• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Portal AE ELETROentusiastas

VOLVO DÁ UM PASSO A MAIS NA ELETRIFICAÇÃO

identicon por Gerson Borini
09/02/2024
em ELETROentusiastas, GB, Notícias
Fotos: divulgação Volvo

Fotos: divulgação Volvo





A Volvo Car America Latina que já comandava, desde o Brasil, as operações em 14 países no continente americano, foi reconhecida pela sua matriz e passou a ser chamada de Volvo Global Importers, sendo responsável pelas operações da marca em 60 países ao redor do mundo. É um grande salto de responsabilidade dado à equipe brasileira.

Com esta modificação a sede brasileira ficará responsável por 7% das vendas globais, frente aos 3% que o mercado latino-americano representa.

Para o Brasil, com o início das vendas do EX30 no segundo trimestre de 2024, a Volvo almeja vender 9.000 carros e seguir na liderança da eletrificação do segmento de veículos premium. É esperado que em pouco tempo os híbridos XC60 e XC90 sejam substituídos por versões 100% elétricas, dentro do objetivo de vender apenas veículos elétricos a partir de 2030.

Infraestrutura de carregamento

A Volvo foi a primeira fabricante a investir em estrutura de carregamento no Brasil quando ainda vendia apenas veículos híbridos plugáveis. Com o aumento do portfólio de carros puramente elétricos, os seus carregadores de 3 a 7 kW começaram a ser considerado obsoletos. Para seguir na vanguarda da infraestrutura, no final do ano passado a Volvo anunciou investimento de R$ 70 milhões em mais de 100 eletropontos de carga rápida (DC), e atualização da rede de carregamento AC.

Para facilitar a vida dos usuários de carros elétricos a Volvo lançou o aplicativo Volvo Car Eletropostos, que pode ser utilizado por motoristas de qualquer marca de veículo, ajudando na localização dos pontos mais próximos, e permite filtros pelos tipos de conectores, potência de carga e até reservar um conector quando estiver a caminho, com antecedência máxima de 20 minutos. Ainda pelo aplicativo é possível monitorar o carregamento e receber avisos ao atingir 80% e 100% de carga.

Imagens da tela do aplicativo Volvo Car Eletropostos

A Volvo Car Brasil também disponibiliza um site repleto de conteúdo, informações e com a possibilidade de donos de estabelecimentos, situados nas rotas estratégicas, de se candidatarem para receber um eletroposto Volvo.

Em São Paulo, onde está localizada a nova sede da Volvo Global Importers foram instalados 84 carregadores de 11 kW, prontos para receber upgrade para 22 kW. É o maior estacionamento de carregadores do Brasil. Esses carregadores ocupam uma porção do estacionamento do complexo de escritórios e estão liberados para que todos os trabalhadores possam utilizar (sem custo no momento).

 

A estratégia de implementação dos novos eletropostos de carga rápida busca preencher as lacunas existentes na malha rodoviária nacional, com prioridade para os locais onde a marca e seus clientes têm maior necessidade. O foco é posicionar os carregadores rápidos em rodovias a intervalos de 300 quilômetros com os carregadores já existentes de outras marcas, deixando a cobertura dentro das cidades para as operadoras que já começam a se organizar.

Reciclagem

Nas conversas com diretores da Volvo Car, eu mais um grupo de cinco jornalistas, abordei a preocupação com a vida e substituição futura das baterias, e a resposta é que uma bateria veicular tem 95% de materiais recicláveis, eliminando a necessidade de se criar sumidouros para descarte de baterias.

Adicionalmente à garantia de 8 anos para as baterias, os fabricantes estimam que a vida de uma bateria deve ultrapassar a vida média dos veículos em termos de quilometragem e ciclo de operação.

Certo ou errado, ainda é cedo para termos essa resposta da vida real, mas será interessante viver para ver essa transformação.

GB







Tags: Carregador de bateriaGBGerson BoriniVolvo Car BrasilVolvo Global Importers
Próximo
Foto: Mercedes-Benz Museum

MERCEDES-BENZ 300 SL FOI LANÇADO HÁ EXATAMENTE 70 ANOS

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17