O universo das vendas tem planetas variados: para vender um produto é preciso descrevê-lo como o consumidor gostaria de vê-lo. Nessa composição entram, entre vários outros conceitos, origem, evolução, destino e a embalagem para presente. A picape Fiat Titano é um exemplo de um alinhamento de propostas e oportunidades: a necessidade de ter um modelo para expandir sua linha num segmento onde a marca italiana nada de braçada como se fosse um autêntico capeletti in brodo.
Para conseguir isso passou a chamar de seu um projeto que a Peugeot jamais poderia encaixar em seu cardápio devido ao fato que, entre nós, a gastronomia da marca tem pouca tradição no segmento em questão. Prova que há um toque mineiro na recém-chegada é o fato de que a equipe brasileira assumiu a coordenação mundial do projeto KP1, resultado de um programa de testes de 2 milhões de quilômetros rodados em território verde-amarelo. Não foram informados em quanto tempo e com quantos veículos — ou horas de computador — esse número foi alcançado.
Na Argentina e em outros mercados no Exterior a Fiat Titano é comercializada como Peugeot Landtrek, versão que desde 2020 foi anunciada como o novo produto da marca francesa em nosso mercado. São praticamente os mesmos produtos: a maior diferença entre ambas é a grade dianteira que ostenta o emblema-logotipo da Fiat em letras garrafais, como convém a um veículo de carga. A brasileira tem 1.314 litros de volume na sua generosa caçamba e pode transportar até 1.020 kg e puxar reboques de até 3.500 kg, desde que equipado com sistemas de freios acoplados ao veículo trator.
Da herança francesa vem o motor diesel HDI Blue DW12, de quatro cilindros em linha, turbo, fabricado na França e que já equipa o Ducato, furgão de carga da Fiat. Esse motor é capaz de produzir 180 cv a 3.500 rpm e 40,8 m·kgf a 2.000 rpm nas versões Volcano (R$ 239,990) e Ranch (R$ 259.990). Esses números chegam às rodas traseiras e, opcionalmente, as dianteiras, através de um câmbio automático de seis marchas, equipamento de série nas duas. O modelo de entrada Endurance (R$ 219.990) sai de fábrica com câmbio manual de seis marchas e tem torque de 37,7 m·kgf a 3.750 rpm.
As linhas da Fiat Volcano podem ser consideradas atuais, apesar da idade do projeto KP1. Seu desenvolvimento foi iniciado em parceria formada pela Peugeot e sua associada chinesa Changan, marca que identificou a primeira versão Kaicheng F70, comercializada chegou ao mercado do país. Seu motor quatro-cilindros em linha varia de 1,9 L a 2,5 L em versões turbo e híbridas. No Brasil, utiliza-se o de 2,2 L com turbocarregador de geometria variável. Os modelos com o emblema do leão são comercializados nos 48 países que formam a África subsaariana, Ásia, México, Ucrânia e América Latina, exceto Brasil. As unidades disponíveis nas concessionárias Fiat são montadas pela Nordex, no Uruguai.
O interior da Titano tem pontos positivos e outros a melhorar. O banco do motorista oferece conforto, transmite segurança e o volante tem boa pegada. Na versão Ranch, topo de linha, as regulagens são elétricas em distância e inclinação do encosto, sendo que o do motorista conta com regulagem de altura. O controle de seleção de tração 4×2/4×4 H e 4×4 L igualmente agrada pela suavidade de funcionamento.
Entre os pontos negativos notados destacam-se a regulagem dos espelhos, a localização do interrupto do pisca-alerta e a porção combo família de porta-objetos. O melhor acerto dos espelhos externos é obtido com o motorista em posição de condução, algo impossível na Titano: como os controles para isso estão posicionados no canto inferior esquerdo do painel, requerem deslocamento do tronco para serem alcançados. Isso torna a operação cansativa e pede melhor solução.
É cada vez mais comum o acionamento do pisca-alerta no centro do painel, dentro do campo de visão linear horizontal do motorista e ao alcance do passageiro. Ao manter o painel de controles herdado da linha Peugeot esse item está localizado na extrema direita inferior do console central e com identificação difícil. A profusão de porta-objetos — 17 no total —, colabora para que um outro seja esquecido neste ou naquele.
Dinamicamente é possível notar que o motor 2,2 não incentiva desempenho mais esportivo. Nada contra: a proposta do veículo é eficiência de carga e reboque e não sua utilização em track days ou eventos similares. O fabricante indica aceleração de 0 a 100 km/h em 12,4 s para as versões Volcano e Ranch e 14,7 s, para a Endurance. A velocidade máxima de todas é de 175 km/h. A estrutura da picape é formada por carroceria de cabine dupla e caçamba montada em chassi de concepção ultraclássica, leia-se longarinas, eixo traseiro rígido com suspensão por feixe de molas de quatro elementos, e dianteira independente por dois braços superpostos.
