O suve Renault Duster 2024 foi lançado bem no começo do ano, em janeiro, quando foi alvo de modificações importantes,, logo noticiadas aqui no AE. Mas por que o elogio do título? Por várias razões após rodar uma semana com a versão-topo Iconic `Plus 1.3 TCe de preço público sugerido R$ 153.890.
Seu motor é simplesmente fabuloso. Um 4-cilindros flex de 1.332 cm³ turbo de injeção direta que entrega 162/170 cv a 5.500~6.000 rpm e 27,5 m·kgf a 1.600~3.750 rpm., estado da arte, portanto. É acoplado a um transeixo com câmbio automático CVT de 8 marchas cuja primeira consiste de engrenagem epicicloidal, portanto independente das polias antagônicas interligadas por correia metálica da maioria dos câmbios CVT.
O motor é fabricado na fábrica Renault em Valladolid, Espanha. Como se sabe, este motor foi projetado em conjunto pela Renault e pela Mercedes-Benz, responsáveis, respectivamente, pelo bloco com todos os seus elementos e pelo cabeçote.
Esse conjunto motor-câmbio é de tal ordem eficaz que a arrancada de sinal é a mesma de um carro elétrico, imediata, forte, isso com a turbina do turbocarregador parada ou girando lentamente. Nada de demora para ela embalar, nada de deslizamento do conversor de torque. É uma sensação das mais agradáveis, que empolgam e que dá vontade de ficar arrancando assim a cada mudança de sinal de vermelho para verde.
Vai a 51 km/h em 1ª, 76 km/h em 2ª, 106 km/h em 3ª,, 138 km/h em 4ª e chega á velocidade máxima de 170 km/h em 5ª com o motor a 6.480 rpm. A 120 km/h em 8ª o motor está a 2.220 rpm.
Sua aceleração 0-100 km/h declarada é em 9,5/9,2 segundos e a velocidade máxima, 190 km/h, desempenho mais do que adequado para um suve de 1.353 kg em ordem de marcha e transporta 500 kg entre passageiros e bagagem que fica alojada nos 475 litros do seu compartimento.
As trocas de marca ascendentes dão-se a 6.000 rpm, sejam automáticas ou manuais. Nessa rotação, 500 rpm acima da rotação de potência máxima, o motor emite um som ardido e ao mesmo tempo suave que é puro deleite para os ouvidos, e sem nada incomodar.
O câmbio CVT XTRONIC comporta-se como um bom epicíclico, em nada se parecendo com um CVT. É produzido pela Jatco (Japan Automatic Transmission Company), uma subsidiária da Nissan, que por sua vez é aliada da Renault junto com a Mitsubishi. Em Drive o conversor de torque bloqueia a partir de 60 km/h e em operação manual — só pela alavanca seletora quando deslocada para a esquerda — o bloqueio do conversor é permanente., Mas o Duster não se resume nisso.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Desde que o conheci no lançamento em 2011 vi nele um suve honesto, espaçoso e robusto, dado ser um Dacia, fabricante romeno da Renault há 25 anos, embora desde 1968 fabricasse veículos Renault sob licença. Por ser país do leste europeu, foi projetado para pisos ruins. Sua robustez é rapidamente percebida ao dirigi-lo, é diferente do “rebanho” de suves. Aliás, suas linhas musculosas atemporais combinam-se com essa sensação.
Contribuem para isso os pneus 215/60 R17H (Michelin Primacy 4), de perfil relativamente alto que por isso dispensa atenção extrema a buracos. Tampouco a lombadas e valetas, a distância mínima do dolo de 237 mm garante, bem como os ângulos de entrada e saída de 30º e 34,5º.
O estepe é temporário do tipo estreito e fica alojado em bandeja sob o assoalho do compartimento de bagagem. A bandeja acomoda também as rodas “titulares”, boa providência caso o estepe seja colocado para rodar.
A segunda geração do Duster surgiu em 2020, quando foram-lhe aportadas modificações importantes na carroceria como linha cintura pouca coisa mais alta, e a maior delas, aumento da inclinação do para-brisa. de 27,2º em relação à vertical para 30,6º, que sem dúvida o deixou mais atraente e resultou em pequena melhora do coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cx), de 0,41 para 0,40 (3%),
Outra evolução importante em 2020 foi a introdução da direção eletroassistida no lugar da assistência hidráulica que era, algo pesada em velocidades de manobra. Também, foi acrescentado o ajuste de distância do volante ao de altura e o diâmetro volante diminuiu de 380 para 365 mm; este centrado em relação ao banco.
