A divisão Cadillac da General Motors Company apresentou a atualização de meia vida dos modelos especiais CT5-V e CT5-V Blackwing 2025, ao mesmo tempo em que comemora o 20º aniversário da Série V. No ano passado esses sedãs tiveram suas melhores vendas desde 2018 e o CT5 é o modelo Cadillac mais vendido em todo o mundo, enquanto a Série V também comemora ano recorde.
Mas com a nova linha 2025, a Cadillac também alcança um marco histórico na indústria automobilística de ser o único fabricante que mantém em seu portfólio a opção do motor V-8 há exatamente 110 anos, já que foi a primeira marca a lançar comercialmente um modelo com esse motor no modelo Cadillac 51, de 1915, um V-8 de 5,1 litros e 70 ho, uma ousadia que acabou virando símbolo da marca e do automóvel americano.
A linha CT5-V e CT5-V Blackwing para 2025 teve alterações pontuais no desenho, com o painel dianteiro redesenhado ganhando aparência mais larga e mais baixa, combinando com a traseira fastback e reforçando o visual de esportividade que procura caracterizar os dois modelos. A grade com novo desenho se destaca na cor preta, que também é aplicada nas tomadas laterais e no defletor moldados em compósito de fibra de carbono (CFRP).
O sistema de iluminação em posição vertical com os faróis de LED superpostos, com padrão Mondrian gravado, enquanto as lanternas de sinalização também em posição vertical acompanham o quadro dos faróis. Na extremidade traseira, sobre a tampa do porta-malas, é aplicado defletor, que na versão Blackwing ganha uma extensão, também moldada em CFRP, que aumenta sua área de força vertical aerodinâmica.
Na mecânica são oferecidas duas opções de motor a gasolina: o V-6 biturbo de 3 litros, injeção direta e 24 válvulas de 365 cv e 56 m·kgf. Já a opção do motor V-8 de 6.2 litros supercarregado entrega 677 cv e 91,1 m·kgf. Nas duas versões o câmbio é automático de 10 marchas é de série, porém o Blackwing tem opção de câmbio manual de 6 marchas, bem como tração integral. Freios a disco nas quatro rodas são Brembo com aplique gráfico nas pinças. E há controle de largada.
Uma novidade nos modelos CT5-V e CT5-V Blackwing 2025 é a tela tátil de LED em cores de 33 polegadas com interface projetada para oferecer uma experiência personalizada. No CT5-V Blackwing os recursos tecnológicos adicionais incluem: gravador de dados de desempenho aprimorado, criado com informações de engenheiros e projetistas da GM obcecados por competições.
O Performance Data Recorder é acessado diretamente no mostrador, com a ferramenta Lap Analyzer que fornece funções de análise de dados antes só possíveis em programas de laptop, como voltas de referência personalizadas, análise de rastreamento de velocidade e atalho direto para reprodução de vídeo. A interface com gráficos revisados inclui recursos de análise de desempenho para ajudar a maximizar a atuação na pista
Na tela pode-se ter exibição, em tempo real, de potência e torque com gráficos como num dinamômetro, ao vivo e com análise interativa. O projetor de dados no para-brisa mostra detalhes críticos do tempo de volta e gráficos das diferenças entre as voltas. Controles de aquecimento e ventilação da cabine, e de ar-condicionado, apresentam animações para uma experiência interativa elevada.
O sistema também tem conjunto de medidores de desempenho, como força G, temperatura dos pneus e sinais vitais do motor, com total capacidade de configuração, permitindo que os motoristas priorizem seus dados favoritos.
RM