A SAE (Society of Automotive Engineers) International escolheu o sistema da MAHLE como a solução global para o carregamento sem fio. O carregamento indutivo, ou seja, sem fio, de baterias de veículos elétricos, é muito mais cômodo por ser desnecessário lidar com cabos ou procurar por uma estação de carregamento com um plugue adequado. A alemã de Stuttgart MAHLE desenvolveu uma tecnologia que permite que um veículo elétrico seja precisamente alinhado acima da bobina de carregamento no solo.
A SAE, uma renomada associação de engenheiros automobilísticos sem fins lucrativos fundada em 1905, voltada para o avanço das tecnologias de mobilidade, sediada nos Estados Unidos, fecha assim a última lacuna na padronização do carregamento indutivo que estava pendente há dez anos. A solução da MAHLE agora abre caminho para o lançamento abrangente e rápido dessa alternativa atraente ao carregamento sem fio das baterias de veículos elétricos e híbridos.
“A MAHLE está estabelecendo padrões. A decisão da SAE a favor de nossa tecnologia confirma a capacidade técnica de sistemas da MAHLE em eletrificação também. Isso será um forte impulso para a e-mobilidade”, afirmou Arnd Franz, presidente do Conselho de Administração e presidente-executivo da MAHLE.
O sistema de posicionamento DIPS (Differential Inductive Positioning System, Sistema de Posicionamento Indutivo Diferencial) da MAHLE representa uma mudança de paradigma no campo da eletromobilidade. Ele é baseado em um campo magnético e estabelece automaticamente uma conexão com o ponto de carregamento à medida que o veículo elétrico se aproxima.
Um sistema de navegação especial na tela do veículo auxilia o motorista à posicionar o carro no local ideal. É a partir daí que o processo de carregamento começa automaticamente. Isso também funciona com um veículo de estacionamento autônomo, no qual o sistema de estacionamento recebe as instruções de posicionamento necessárias em vez do motorista.
Graças ao exclusivo sistema de posicionamento da MAHLE, o processo de estacionar o veículo pode ser realizado de maneira fácil e reproduzível em uma única tentativa. Isso também se aplica a condições ambientais desfavoráveis, como cobertura de neve ou folhas molhadas na placa inferior.
Para o carregamento sem fio de veículos elétricos, todos os componentes relacionados à infraestrutura e ao lado do veículo devem ser padronizados. Somente assim os fabricantes de veículos e os provedores de infraestrutura podem oferecer uma solução ao mercado que garanta compatibilidade independentemente do fabricante. A MAHLE disponibilizará sua solução para toda a indústria por meio de um modelo de uma licença chamada FRAND (Fair, Reasonable e Non Discriminatory ou, em português, Justas, Razoáveis e Não Discriminatórias).
A ampla aplicabilidade do sistema também possibilitará futuras aplicações móveis, como o carregamento por meio de bobinas de indução durante a condução. A MAHLE formulou este padrão em conjunto com a empresa Electreon Wireless.
Em termos de infraestrutura de carregamento, a MAHLE tem confiado há muito tempo no carregamento sem fio, que é uma alternativa cômoda e promissora para veículos elétricos. “Siemens e Witricity são dois parceiros fortes ao nosso lado com os quais estamos avançando conjuntamente no sistema completo de infraestrutura de carregamento e engenharia automobilística”, afirmou o Dr. Harald Straky, Chefe de Pesquisa Corporativa e Engenharia Avançada na MAHLE.
A SAE International reúne mais de 128.000 engenheiros e especialistas em tecnologia das indústrias aeroespacial, automobilística e de veículos comerciais. A SAE desenvolve padrões de tecnologia globais, incluindo a padronização do número de identificação do veículo.
RM