• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas

W SERIES: VAMOS FALAR SOBRE ESTA CATEGORIA?

identicon por Nora Gonzalez
03/08/2022
em Colunas, NG, Visão Feminina
W Series: categoria exclusivamente feminina (fotos: wseries.com)

W Series: categoria exclusivamente feminina (fotos: wseries.com)







Estava eu fazendo um apanhado das pautas que me foram pedidas por leitores, quando percebi que nesta série sobre mulheres e automobilismo faltou uma bem óbvia: a W Series (“W” de women, mulheres em inglês).

O projeto é um campeonato de monopostos disputado exclusivamente por mulheres, (foto de abertura) e em um par de ocasiões meu “primo” Wagner Gonzalez escreveu sobre o assunto. Mas justamente eu, a única mulher de todo o AE, ainda não havia abordado este assunto a não ser uma menção, de passagem, no meio de um texto sobre outro assunto, e faz tempo.

Sim, ainda devo algumas pautas, mas tenho encontrado alguma dificuldade em conseguir um horário com algumas das fontes. Mas, como sempre digo, Persistência é meu nome do meio.

Por isso, hoje vou preencher essa lacuna.

Pessoalmente, acho uma pena que o campeonato não tenha tanta divulgação. Passo finais de semana inteiros assistindo corridas de diversas categorias, incluindo todos os números das Fórmulas 1, 2, 3 e 4, mas acabo não assistindo as provas da W Series pois mesmo para ver no canal da W Series na internet é necessário lembrar-se de que há corrida — como fazê-lo sem algum tipo de aviso ou notícia?. O mesmo acontece em relação às novidades sobre o assunto. Preciso fuçar bastante, e sempre em sites estrangeiros. Imprensa local é um deserto de informações a esse respeito.

Pelo mesmo motivo, não sei a quantas andam os apoios à categoria, exceto aqueles institucionais, de longo prazo. Patrocinadores? Muito difícil achar informações sobre eles e sobre o retorno que tem. Isso, apesar de a categoria estar muito bem organizada. Falta mesmo, para mim, maior divulgação.

Mas, chega de lamentar o que não encontro e vamos ao que encontrei.

Primeiro, informação básica, pois como sempre diz meu guru profissional e ex-chefe na Gazeta Mercantil, Matías Molina, um jornalista deve escrever como se a própria tia-avó fosse ler a matéria. Ou seja, com clareza, mas com o máximo de informações e presumindo que o leitor não domina o assunto, mas sem tratá-lo como idiota.

A W Series é um campeonato lançado em 2018 que tem como objetivo eliminar as barreiras financeiras que historicamente impedem as mulheres de subir a outros escalões do automobilismo. A seleção é feita apenas com base na habilidade de cada uma. Os carros são mecanicamente idênticos (Tatuus F3 T-318, um carro de corrida homologado com a mais recente especificação FIA F3) o que, teoricamente nivela as participantes e permite que as mais talentosas vençam em vez de aqueles que tem os recursos financeiros mais vultosos. Os Tatuus F3 tem painéis de impacto lateral, estruturas de impacto frontal e traseiro em compósito de fibra de carbono, tirantes de roda, banco extraível e halo para proteger as pilotos.

O monopostos da W Series são idênticos e muito bem projetados e construídos; este é o da espanhola Nerea Marti

Este ano, a W Series correrá ao lado da Fórmula 1 em oito finais de semana de Grande Prêmio. Por causa de alguns desafios operacionais não especificados, a corrida da W Series no autódromo de Suzuka, junto com o Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1 em 9 de outubro, foi cancelada. Mas, para substitui-la, a categoria anunciou recentemente que no fim de semana 30/9-2/10, será realizada uma prova em Cingapura, no circuito de Marina Bay, o da F-1. Será a primeira corrida da W Series na Ásia. Se não houver novas mudanças, a próxima prova será no Circuito das Américas, em Austin, no Texas (EUA) em  21 e 22 de outubro, seguida do México no Autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México (28 a 30 de outubro).

Se alguém acha que na Fórmula 1 houve pouca emoção em alguns anos, com a liderança disparada de algum piloto (já tivemos Senna, Schumacher, Hamilton…), vai confirmar sua impressão na W Series. A inglesa Jamie Chadwick é não apenas bicampeã da categoria, como também venceu cinco das seis corridas deste ano — a da Hungria, semana passada, marcou a quebra da sequência de vitórias, quando a também inglesa Alice Powell cruzou a linha de chegada em primeiro lugar. Mesmo assim, Jamie ainda tem 143 pontos ante 68 da segunda colocada.

Jamie Chadwick, inglesa, bicampeã e provável tricampeã

No grid, a diversidade de países de origem lembra muito a da Fórmula 1, algo sobre o qual ainda vou pensar melhor. O que acontece, que vemos sempre os mesmos países participarem de corridas de carro? Sei lá, mas claro que fico curiosa por descobrir.