O Duster só ter bolsas infláveis dianteiras sempre foi alvo de criticas, especialmente pelo fato de o Kwid ter quatro, duas laterais também. São seis agora — dianteiras, laterais e de cortina.
Espaçoso
Com entre-eixos de 2.673 mm e largura de carroceria de 1.832 mm, o Duster, como vi em 2011, é espaçoso. Motorista e passageiro dianteiro ficam convenientemente afastados um do outro. A largura permite acomodar três adultos no banco traseiro com espaço suficiente para as pernas e pés.
A altura de 1.693 mm (contando as barras no teto) significa bom e adequado espaço para cabeça, Quem se senta atrás conta com alças de teto, o passageiro dianteiro também. Do ótimo porta-malas já falei, mas faltou acrescentar que sob seu espesso carpete está a pintura igual à da carroceira, com o mesmo brilho, algo que dá gosto ver. O mesmo cuidado de produção está no interior do compartimento do motor cujo capô é sustentado por duas molas a gás que até ajudam a levantá-lo. até o ponto máximo, dos maiores já vistos.
Continua a boa qualidade de rodagem dos Duster anteriores, com definição dos parâmetros de suspensão no ponto certo, tais como carga dos amortecedores, constante elástica das molas e buchas elásticas. Copia bem o asfalto irregular de São Paulo sem trazer qualquer desconforto de rodagem, ao mesmo tempo em que deixa passar a citada e agradável sensação de solidez estrutural.
O veículo estava abastecido com álcool. e com esse combustível consumo (Inmetro) urbano é 7,7 km/l e rodoviário, 8,4 km/l. Com gasolina, 10,8 e 11,5 km/l, mesma ordem. Não é um campeão nesse quesito, mas não deixará ninguém pobre. O tanque é de 46 litros,, deveria ser de pelo menos 55 litros, o que proporcionaria alcance na estrada de 630 quilômetros com gasolina e não 530 quilômetros. Com álcool, estrada 390 quilômetros, é pouco, Com tanque de 55 litros, 460 quilômetros, seria menos ruim.
Com Cx 0,40, 2,48 m² de área frontal, área frontal corrigida (Cx x A) de 0,99 m², e 1.353 kg de peso em ordem de marcha, não poderia ser diferente. Rodando um pouco por rodovias que saem de São Paulo o computador indicou quase 9 km/l. com álcool, um pouco melhor do que o número de homologação.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
O quadro de instrumentos e novo, de cristal líquido, traz conta-giros e velocímetro — este infelizmente sem repetidor digital — e medidor de combustível. Não tem termômetro do líquido do sistema de arrefecimento, só luz vermelha de aviso, mas tem outra, azul, de motor frio, útil para indicar problema de válvula termostática presa aberta. como numa descida de serra, por exemplo.
Falando de luzes, as repetidoras de seta ficam no lugar certo, os para-lamas dianteiros (a exemplo do Chevrolet Spin), muito mais visíveis para motoristas dos carros à volta — que é o que interessa —, do que a incompreensível moda de as colocarem nos espelhos. Lembro que critiquei a VW brasileira por ter eliminado as repetidoras de sena nos para-lamas do up! existentes nos modelos para a Europa. Mas faz falta a faixa degradê no para-brisa.
O Duster não tem alguns itens do propalado ADAS (Sistemas Avançados de Auxílio ao Motorista) como conservação na faixa mediante intervenção na direção e controle de cruzeiro adaptativo, mas tem outros como pode ser visto na lista de conteúdo em seguida à ficha técnica, ambas após o texto, como é hábito do AE.
Para fechar a matéria, este suve justifica mesmo o título: agrada em cheio.
