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Home Avaliações

FIAT TITANO TRAZ GENÉTICA CHINESA E TOQUE MINEIRO

identicon por Wagner Gonzalez
04/04/2024
em Avaliações, Lançamentos, WG
No sentido dos ponteiros do relógio:  Ranch, Endurance e Volcano (Fotos: Divulgação Fiat

No sentido dos ponteiros do relógio: Ranch, Endurance e Volcano (Fotos: Divulgação Fiat







O universo das vendas tem planetas variados: para vender um produto é preciso descrevê-lo como o consumidor gostaria de vê-lo. Nessa composição entram, entre vários outros conceitos, origem, evolução, destino e a embalagem para presente. A picape Fiat Titano é um exemplo de um alinhamento de propostas e oportunidades: a necessidade de ter um modelo para expandir sua linha num segmento onde a marca italiana nada de braçada como se fosse um autêntico capeletti in brodo.

Para conseguir isso passou a chamar de seu um projeto que a Peugeot jamais poderia encaixar em seu cardápio devido ao fato que, entre nós, a gastronomia da marca tem pouca tradição no segmento em questão. Prova que há um toque mineiro na recém-chegada é o fato de que a equipe brasileira assumiu a coordenação mundial do projeto KP1, resultado de um programa de testes de 2 milhões de quilômetros rodados em território verde-amarelo. Não foram informados em quanto tempo e com quantos veículos — ou horas de computador — esse número foi alcançado.

Titano Ranch, a topo de linha

Na Argentina e em outros mercados no Exterior a Fiat Titano é comercializada como Peugeot Landtrek, versão que desde 2020 foi anunciada como o novo produto da marca francesa em nosso mercado. São praticamente os mesmos produtos: a maior diferença entre ambas é a grade dianteira que ostenta o emblema-logotipo da Fiat em letras garrafais, como convém a um veículo de carga. A brasileira tem 1.314 litros de volume na sua generosa caçamba e pode transportar até 1.020 kg e puxar reboques de até 3.500 kg, desde que equipado com sistemas de freios acoplados ao veículo trator.

Titano Ranch

Da herança francesa vem o motor diesel HDI Blue DW12, de quatro cilindros em linha, turbo, fabricado na França e que já equipa o Ducato, furgão de carga da Fiat. Esse motor é capaz de produzir 180 cv a 3.500 rpm e 40,8 m·kgf a 2.000 rpm nas versões Volcano (R$ 239,990) e Ranch (R$ 259.990). Esses números chegam às rodas traseiras e, opcionalmente, as dianteiras, através de um câmbio automático de seis marchas, equipamento de série nas duas. O modelo de entrada Endurance (R$ 219.990) sai de fábrica com câmbio manual de seis marchas e tem torque de 37,7 m·kgf a 3.750 rpm.

As linhas da Fiat Volcano podem ser consideradas atuais, apesar da idade do projeto KP1. Seu desenvolvimento foi iniciado em parceria formada pela Peugeot e sua associada chinesa Changan, marca que identificou a primeira versão Kaicheng F70, comercializada chegou ao mercado do país. Seu motor quatro-cilindros em linha varia de 1,9 L a 2,5 L em versões turbo e híbridas. No Brasil, utiliza-se o de 2,2 L com turbocarregador de geometria variável. Os modelos com o emblema do leão são comercializados nos 48 países que formam a África subsaariana, Ásia, México, Ucrânia e América Latina, exceto Brasil. As unidades disponíveis nas concessionárias Fiat são montadas pela Nordex, no Uruguai.

O interior da Titano tem pontos positivos e outros a melhorar. O banco do motorista oferece conforto, transmite segurança e o volante tem boa pegada. Na versão Ranch, topo de linha, as regulagens são elétricas em distância e inclinação do encosto, sendo que o do motorista conta com regulagem de altura. O controle de seleção de tração 4×2/4×4 H e 4×4 L igualmente agrada pela suavidade de funcionamento.

Motor de 2,2 litros turbodiesel, 180 cv e 37,7 m·kgf

Entre os pontos negativos notados destacam-se a regulagem dos espelhos, a localização do interrupto do pisca-alerta e a porção combo família de porta-objetos. O melhor acerto dos espelhos externos é obtido com o motorista em posição de condução, algo impossível na Titano: como os controles para isso estão posicionados no canto inferior esquerdo do painel, requerem deslocamento do tronco para serem alcançados. Isso torna a operação cansativa e pede melhor solução.

