Seguindo o que já havia sido feito no Tiggo 5x Sport, a CAOA Chery apresentou uma versão simplificada do Tiggo 7, usando também o sobrenome Sport, e espera mexer com o mercado de suves médios ao revelar o preço de R$ 134.990 com 5 anos de garantia total. Esse preço pode derrubar o preço dos seminovos desse segmento, como Jeep Compass, VW Taos, Toyota Corolla Cross e Chevrolet Equinox. E até o novo Honda ZR-V que avaliamos na semana passada pode ser incomodado com essa faixa de preços.
Essa nova estratégia de preço é uma redução significativa em relação ao Tiggo 7 Sport Hybrid Max Drive, o topo de gama da linha que segue sendo vendido por R$ 169.990.
O Tiggo 7 Sport é fabricado em Anápolis, GO e vem equipado com motor 4-cilindros de 1,5-l turbo flex com 4 válvulas por cilindro e variação de fase na admissão e escapamento. A potência máxima é de 147/150 cv a 5.500 rpm e 21,5 m·kgf de torque máximo entre 1.700 e 4.000 rpm. A relação peso-potência de 9,8 kg/cv (álcool) não é das mais entusiasmantes, mas uma avaliação mais longa seria necessária para poder julgar.
O câmbio automático CVT está ajustado para 9 marchas e acoplado ao motor através de conversor de torque. A recalibração feita no lock-up (travamento) do conversor propicia o acoplamento direto até 2 segundos mais cedo do que acontecia na versão anterior, dessa maneira a sensação de aceleração deve ser mais agradável. E a válvula de alívio do turbo também recebeu uma recalibração de modo a otimizar as acelerações e proporcionando melhor consumo de combustível.
A alavanca de câmbio do tipo joystick permite selecionar o modo Manual, e pela própria alavanca são feitas as trocas de marcha manuais sequenciais, sem oferecer opção de borboletas atrás do volante, item presente em alguns de seus principais concorrentes.
Na avaliação extremamente curta realizada nas dependências do novo centro de distribuição de peças da CAOA Chery em Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo, o veículo mostrou uma dirigibilidade muito agradável em velocidades baixas (30~40 km/h), e nas acelerações mostrou bom potencial nos dois modos de condução disponíveis (Eco e Sport).
Exterior e interior
Além da substancial redução de preço, o novo Tiggo 7 Sport traz uma nova grade do radiador com elementos cromados para destaque e marcando o DNA da marca. A iluminação é totalmente em LED com luzes de rodagem diurna e faróis de neblina funcionando também como luz de curva.
Na vista lateral observa-se a manutenção dos frisos cromados para compor com a aspecto de luxo e beleza, sendo que as rodas de 18” são pintadas de cinza e montadas com pneus 225/60 R18. Os espelhos retrovisores são rebatíveis eletricamente e trazem repetidoras de seta, além de serem antiembaçante.
Na traseira está mantida a configuração de lanternas em LED com barra iluminada que interliga as duas lanternas. A tampa do porta-malas perdeu a funcionalidade de abertura motorizada e passa a ser equipada com molas a gás para sustentação aberta.
Com a eliminação da bateria de tração da versão híbrida o porta-malas foi redesenhado e perdeu a facilidade do fundo plano alinhado com a abertura da tampa, mas por outro lado ganhou em volume, ficando mais fundo e permitindo acomodar até 525 litros de volume, um dos maiores da categoria, segundo o fabricante.
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O interior apresenta o luxo proporcionado pelo pretinho básico dos revestimentos em tecido que imita couro, mostrando ser bem desenhado e bem construído. Os bancos dianteiros têm ajustes elétricos e a primeira impressão é de serem confortáveis. A seleção de materiais utilizados são agradáveis ao toque e o painel de instrumentos é revestido, minimizando as reclamações por excesso de plástico aparente.
No banco traseiro não foi removido o descansa braço central e o espaço é suficiente para três ocupantes, com a possibilidade de rebatimento do encosto 70:30 para maior versatilidade de acomodação de cargas.
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Tecnologia e Segurança
A nova versão Sport do Tiggo 7 está equipada com o básico necessário e desejado em termos de tecnologia e segurança, sendo que nos comparativos com cada competidor, mostrado pelos executivos da CAOA Chery, nota-se que há vantagens e desvantagens, a depender do modelo que se compare.
