Já falei neste espaço sobre o mais recente incentivo à participação feminina em competições de carros. Como disse lá atrás, em agosto, gostaria que isso não fosse necessário, isto é, que não houvesse uma categoria específica para o sexo feminino já que pilotar um carro superrápido não exige nada muito diferente de um homem e de uma mulher — e não estou só nesta ideia. O tricampeão mundial Max Verstappen disse recentemente que, no máximo, talvez algum treino físico um pouco mais específico seria necessário, fora isso, é tudo igual.
A F-1 Academy sucedeu a WSeries, sobre a qual também escrevi aqui há mais tempo. Se no caso da WSeries (que morreu de inanição, sem um número mínimo de patrocinadores que viabilizassem a categoria, praticamente sem público e, no geral, faltou de tudo) acredito que eu tenha ficado devendo aos meus caros leitores seguir mais de perto a categoria, quero me redimir, ainda que parcialmente, no caso da F-1 Academy. Por isso vamos falar um pouco dela hoje. Anunciada em novembro de 2022, o objetivo das duas categorias é o mesmo: promover a participação e a preparação de mulheres no esporte a motor.
Como eu, muita mais gente havia criticado o calendário descasado daquele da F-1. A rigor, apenas uma prova das mulheres coincidiu com a F-1 – a última corrida dos Estados Unidos, em Austin, que inclusive teve transmissão pela televisão. A nova categoria poderia se beneficiar do público presente aos autódromos e televisivo, pois poderia pegar uma carona nos horários das provas da máxima categoria automobilística. Bem, esta questão parece ter sido levada em consideração para 2024, pois a Liberty Media “casou” os eventos nos mesmos finais de semana. Os promotores também garantiram que cada equipe apoiará pelo menos um carro participante (Foto abertura). Outra novidade é que a categoria feminina será disputada em países árabes, incluindo aqueles em que o papel feminino é consideravelmente reduzido.
Haverá um total de sete corridas, três em países árabes (Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes Unidos) e mais provas em circuitos como Miami, Espanha, Países Baixos e Singapura. Declaradamente, o objetivo das provas nos países árabes é o de promover a valorização feminina e ajudar a quebras os paradigmas que vigoram atualmente.
Talvez no ano que vem a F-1 Academy tenha mais divulgação, pois ao estar no mesmo lugar e no mesmo final de semana que a F-1, haverá transmissão pela televisão (incluindo o streaming oficial, a F-1 TV). O fato de misturar circuitos de rua com circuitos de pista projetadas para isso também deve garantir maior variedade de disputas.
Além disto, foi anunciada a estruturação de um campeonato de kart em categorias que vão de 8 a 17 anos, com homens e mulheres, chamado Champions of the Future (COTF). O novo campeonato terá três categorias: Minis (de 8 a 11 anos de idade), Juniores (de 11 a 14 anos de idade) e Seniores (de 14 a 17 anos de idade). As categorias são de gênero misto e o campeonato consistirá em seis finais de semana de corrida com duas corridas cada final de semana. Pelo menos uma corrida será realizada fora da Europa.
A F-1 Academy colocará três pilotos mulheres em cada categoria que competirão sob a bandeira da F-1 Academy com o mesmo uniforme. Essas participantes também receberão apoio financeiro da F-1 Academy e as três melhores pilotos mulheres na categoria Sênior também serão convidadas a fazer testes na F-1 Academy. James Geidl, o presidente da COTF, e Susie Wolff tentarão, assim, descobrir talentos de corrida desde mais cedo.
“Queremos inspirar meninas e mulheres em todo o mundo e mostrar para elas que há um lugar em nosso esporte, e correr ao lado da F-1 nos ajudará a conseguir isso. Quero agradecer a todos os sete promotores por nos apoiarem em nossa missão e embarcarem nesta jornada conosco em 2024”, disse Susie Wolff, ex-piloto e atual diretora administrativa da série. Para o próximo ano, a F-1 Academy será apoiada pelas dez equipes do grid da F-1. Cada um dos times nomeará uma piloto para a categoria e seus carros serão apresentados com a pintura utilizada pelos times da F-1.
Em princípio, cada etapa da F-1 Academy será dividida em:
– duas classificações na sexta-feira;
– duas corridas no sábado;
– uma corrida no domingo.
# | Data | Circuito | País |
1 | 07-09/mar | Jeddah | Arábia Saudita |
2 | 03-05/mai | Miami | Estados Unidos |
3 | 21-23/jun | Barcelona | Espanha |
4 | 23-25/ago | Zandvoort | Países Baixos |
5 | 20-22/set | Marina Bay | Singapura |
6 | 29/nov-01/dez | Losail | Catar |
7 | 06-08/dez | Yas Marina | Abu Dhabi |
A vencedora da F-1 Academy de 2023 foi a espanhola Marta García, que garantiu antecipadamente o título na prova de Austin depois de conquistar sete vitórias e cinco pole positions. Para 2024, Marta continuará com sua atual equipe, a Prema Racing e disputará na categoria FRECA (sigla em inglês de Campeonato de Fórmula Regional Europeia pela Alpine), também de monopostos e considerada uma espécie de trampolim de pilotos para a Fórmula 3. Pelo visto, apesar de um começo tímido, a F-1 Academy já rendeu alguns bons resultados.
Mudando de assunto: a temporada de Fórmula 1 terminou como já se sabia havia tempo, com Max Verstappen tricampeão e demolindo mais um monte de recordes. Como já contei aqui, mudei totalmente e passei de detratora dele a verdadeira fã — mas não fui somente eu quem mudou, o neerlandês também mudou muito. Amadureceu, parou de bater e, ainda por cima, anda superbem-humorado. Mas a essas qualidades acrescento outra: faz “zerinhos” incríveis. Os círculos feitos depois da vitória em Abu Dhabi são absolutamente perfeitos, fechadinhos e, ainda por cima, o piloto saiu daquela fumaceira toda sabendo exatamente onde estava, a ponto de sair com o RB19 embicado para a marca de primeiro colocado, somente um par de metros adiante. Não por nada o público veio abaixo em aplausos e ovações. Arrasou.
https://www.youtube.com/watch?v=v2EAncWtvYg
NG
A coluna “Visão feminina” é de exclusiva responsabilidade da sua autora.