A Volvo Car America Latina que já comandava, desde o Brasil, as operações em 14 países no continente americano, foi reconhecida pela sua matriz e passou a ser chamada de Volvo Global Importers, sendo responsável pelas operações da marca em 60 países ao redor do mundo. É um grande salto de responsabilidade dado à equipe brasileira.
Com esta modificação a sede brasileira ficará responsável por 7% das vendas globais, frente aos 3% que o mercado latino-americano representa.
Para o Brasil, com o início das vendas do EX30 no segundo trimestre de 2024, a Volvo almeja vender 9.000 carros e seguir na liderança da eletrificação do segmento de veículos premium. É esperado que em pouco tempo os híbridos XC60 e XC90 sejam substituídos por versões 100% elétricas, dentro do objetivo de vender apenas veículos elétricos a partir de 2030.
Infraestrutura de carregamento
A Volvo foi a primeira fabricante a investir em estrutura de carregamento no Brasil quando ainda vendia apenas veículos híbridos plugáveis. Com o aumento do portfólio de carros puramente elétricos, os seus carregadores de 3 a 7 kW começaram a ser considerado obsoletos. Para seguir na vanguarda da infraestrutura, no final do ano passado a Volvo anunciou investimento de R$ 70 milhões em mais de 100 eletropontos de carga rápida (DC), e atualização da rede de carregamento AC.
Para facilitar a vida dos usuários de carros elétricos a Volvo lançou o aplicativo Volvo Car Eletropostos, que pode ser utilizado por motoristas de qualquer marca de veículo, ajudando na localização dos pontos mais próximos, e permite filtros pelos tipos de conectores, potência de carga e até reservar um conector quando estiver a caminho, com antecedência máxima de 20 minutos. Ainda pelo aplicativo é possível monitorar o carregamento e receber avisos ao atingir 80% e 100% de carga.
A Volvo Car Brasil também disponibiliza um site repleto de conteúdo, informações e com a possibilidade de donos de estabelecimentos, situados nas rotas estratégicas, de se candidatarem para receber um eletroposto Volvo.
Em São Paulo, onde está localizada a nova sede da Volvo Global Importers foram instalados 84 carregadores de 11 kW, prontos para receber upgrade para 22 kW. É o maior estacionamento de carregadores do Brasil. Esses carregadores ocupam uma porção do estacionamento do complexo de escritórios e estão liberados para que todos os trabalhadores possam utilizar (sem custo no momento).
A estratégia de implementação dos novos eletropostos de carga rápida busca preencher as lacunas existentes na malha rodoviária nacional, com prioridade para os locais onde a marca e seus clientes têm maior necessidade. O foco é posicionar os carregadores rápidos em rodovias a intervalos de 300 quilômetros com os carregadores já existentes de outras marcas, deixando a cobertura dentro das cidades para as operadoras que já começam a se organizar.
Reciclagem
Nas conversas com diretores da Volvo Car, eu mais um grupo de cinco jornalistas, abordei a preocupação com a vida e substituição futura das baterias, e a resposta é que uma bateria veicular tem 95% de materiais recicláveis, eliminando a necessidade de se criar sumidouros para descarte de baterias.
Adicionalmente à garantia de 8 anos para as baterias, os fabricantes estimam que a vida de uma bateria deve ultrapassar a vida média dos veículos em termos de quilometragem e ciclo de operação.
Certo ou errado, ainda é cedo para termos essa resposta da vida real, mas será interessante viver para ver essa transformação.
GB