Caçamba generosa de 1.314 litros

É cada vez mais comum o acionamento do pisca-alerta no centro do painel, dentro do campo de visão linear horizontal do motorista e ao alcance do passageiro. Ao manter o painel de controles herdado da linha Peugeot esse item está localizado na extrema direita inferior do console central e com identificação difícil. A profusão de porta-objetos — 17 no total —, colabora para que um outro seja esquecido neste ou naquele.

Dinamicamente é possível notar que o motor 2,2 não incentiva desempenho mais esportivo. Nada contra: a proposta do veículo é eficiência de carga e reboque e não sua utilização em track days ou eventos similares. O fabricante indica aceleração de 0 a 100 km/h em 12,4 s para as versões Volcano e Ranch e 14,7 s, para a Endurance. A velocidade máxima de todas é de 175 km/h. A estrutura da picape é formada por carroceria de cabine dupla e caçamba montada em chassi de concepção ultraclássica, leia-se longarinas, eixo traseiro rígido com suspensão por feixe de molas de quatro elementos, e dianteira independente por dois braços superpostos.

Titano Volcano

A julgar pelo roteiro organizado pela Fiat para o test drive de lançamento para a imprensa pode-se concluir que o consumidor-alvo da Titano está fora dos grandes centros: foram cerca de 100 quilômetros em estradas de terra, incluindo trechos de areião e lama leve. A picape se saiu bem nessas condições, respondendo bem às mudanças de direção e tração. A mudança de tração nas rodas traseiras para tração integral é feita com suavidade e rapidez.

A concorrência da Fiat Titano oferece um espectro amplo de opções e conjuntos e inclui Chevrolet S10 (14% do mercado do segmento de Picapes D), Ford Ranger (6%) Mitsubishi  L200 (3%), Nissan Frontier (2%), Toyota Hilux (12%)e VW Amarok (14%).

O apelo maior da Titano para invadir esses domínios será no preços: começam em R$ 219.990 (Endurance), vai a R$ 239.990 (Volcano) e chega a R$ 259.990 (Ranch). Para reforçar esse posicionamento a marca promoveu recentemente uma redução nos modelos Toro, modelo de concepção mais moderna, porém de menores dimensões. A opção de entrada mais próxima é a Ranger diesel (R$ 239.900), seguida pela S10, L200, Frontier e Hilux —todas na faixa de R$ 245.000). A Amarok de entrada é oferecida a R$ 298.430 em tabelas consultadas esta semana.

A concorrência:

Modelo Preço em R$ Motor Potência Torque Capacidade de carga
Fiat Titano 219.990/259.990 Diesel L-4 180 cv/3750 rpm 37,7 m·kgf/2.000 rpm 1.020 kg
Chevrolet S10 245.400/289.000 Diesel L-4 200 cv/3.600 rpm 51 m·kgf/2.000 rpm 1.108 kg
Ford Ranger 239.900/448.600 Diese L-4 /Gasolina V-6 170 cv a 3.500 rpm/397 cv a 6.250 rpm 59,4 m·kgf a 3.500 rpm 1.071/736 kg
Mitsubishi L200 245.490/309.990 Diesel L-4 190 cv a 3.500 rpm 43,9 m·kgf a 2.500 rpm 1.000 kg
Nissan Frontier 244.450/321.950 Diesel 2,3 L-4 163 cv a  3.750 rpm/ 45,9 m·kgf a 1.500 rpm
Toyota Hilux 242.590 a 372.890 Diesel 2,8, L-4 204 cv a 3.400 rpm 42,8 m·kgf a 3.400 rpm/50,9 m·kgf a 2.800 rpm 1.000 kg
VW Amarok 298.430 a 337.280 Diesel V-6 258 cv e 272 cv com oversboost 59,1 m·kgf 1.200 kg

WG

 