A julgar pelo roteiro organizado pela Fiat para o test drive de lançamento para a imprensa pode-se concluir que o consumidor-alvo da Titano está fora dos grandes centros: foram cerca de 100 quilômetros em estradas de terra, incluindo trechos de areião e lama leve. A picape se saiu bem nessas condições, respondendo bem às mudanças de direção e tração. A mudança de tração nas rodas traseiras para tração integral é feita com suavidade e rapidez.
A concorrência da Fiat Titano oferece um espectro amplo de opções e conjuntos e inclui Chevrolet S10 (14% do mercado do segmento de Picapes D), Ford Ranger (6%) Mitsubishi L200 (3%), Nissan Frontier (2%), Toyota Hilux (12%)e VW Amarok (14%).
O apelo maior da Titano para invadir esses domínios será no preços: começam em R$ 219.990 (Endurance), vai a R$ 239.990 (Volcano) e chega a R$ 259.990 (Ranch). Para reforçar esse posicionamento a marca promoveu recentemente uma redução nos modelos Toro, modelo de concepção mais moderna, porém de menores dimensões. A opção de entrada mais próxima é a Ranger diesel (R$ 239.900), seguida pela S10, L200, Frontier e Hilux —todas na faixa de R$ 245.000). A Amarok de entrada é oferecida a R$ 298.430 em tabelas consultadas esta semana.
A concorrência:
Modelo | Preço em R$ | Motor | Potência | Torque | Capacidade de carga |
Fiat Titano | 219.990/259.990 | Diesel L-4 | 180 cv/3750 rpm | 37,7 m·kgf/2.000 rpm | 1.020 kg |
Chevrolet S10 | 245.400/289.000 | Diesel L-4 | 200 cv/3.600 rpm | 51 m·kgf/2.000 rpm | 1.108 kg |
Ford Ranger | 239.900/448.600 | Diese L-4 /Gasolina V-6 | 170 cv a 3.500 rpm/397 cv a 6.250 rpm | 59,4 m·kgf a 3.500 rpm | 1.071/736 kg |
Mitsubishi L200 | 245.490/309.990 | Diesel L-4 | 190 cv a 3.500 rpm | 43,9 m·kgf a 2.500 rpm | 1.000 kg |
Nissan Frontier | 244.450/321.950 | Diesel 2,3 L-4 | 163 cv a 3.750 rpm/ | 45,9 m·kgf a 1.500 rpm | |
Toyota Hilux | 242.590 a 372.890 | Diesel 2,8, L-4 | 204 cv a 3.400 rpm | 42,8 m·kgf a 3.400 rpm/50,9 m·kgf a 2.800 rpm | 1.000 kg |
VW Amarok | 298.430 a 337.280 | Diesel V-6 | 258 cv e 272 cv com oversboost | 59,1 m·kgf | 1.200 kg |
WG
FICHA TÉCNICA FIAT TITANO | |||
Endurance 2,2 Man. | Volcano 2,2 Autom. | Ranch 2,2 Autom. | |
MOTOR | |||
Tipo | Dianteiro longitudinal, 4 cilindros, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, 16 válvulas, injeção direta, turbocarregador de geometria variável, interresfriador, Diesel | ||
Cilindrada (cm³) | 2.179 | ||
Diâmetro x curso (mm) | 85 x 96 | ||
Taxa de. Compressão (:1) | 16 | ||
Potência máxima (cv/rpm) | 180 / 3.750 | ||
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 37.7 2.000 | ||
TRANSMISSÃO | |||
Câmbio | Manual, 6 marchas | Automático. 6 marchas | |
Tração | 4×2 (traseira), 4×4 H, 4×4 L | ||
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,942; 2ª 2,696; 3ª 1,527; 4ª 1,000; 5ª 0,749; 6ª 0,634; ré 4,597 | 1ª 4,065; 2{ 2,371; 3ª 1,551; 4ª 1,157; 5ª 0,853; 6ª 0,674; ré 3.200 | |
Relação dos diferenciais (:1) | 4,200 | ||
Relação da Reduzida (:1) | 2,720 | ||
SUSPENSAO | |||
Dianteira | Independente, braços triangulares superpostos, mola helicoidal de constante elástica única, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | ||
Traseira | Eixo rígido, feixe de mola de 4 lâminas de duas constantes elásticas e amortecedor pressurizado | ||
DIREÇÃO | |||
Tipo | Setor e sem-fim com esferas recirculantes, assistência hidráulica | ||
Diâmetro mínimo. de curva (m) | 14 | ||
FREIOS | |||
