O novo Mercedes-AMG E53 Híbrid 4Matic+, linha 2025, está sendo lançado com o motor de seis cilindros em linha 3-litros, biturbo, que em conjunto com um motor elétrico de 120 kW alcança potência básica somada de 585 cv significando incremento de mais de 30 % em relação a versão anterior do modelo E53, híbrida leve, com o motor a combustão de 435 cv e que é apoiado por alternador/motor de partida EQ Boost, do sistema elétrico de 48 V, fornecendo mais 22 cv quando solicitado.
Mas esta diferença pode ser ainda maior se o modelo for equipado com o modo Race Start, que faz parte do pacote opcional AMG Dynamic Plus, e que proporciona pico de potência de 612 cv e torque de 76,5 m·kgf. Com isso, acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos (4 segundod na versão sem o Race Start) e pode alcançar velocidade máxima de 280 km/h se equipado com o AMG Driver’s Package, também opcional, enquanto na versão básica a máxima é limitada no padrão europeu de 250 km/h.
O motor elétrico está acoplado a caixa de câmbio AMG Speedshift TCT 9G,de duas embreagens para economizar espaço, em sincronia com o sistema de tração integral totalmente variável. E, conforme destaca o fabricante, a elevada densidade de potência desta unidade híbrida é alcançada pela tecnologia síncrona do rotor interno, que fica permanentemente excitado. Assim, o torque máximo do motor elétrico de 48,9 m·kgf está disponível desde que ele começa a funcionar garantido muita agilidade assim que o veículo começa a se movimentar.
A bateria de tração de 400 volts tem capacidade bruta de 28,6 kWh e está instalada na traseira, sob o assoalho porta-malas. Porém, o conteúdo energético liberado para rodar somente no modo elétrico e que pode ser utilizado todos os dias é menor, 21,2 kW·h, pois parte da energia é sempre reservada para impulsionar o carro e, portanto, priorizar a condução de elevado desempenho. No entanto, esta bateria de alta tensão possibilita alcance que pode superar ligeiramente os 100 quilômetros (ciclo WLTP).
O sistema híbrido do novo E53 incorpora dois novos modos de condução: somente elétrico, que opera como um EV até a bateria se esgotar, e o modo Guardar Energia, que mantém o nível de carga para utilização posterior. Somente no modo elétrico, o E53 Hybrid pode alcançar velocidade de 140 km/h. O pedal de aceleração tem dois estágios: o primeiro só regula a potência do motor elétrico e o segundo, para o funcionamento do motor a combustão, momento em que a propulsão passa a ser híbrida.
A Mercedes-AMG tem como meta a classificação WLTP de 100 quilômetros de alcance, para obter os memos benefícios fiscais de veículos elétricos em vários países europeus. O fabricante também destaca que o E53 Hybrid será mais fácil de recarregar do que a maioria dos atuais modelos de carregamento externo, já que vem com a opção de carregamento rápido de 60 kW DC (corrente contínua), que permitirá carga da bateria de 10 a 80% em apenas 20 minutos. O modelo já vem com carregador AC (corrente alternada) integrado, de 11 kW.
Para diferenciar do Mercedes-Benz Classe E normal, o AMG E53 Hybrid tem visual ligeiramente mais “musculoso” com o painel dianteiro mais pronunciado devido a nova grade do radiador, com moldura iluminada, enquanto os para-lamas dianteiros foram alargados em 63 mm, de cada lado. Na traseira se destacam as saídas de escapamento quádruplas, o novo desenho do defletor na tampa do porta-malas mais pronunciado e o emblema E53 em vermelho indicando o trem de força hibrido.
A nova linha Mercedes-AMG E53 Híbrid 4Matic+ está sendo oferecida tanto na versão sedã como a camioneta e com quatro opções de acabamento: a exclusiva “Edition 1” com as cores exteriores Manufaktur cinza Alpino uni ou Manufaktur branco Opalite magno, que poderá ser encomendada durante um ano a partir do lançamento no mercado. As rodas são forjadas AMG de 21 polegadas com design de raios cruzados com pintura em preto fosco e acentuadas com flanges de alto brilho.
Além da Edição exclusiva também serão oferecidos os pacotes AMG Exterior Night e o AMG Exterior Night Package II com destaque para os vidros escuros com isolamento térmico no vigia e nos vidros laterais traseiros. O Pacote AMG Carbon reforça o visual dinâmico com as carcaças dos retrovisores externos com aparência de carbono. No sedã, o defletor na tampa do porta-malas é feito de compósito de fibra de carbono, enquanto a tampa do tanque em cromo prateado tem a inscrição “AMG”.
RM