Um dos destaques no Salão de Los Angeles (16 a 26/11) é a apresentação do Toyota Camry, 2025, de nona geração. O sedã mais vendido no mercado americano há 22 anos chega à sua nona geração em 40 anos de produção, com o estilo renovado e visual mais esportivo. A maior novidade é a motorização exclusivamente híbrida com duas opções de potência e tração.
Todas as quatro versões de acabamento da nova linha Camry 2025 vêm com o Toyota Hybrid System de quinta geração que combina o motor a gasolina 2,5-litros de 4 cilindros com dois motores elétricos, gerando potência combinada de 228 cv nos modelos de tração dianteira e de 235 cv, nos modelos de tração integral. A maior potência se deve ao terceiro motor elétrico, que também é gerador, que aciona o eixo traseiro sob demanda. O câmbio é automático CVT do tipo planetário.
A nona geração do Camry, projetada nos estúdios Calty da Toyota em Newport Beach, Califórnia, e Ann Arbor, Michigan, tem design que procura combinar elegância com esportividade, conforme detalha a fabricante, com destaque para o visual imponente da dianteira que está sendo adotado em outros modelos da marca. Todas as versões virão com faróis finos, luzes de rodagem diurna e lanternas traseiras de LED.
As versões SE e XSE, com visual mais esportivo, diferenciam-se pela pintura em dois tons, com teto em preto, e pela grade e tomadas de ar inspiradas nas corridas, escapamento de ponteira dupla e defletor na tampa do porta-malas. Rodas de liga de alumínio de 18 polegadas nas versões SE é de 19 polegadas, com acabamento preto e cinza são de séria no XSE.
RM