Na W Series, as exceções são a brasileira catarinense Bruna Tomaselli (mas já tivemos muitos brasileiros na F-1), Fabienne Wohlwend, nascida em Lichtenstein (Frederick “Rikky” von Opel foi o único daquele país que correu na F-1; disputou 14 Grandes Prêmios para as equipes Ensign e Brabham entre 1973 e 1974, mas não marcou nenhum ponto), e a checa Tereza Babickova (o único piloto checo na Fórmula 1 foi Tomáš Enge, que disputou apenas três provas em 2001 quando substituiu o brasileiro Luciano Burti, que sofrera um terrível acidente na Bélgica. Enge não pontuou,)

Bruna Tomaselli, 24 anos, é a única brasileira na W Series

Das 19 pilotos temos:

– 6 inglesas
– 3 espanholas
– 1 japonesa
– 1 finlandesa
– 1 filipina
– 1 americana nascida na China
– 2 holandesas
– 1 brasileira (primeira digressão e momento uiquipídia: Bruna Tomaselli é formada em Jornalismo)
– 1 checa
– 1 norueguesa
– 1 de Lichtenstein (segunda digressão e momento uiquipídia: descobri qual é o gentílico de Lichtenstein: liechtensteinense, liechtensteiniano, liechtensteiniense, listenstainês, listenstainiano, ou simplesmente de Liechtenstein)

Bruna (carro 97) ultrapassa a filipina Bianca Bustamante (carro 9)

Como já disse Beth Paretta, proprietária e chefe da equipe Paretta Sports na Indy, que tem uma enorme quantidade de mulheres: “É importante para mim que a mensagem maior seja que não se trata de mulheres em substituição a homens. Se trata de expandir a grade” e completa, com naturalidade: “Minha esperança é que, em cinco anos, sermos uma equipe majoritariamente feminina seja a coisa menos interessante sobre nós”. Eu também torço por isso.

Mudando de assunto: mesmo eu que não costumo acertar previsão (erro até quem vai levar a presidência nos Estados Unidos onde tem, basicamente, dois candidatos) acho que desta vez vou ganhar o bolão de quem será o campeão de Fórmula 1 deste ano: Max Verstappen. Mas fica só entre nós que eu não quero “secar” o holandês. Não só por que virei fã dele nos últimos dois anos, mas porque acho que realmente merece. Tem um carro muito bom, mas com o qual ele consegue resultados acima do que seriam se ele não fosse tão talentoso e se a equipe não tivesse as melhores estratégias. Por falar nisso, a Ferrari anda passando vergonha. Já não sei se é incompetência ou se tem infiltradas pessoas de equipe adversárias, tamanha a quantidade de lambanças que andam fazendo. Sobre a corrida da Hungria — um circuito que eu adoro e dos poucos em que já andei, como contei neste espaço — só posso dizer que adorei. Uma cena linda do Ricciardo ultrapassando os dois Alpines numa única manobra, outra maravilhosa de Leclerc sobre Russell que lembrou um pouco a de Piquet sobre Senna em 1986 e, por que não, até o giro 360 graus de Verstappen no melhor estilo Nigel Mansell, foi bonito. Ah, além do comentário do próprio piloto (“estava aquecendo os pneus”) vi outro que adorei: o holandês fez isso pois não via ninguém no retrovisor e quis conferir encarando a pista no sentido contrário — vá que tinha algum ponto cego!

NG

A coluna “Visão feminina” é de exclusiva responsabilidade de sua autora.





Anterior

HONDA COMEÇA VENDAS DO NOVO HR-V A PARTIR DE R$ 142.500

Próximo

FIAT MOSTRA O FASTBACK, NOVO SUVE DERIVADO DO PULSE

identicon

Nora Gonzalez

Nora Gonzalez é jornalista, foi repórter (inclusive de indústria automobilística) e editora da Gazeta Mercantil e de O Estado de S. Paulo durante muitos anos. É fã de carros desde pequena, especialmente de Fórmula 1.

Próximo
Fotos: divulgação

FIAT MOSTRA O FASTBACK, NOVO SUVE DERIVADO DO PULSE

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Volkswagen

UMA KOMBI T1 COM 4 EIXOS, 10 RODAS E DUAS LAGARTAS

14/08/2022

DBR22: CONCEITO DA ASTON MARTIN INSPIRA-SE NOS ANOS 60

15/08/2022
Fotos: divulgação

MEYERS MANX: O RETORNO DO PRIMEIRO BUGUE, AGORA ELÉTRICO

15/08/2022
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

14/08/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Volkswagen

UMA KOMBI T1 COM 4 EIXOS, 10 RODAS E DUAS LAGARTAS

14/08/2022

DBR22: CONCEITO DA ASTON MARTIN INSPIRA-SE NOS ANOS 60

15/08/2022
Fotos: divulgação

MEYERS MANX: O RETORNO DO PRIMEIRO BUGUE, AGORA ELÉTRICO

15/08/2022
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

AUDI A3 SPORTBACK 2,0 TFSI MHEV, NO USO RODOVIÁRIO (COM VÍDEO)

14/08/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In