Estes dias eu vi um trabalho do amigo Luiz Buozzi contando um causo ocorrido no 18º Salão do Automóvel. Na época ele trabalhava na Volkswagen do Brasil e era responsável pela participação desta empresa nos Salões do Automóvel.
Em 1993, depois de uma série de reuniões entre o então presidente Itamar Franco e a direção da Volkswagen, foi decidido atender ao pedido do presidente e voltar a fabricar o VW Fusca no Brasil — fato inédito na indústria automobilística mundial. — cuja produção tinha sido encerrada em 1986. A nova linha de montagem do que passou a ser chamado de VW Fusca “Itamar” foi inaugurada em agosto de 1993, ano em que não teve Salão do Automóvel, que era bienal.
Sendo assim, o VW Fusca “Itamar” só pôde ser apresentado oficialmente no 18º Salão do Automóvel, realizado entre 23 e 30 de outubro de 1994. Apesar de VW Fuscas “Itamar” já estarem circulando, a curiosidade do público interessado em Salão do Automóvel em detalhes do renascido Fusca era grande.
Foi assim que Luiz Buozzi contou este causo
A vida nos dá muitas oportunidades. Mas precisamos saber aproveitá-las. Nem tudo acontece como queremos, mas isto não quer dizer que tudo está perdido.
O Salão do Automóvel de 1994, foi o salão do relançamento do VW Fusca depois de uma parada de sete anos. O Fusca era uma grande atração, mas lá havia muitos outros carros, lançamentos especiais, carros importados, como o VW Golf, etc. Os carros que eram destaques especiais estavam nas plataformas giratórias.
O VW Fusca estava no chão, porque nós sabíamos que todo mundo ia querer entrar no VW Fusca, vê-lo de perto, por isso ele não ele poderia ficar numa plataforma giratória, o que impediria a aproximação do público.
E quando a modelo loira, que seria um destaque, e que eu a havia designado para o VW Fusca, ficou sabendo que ia ficar logo no VW Fusca, ficou muito brava. Veio falar comigo dizendo que não queria aquela posição, que ela tinha sido contratada para ser um destaque, e que ela queria ficar numa plataforma giratória com um dos lançamentos principais.
Eu perguntei por quê. Ao que ela disse: “Pô, eu batalhei pra caramba, o Salão do Automóvel é uma vitrine, você não pode fazer isso comigo e disse mais um monte de coisas”. Eu falei, “Por favor, pare com isso, eu te quero aqui junto ao VW Fusca, e não quero ninguém emburrada no estande. Nada disso!” Ela ameaçou, “Está bem, eu fico hoje, mas amanhã eu não venho”. “Perfeito, eu vou fazer o quê se você não quiser vir amanhã? Mas vou te dizer uma coisa: você tem um contrato!”
“Então, quais são as condições do seu contrato? Você vai ganhar como ganharia normalmente, você estará num carro que nós decidirmos ser o que você tem que ficar ao lado. Se cada um vai escolher o que quer, isso aqui vai ficar uma bagunça.”
Mas quando o presidente Itamar Franco começou a visita ao Salão do Automóvel e entrou no estande da Volkswagen, ele foi diretamente até o Fusca! Foi aquela multidão de jornalistas, todo mundo falando, ele entrou no carro, tirou fotos ao volante, com o presidente da Volkswagen e assim por diante.
E a modelo estava ao lado do Fusca. Aí ele virou para ela e disse: “Você gostou do Fusca?” Ela respondeu “Aí, o Fusquinha, é lindo, maravilhoso.” Ela foi superprofissional. Itamar disse “É, fui eu que mandei refazê-lo.” Ela comentou “Ai, que legal, parabéns!” Ele conversou um pouquinho com ela e tal, e falou “Bom, tchau” e…, deu um beijo no rosto dela. E ela deu um beijo no rosto dele, se despediram e ele deu continuidade à visita ao salão.
Minha gente, essa mulher virou uma loucura! Todo mundo foi em cima dela, os repórteres, todo mundo entrevistando, querendo saber o que o Itamar tinha falado. Ela, por sua vez, não falou nada de mais. E no dia seguinte ela saiu nas reportagens como “a loira do Itamar”…
Ela saiu nua na Playboy (inclusive nas famosas páginas centrais), participou do “Programa do Faustão”. Essa mulher também participou do programa “Sai De Baixo” da TV Globo. Fez comerciais. E muito mais.
Essa vida nos prepara para situações que nós temos que saber aproveitar. Nunca jogue fora uma oportunidade. Talvez aquilo que você está buscando não seja o melhor para você. Eu queria ser engenheiro e fui um marqueteiro. E fui feliz. Tá bom?
Obrigado.
E como é o nome desta modelo que agora também é atriz?
O nome dela é Cláudia Silva, ela é natural de Divinópolis, MG de onde saiu para São Paulo fugida para tentar a sua sorte como modelo e depois atriz. Iniciou através da agência de Helô Pinheiro e dois fatos marcaram sua trajetória em especial. O primeiro foi o trabalho no 18º Salão do Automóvel, ao lado do Fusca onde o encontro com o presidente Itamar Franco lhe abriu um mundo de oportunidades quando na época tinha apena 22 anos. E o outro foi o seu trabalho para a revista Playboy no ano seguinte. Ela estudou e se formou atriz e trabalhou em quase todos os canais de TV de maior audiência.
Mas o sucesso da “Loira do Itamar” não ficou por aí, como o Buozzi contou. Ela inclusive passou uma longa temporada de sucessos em Portugal. Pois é, ela desdenhou o VW Fusca no Salão, mas foi ele que a catapultou para o sucesso.
E, apesar de inicialmente desprezado, o VW Fusca não foi rancoroso e fez a sua mágica. Sim, se não fosse ele a Cláudia não iria se encontrar com Itamar Franco e toda a explosão de sucesso não teria ocorrido.
A foto de abertura é o resultado de um trabalho feito com IA – Inteligência Artificial (BING Image Creator) e foi colocado na matéria como se fosse a capa de um livro feita por um ilustrador. Não representa a realidade, mas transmite o espírito do causo em questão. O VW Fusca não é um VW Fusca “Itamar”, mas foi o que a IA entendeu para o caso. E a roupa da modelo é bem do estilo usado muitas vezes em salões do automóvel. Mas na realidade a Cláudia estava com um vestidinho curtinho preto, e usava luvas longas.
Agradeço ao Luiz Buozzi, amigo de longa data, esta participação aqui na coluna. Nos tempos ativos dele na VW do Brasil tivemos vários projetos em conjunto, como o do Selo Comemorativo dos 50 Anos do Fusca no Brasil.
O causo acima foi originalmente apresentado pelo Buozzi em vídeo em seu canal do YouTube onde ele fala de sua experiência, conta causos e mostra propagandas dos carros VW clássicos.
AG
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.