A chave é presencial com possibilidade de partida remota para pré-climatização e alerta sonoro ao esquecer a chave dentro do veículo. Ar-condicionado é de controle manual de uma zona e há saída de ar climatizado na extensão do console traseiro. São duas bolsas infláveis dianteiras, duas laterais e duas de cortina.
O controle de velocidade de cruzeiro é do tipo convencional e o veículo conta com assistentes de partida em aclive/declive, frenagem autônoma de emergência, e freio de estacionamento eletromecânico com função auto-hold. A pressão dos pneus é monitorada e o freio é a disco nas 4 rodas com discos ventilados na dianteira.
O quadro de instrumentos em tela digital de 12,3” é configurável e permite fácil visualização, com computador de bordo e comandos de operação no volante multifuncional. A tela da central multimídia é de 10,25” com pareamento Android Auto e Apple CarPlay via cabo USB. O carregador de bateria de smartphone por indução está posicionado no console central ao lado da alavanca de câmbio.
Na parte dinâmica há poucas alterações em relação à versão avaliada em 2021quando recebeu a motorização 1,6-l turbo. A suspensão dianteira é do tipo McPherson e a traseira multibraço, ambas com amortecedores pressurizados, molas helicoidais e barras antirrolagem. O sistema de direção tem assistência elétrica com incremento de esforço indexado à velocidade.
Nesta breve avaliação foi possível perceber que o esforço de manobra e baixa velocidade é bem baixo deixando o carro confortável na condução em vias urbanas. Um atributo importante para um veículo com distância entre eixos de 2.670 mm e comprimento total de 4.500 mm. O peso em ordem de marcha é de 1.466 kg.
Conclusão
A agressividade da CAOA Chery com esta nova versão Sport do Tiggo 7 não está apenas no preço da versão de entrada. Foi anunciado que essa mesma versão estará disponível para o público PCD com desconto de IPI por R$ 125.361,20, e nas ações comerciais adicionais há uma redução de 15% no preço das peças que fazem parte da cesta de seguro, o que deve reduzir o custo da apólice de seguro.
Como preocupação fica a volatilidade da evolução do Tiggo 7, que foi lançado originalmente no Brasil em 2019 com esse mesmo motor 1,5-l turbo flex e câmbio robotizado de 6 marchas por dupla embreagem. Em 2021 o modelo foi relançado com o sufixo PRO e motor 1,6-l turbo gasolina de 187 cv e 28 m·kgf e câmbio robotizado de 7 marchas robotizado por dupla embreagem. Posteriormente, em 2022, apareceu a versão PRO Hybrid, um híbrido leve com bateria de 48 volts e motor 1,5-l turbo gasolina de 160 cv e 25,5 m·kgf, com câmbio CVT de 9 marchas. E agora volta às suas origens de 2019 com permanência do câmbio automático CVT de 9 marchas e aprimoramento na aparência, além de renunciar a itens de auxílio ao motorista, teto solar panorâmico e sistema híbrido para enfrentar seus principais concorrentes.
Veja como ficou a escala de preços do Tiggo 7:
Tiggo 7 Sport – R$ 134.990
Tiggo 7 Sport PCD – R$ 125.361
Tiggo 7 Max Drive – R$ 169.990
Tiggo 7 Pro – R$169.990
GB
(Atualizada em 01/03/24 às 22:45 – ar-condicionado em uma zona com controle manual, apesar do duplo comando de temperatura que é visto na console central)
FICHA TÉCNICA CAOA CHERY TIGGO 7 SPORT 2025 | |
MOTOR | |
Descrição | L-4, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo com variador de fase, corrente, 4 válvulas por cilindro, turbocarregador com interresfriador e válvula de alívio elétrica, injeção direta, gasolina |
Diâmetro x curso (mm) | 77,4 x 79,52 |
Cilindrada ( L) | 1.496 |
Potência máxima (cv/rpm, G/A) | 147/150/5.500 |
Torque máximo (m·kgf/rpm, G ou A) | 21,4/1.700~4.000 |
Taxa de compressão (:1) | 9,5 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Transeixo dianteiro com câmbio CVT de 9 marchas com conversor de torque |
Relações das marchas (:1) | n.d. |
Relação de diferencial (:1) | n.d. |
Estol do conversor de torque (rpm) | n.d. |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Relação de direção (:1) | n.d. |
Número de voltas entre batentes | 2,8 |
Diâmetro do volante (mm) | 370 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | n.d. |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d., pinça flutuante |
Traseiros (Ø mm) | Disco/n.d., pinça flutuante |
