
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