FICHA TÉCNICA  FIAT TITANO
Endurance 2,2 Man. Volcano 2,2 Autom. Ranch 2,2 Autom.
MOTOR
Tipo Dianteiro longitudinal, 4 cilindros, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, 16 válvulas, injeção direta, turbocarregador de geometria variável, interresfriador, Diesel
Cilindrada (cm³)                                             2.179
Diâmetro x curso (mm)                                            85 x 96
Taxa de. Compressão (:1)                                               16
Potência máxima (cv/rpm)                                        180 / 3.750
Torque máximo (m·kgf/rpm)                                         37.7 2.000
TRANSMISSÃO
Câmbio Manual,  6 marchas                 Automático. 6 marchas
Tração                              4×2 (traseira), 4×4 H, 4×4 L
Relações das marchas (:1) 1ª 4,942; 2ª 2,696; 3ª 1,527; 4ª 1,000; 5ª 0,749; 6ª 0,634; ré 4,597 1ª 4,065; 2{ 2,371; 3ª 1,551; 4ª 1,157; 5ª 0,853; 6ª 0,674; ré 3.200
Relação dos diferenciais (:1)                                           4,200
Relação da Reduzida (:1)                                           2,720
SUSPENSAO
Dianteira Independente, braços triangulares superpostos, mola helicoidal de constante elástica única, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo rígido, feixe de mola de 4 lâminas de duas constantes elásticas e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Setor e sem-fim com esferas recirculantes, assistência hidráulica
Diâmetro mínimo. de curva (m)                                             14
FREIOS
Dianteiros (Ø mm( Disco ventilado / 332, pinça flutuante de dois pistões
Traseiros (Ø mm) Tambor / 279, regulagem automática das sapatas pelo acionamento do freio de estacionamento
Atuação e controle Hidráulica, duplo circuito em paralelo, assistência a vácuo por bomba dedicada
RODAS E PNEUS
Rodas, material Aço estampado Liga de alumínio Liga de alumínio
Rodas, medida 7,5J x 17 7,5J x 17 7,5J x 18
Pneus 265/65 R17 265/65 R17 265/60 R18
CONSTRUÇÁO
Tipo Separada, cabine e caçamba sobre chassi
CAPACIDADES (L)
Caçamba (sem protetor/com protetor) 1.314 / 1.220 1.220 1.220
Tanque de combustível                                                 80
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 2.039 2.097 2.150
Carga útil 1.020 1.020 1.020
Peso rebocável com freio 3.500 n.d. n.d.
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 5.330 5.330 5.330
Largura sem/com espelhos                                      1.963 / 2.221
Altura sem com barras longitudinais                                     1.858 / 1.897
Distância entre eixos                                          3.180
Bitola dianteira/traseira                                           n.d
Distância mínima do solo                                          235
Caçamba (comprimento/largura/altura)                              1.630 / 1.600  515
DADOS OFF-ROAD
Ângulo de entrada (º)                                         29
Ângulo de saída (º)                                         27
Ângulo de transposição de rampa (º)                                        n.d.
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 14,7 12,4 12,4
Velocidade máxima (km/h) 175 175 175
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO
Cidade (km/l) 9,6 8,6 8,5
Estrada (km/l) 9,6 9,3 9,2
GARANTIA
Tempo, anos                                              5
Revisões                           A cada ano ou 10.000 km
Preços das revisões (R$) 1ª 1.835,00; 2ª 1.802,00; 3ª 1.529,00; 4ª 3.161,00; 5º 2.075,00; 6ª 1.802,00

 

CONTEÚDO DA FIAT TITANO
Endur. Volcano Ranch
Acesso ao interior sem chave – – •
Alerta de saída de faixa – – •
Arco de proteção (“Santantônio”) • • •
Ar-condicionado automático digital de duas zonas – – •
Assistente de partida em aclives • • •
Assoa revestido de carpete – • •
Assoalho revestido de vinil ’• • •
Bancos revestidos de couro – • •
Bancos traseiros modulares e rebatíveis ’• • •
Câmera  180º – • –
Câmera 360º off-road – – •
Capota marítima e “Santantônio” cromado com barras de proteção nos vidros – – •
Capota marítima – • •
Câmera no retrovisor direito – • •
Central multimídia de 10″ – • •
Compartimento de armazenamento sob o assento do banco traseiro ’• • •
Controle de descida • • •
Controle de estabilidade e tração • • •
Descansa-braço dianteiro e traseiro ’• • •
Estribos laterais – – •
Faróis de neblina – • •
Faróis, lanternas e luz de rodagem diurna (DRL) de LED – – •
Maçanetas externas e carcaças dos retrovisores na cor do veículo – • •
Monitoramento da pressão dos pneus – – •
Para-choque traseiro cromado – • •
Porta-luvas com refrigeração ’• • •
Protetor de caçamba – • •
Quadro de instrumento com tela digital em cores de 4,2″ – • •
Rodas de aço de 16″ pintadas de preto • – –
Rodas de liga de alumínio de 17″ diamantadas – • –
Rodas de liga de alumínio de 18″ – – •
Sensor de chuva – – •
Sensor de estacionamento traseiro – • •
Sensor de estacionamento dianteiro – – •
Volante multifuncional revestido de couro a acabamento preto piano – • •

• De série  – Não







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Foto: movenewa.com.br

PRIMEIRO TRIMESTRE FECHA COM BONS RESULTADOS DE VENDAS

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