Dianteiros (Ø mm( | Disco ventilado / 332, pinça flutuante de dois pistões | ||
Traseiros (Ø mm) | Tambor / 279, regulagem automática das sapatas pelo acionamento do freio de estacionamento | ||
Atuação e controle | Hidráulica, duplo circuito em paralelo, assistência a vácuo por bomba dedicada | ||
RODAS E PNEUS | |||
Rodas, material | Aço estampado | Liga de alumínio | Liga de alumínio |
Rodas, medida | 7,5J x 17 | 7,5J x 17 | 7,5J x 18 |
Pneus | 265/65 R17 | 265/65 R17 | 265/60 R18 |
CONSTRUÇÁO | |||
Tipo | Separada, cabine e caçamba sobre chassi | ||
CAPACIDADES (L) | |||
Caçamba (sem protetor/com protetor) | 1.314 / 1.220 | 1.220 | 1.220 |
Tanque de combustível | 80 | ||
PESOS (kg) | |||
Em ordem de marcha | 2.039 | 2.097 | 2.150 |
Carga útil | 1.020 | 1.020 | 1.020 |
Peso rebocável com freio | 3.500 | n.d. | n.d. |
DIMENSÕES (mm) | |||
Comprimento | 5.330 | 5.330 | 5.330 |
Largura sem/com espelhos | 1.963 / 2.221 | ||
Altura sem com barras longitudinais | 1.858 / 1.897 | ||
Distância entre eixos | 3.180 | ||
Bitola dianteira/traseira | n.d | ||
Distância mínima do solo | 235 | ||
Caçamba (comprimento/largura/altura) | 1.630 / 1.600 515 | ||
DADOS OFF-ROAD | |||
Ângulo de entrada (º) | 29 | ||
Ângulo de saída (º) | 27 | ||
Ângulo de transposição de rampa (º) | n.d. | ||
DESEMPENHO | |||
Aceleração 0-100 km/h (s) | 14,7 | 12,4 | 12,4 |
Velocidade máxima (km/h) | 175 | 175 | 175 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO | |||
Cidade (km/l) | 9,6 | 8,6 | 8,5 |
Estrada (km/l) | 9,6 | 9,3 | 9,2 |
GARANTIA | |||
Tempo, anos | 5 | ||
Revisões | A cada ano ou 10.000 km | ||
Preços das revisões (R$) | 1ª 1.835,00; 2ª 1.802,00; 3ª 1.529,00; 4ª 3.161,00; 5º 2.075,00; 6ª 1.802,00 |
CONTEÚDO DA FIAT TITANO | |||
Endur. | Volcano | Ranch | |
Acesso ao interior sem chave | – | – | • |
Alerta de saída de faixa | – | – | • |
Arco de proteção (“Santantônio”) | • | • | • |
Ar-condicionado automático digital de duas zonas | – | – | • |
Assistente de partida em aclives | • | • | • |
Assoa revestido de carpete | – | • | • |
Assoalho revestido de vinil | ’• | • | • |
Bancos revestidos de couro | – | • | • |
Bancos traseiros modulares e rebatíveis | ’• | • | • |
Câmera 180º | – | • | – |
Câmera 360º off-road | – | – | • |
Capota marítima e “Santantônio” cromado com barras de proteção nos vidros | – | – | • |
Capota marítima | – | • | • |
Câmera no retrovisor direito | – | • | • |
Central multimídia de 10″ | – | • | • |
Compartimento de armazenamento sob o assento do banco traseiro | ’• | • | • |
Controle de descida | • | • | • |
Controle de estabilidade e tração | • | • | • |
Descansa-braço dianteiro e traseiro | ’• | • | • |
Estribos laterais | – | – | • |
Faróis de neblina | – | • | • |
Faróis, lanternas e luz de rodagem diurna (DRL) de LED | – | – | • |
Maçanetas externas e carcaças dos retrovisores na cor do veículo | – | • | • |
Monitoramento da pressão dos pneus | – | – | • |
Para-choque traseiro cromado | – | • | • |
Porta-luvas com refrigeração | ’• | • | • |
Protetor de caçamba | – | • | • |
Quadro de instrumento com tela digital em cores de 4,2″ | – | • | • |
Rodas de aço de 16″ pintadas de preto | • | – | – |
Rodas de liga de alumínio de 17″ diamantadas | – | • | – |
Rodas de liga de alumínio de 18″ | – | – | • |
Sensor de chuva | – | – | • |
Sensor de estacionamento traseiro | – | • | • |
Sensor de estacionamento dianteiro | – | – | • |
Volante multifuncional revestido de couro a acabamento preto piano | – | • | • |
• De série – Não