Atuação | Hidráulica, ABS. duplo-circuito em diagonal |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | 7Jx18 |
Pneus | 225/60R18 |
Marca | Pirelli Scorpion Verde |
CONSTRUÇÃO | Monobloco de aço, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | n.d. |
Área frontal (calculada, m²) | 2,51 |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.500 |
Largura | 1.842 |
Altura | 1.705 |
Distância entre eixos | 2.670 |
Bitola dianteira/traseira | n.d. |
Distância mínima do solo | 173 |
ÂNGULOS | |
Entrada (º) | 21 |
Saída (º) | 27 |
Transposição de rampa (º) | n.d. |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.466 |
Carga útil | 422 |
Máximo rebocável sem/com freio | n.d. |
CAPACIDADES (L) | |
Tanque de combustível | 51 |
Porta-malas | 525 / 1.550 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO PBEV | |
Cidade (km/l, G/A) | n.d. |
Estrada (km/l, G/A) | n.d. |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | n.d. |
Velocidade máxima (km/h, G/A)) | n.d. |
GARANTIA | |
Termo (meses) | 60 |
CONTEÚDO CAOA CHERY TIGGO 7 SPORT 2025 |
TECNOLOGIA |
Acionamento do motor por botão |
Advertência de portas mal-fechadas |
Alarme de colisão traseira |
Alavanca de câmbio tipo joystick |
Alerta de tráfego transversal traseiro |
Câmera de visão 360° HD |
Carregador de bateria de celular por indução (sem fio) |
Faróis Full LED |
Freio de estacionamento eletromecânico com acionamento automático nas paradas |
Lanterna traseira panorâmica em LED |
Luz ambiente panorâmica com opção de cores |
Multimídia de 10,25″ com Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth, e configuração de diversas funções do veículo |
Painel de instrumentos digital em tela colorida de LCD/TFT de 12,3″ |
Partida remota do motor, inclusive com comando de climatização a distância |
Sistema de chave presencial para travamento, destravamento das portas, porta-malas e partida do motor |
CONFORTO |
Ar-condicionado com uma zona e comandos por tecla tátil |
Acendimento automático dos faróis |
Assistente de descida |
Assistente de partida em rampa |
Banco do passageiro dianteiro com 4 ajustes elétricos |
Banco motorista com 6 ajustes elétricos e regulagem lombar |
Computador de bordo |
Conexão USB (2 dianteiras e 1 traseira) |
Controle automático de velocidade de cruzeiro |
Controle elétrico para os retrovisores |
Direção eletroassistida |
Faróis com função luz de acompanhamento e de aproximação |
Iluminação no porta-malas |
Modos de condução Sport/Eco |
Porta-malas com acabamento completo e cobertura retrátil |
Porta-óculos |
Rebatimento elétrico dos retrovisores |
Retrovisor interno eletrocrômico |
Saída central de ar-condicionado para o banco traseiro |
Sensor de estacionamento traseiro |
Sistema de som com 6 alto-falantes |
Vidros elétricos nas 4 portas com abertura e fechamento remotos |
Volante com ajuste de altura e distância |
Volante multifuncional com revestimento premium |
EXTERIOR |
Antena tipo “tubarão” |
Barras longitudinais no teto |
Defletor de teto |
Dupla saída de escapamento com acabamento cromado |
Espelhos retrovisores externos com repetidora de seta e desembaçador |
Faróis com ajuste elétrico de altura do facho |
Faróis de neblina de LED com função de assistência em curva |
Frisos cromados |
Luz traseira de neblina |
Luzes de rodagem diurna de LED |
Para-choques, espelhos e maçanetas na cor do veículo |
Rodas de liga de alumínio aro 18″ com pneus 225/60R18 |
INTERIOR |
Acabamento interno na cor preta |
Banco traseiro bipartido (70:30) |
Bancos com revestimento premium na cor preta |
Bolsas porta-revistas no dorso doa encostos dos bancos dianteiros |
Console central dianteiro com porta copos, descansa-braço e porta-objetos |
Descansa-braço traseiro com porta-copos |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Porta-objetos nas portas |
SEGURANÇA |
Alarme |
Alças de teto (3) |
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina (6) |
Controle eletrônico de estabilidade e tração |
Engates Isofix e pontos de fixação superior para dois bancos infantis |
Freio à disco nas 4 rodas com ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistente a frenagem de emergência |
Imobilizador eletrônico do motor |
Indicador de cinto de segurança desatado nos cinco lugares |
Limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro |
Monitor de pressão e temperatura dos pneus |