BS
(Atualizada em 27/4/24 ás 21h30, última linha da ficha da ficha técnica, velocidade em 5ª a 6.000 rpm é 176 km/h e não 170 km/h)
Mais fotos, ficha técnica e lista de conteúdo em seguida
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
FICHA TÉCNICA RENAULT DUSTER ICONIIC PLUS 1,3 TCe 2024 | |
MOTOR | |
Código | H5Ht |
Tipo | L-4, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, 16 válvulas, duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos, corrente, atuação indireta por alavancas-dedo roletadas com fulcro idráulico, injeção direta, turbocarregador com interresfriador à pressão relativa de 1.4 bar, válvula de alívio elétrica, pressão de injeção 250 bar, flex |
Cilindrada (cm³) | 1.332 |
Diâmetro x curso (mm) | 72,2 x 81,3 |
Potência máxima (cv/rpm, G/A) | 162 / 170 / 5.500 a 6.000 |
Torque máximo (m·kgf/rpm, G ou A) | 27,5/1.600 a 3.750 |
Densidade de potência (cv/L) | 127,6 |
Densidade de torque m·kgf/L) | 20,6 |
Taxa de compressão (:1) | 10,6 |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Automático CVT XTRONIC de 8 marchas, conversor de torque, trocas de marchas manuais pela alavanca, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | |
Modo automático (:1) | 2,467 a 0,405 |
Modo manual (:1) | 1ª 2,609; 2ª 1,751; 3ª 1,255; 4ª 0,964; 5ª 0,756; 6ª 0,602; 7ª 0,491; 8ª 0,411; ré n.d. |
Relação de diferencial (:1) | 5,691 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem integrada ao eixo |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,9 |
Voltas entre batentes | 3 |
Diâmetro do volante (mm) | 365 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Traseiros (Ø mm( | Tambor aletador/n.d. |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem, assistente a frenagens de emergência duplo circuito hidráulico em diagonal, servoassistido a vácuo |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 6J x 17, fixação por cinco parafusos |
Pneus/marca | 215/60 R17H (Michelin Primacy 4) |
Estepe | Roda de aço, temporário estreito, 145/90 R16M armazenamento externo sob o assoalho do porta-malas |
CARROCERIA | |
Construção | Monobloco, aço, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.353 |
Peso rebocável (kg) | n.d. |
Carga útil (kg) | 500 |
Porta-malas (L) | 475 |
Tanque de combustível (L) | 46 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento/largura/altura (mm) | 4.376 / 1.832 (carroceria) / 1.693 (com as barras no teto) |
Distância entre eixos (mm) | 2.673 |
Distância mínima do solo (mm) | 237 |
Ângulos: entrada/saída/transposição (º) | 30 / 34,5 / n.d |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cx) | 0,40 |
Área frontal calculada (m² | 2,481 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,992 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 9,5 / 9,2 |
Velocidade máxima (km/h, G ou A) | 190 |
Relação peso-potência (kg/cv) | 7,95 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l, G/A) | 10,8 / 7,7 |
Estrada (km/l. G/A) | 11,5 / 8,4 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
V/1000 na marcha mais longa (rpm) | 54,8 |
Rotação a 120 km/h em 8ª (rpm) | 2.220 |
Rotação à velocidade máxima 5ª, rpm) | 6.480 |
Alcance em cada marcha 6.000 rpm (km/h) | 1ª 51; 2ª 76; 3ª 106; 4ª 138; 5ª 176 |
CONTEÚDO DO RENAULT DUSTER ICONIC PLUS 1.3 TCe CVT 2024 |
CONFORTO E COMODIDADE |
Abertura interna mecânica da portinhola do bocal de abastecimento |
Ajuste do volante em altura e distância |
Ar-condicionado automático digital |
Assistente da partida em aclives |
Bancos com revestimento premium preto Titânio |
Bolsas porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros |
Carregador de bateria de telefone celular por indução |
Console dianteiro elevado com função de descansa-braço para os passageiros dianteiros que é a tampa de um porta-objetos |
Desliga/liga motor nas paradas |
Destavamento e travamento de portas automático a distância |
Encosto do banco traseiro dividido 70:30 |
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis |
Espelhos retrovisores com ajuste elétrico |
Iluminação no porta-malas e no porta-luvas |
Luz de aproximação/acompanhamento pelo faróis |
Multimídia com tela tátil de 8 pol. EasyLink AM/FM com Bluetooth e USB, 6 alto-falantes e espelhamento de smartphones Android Auto e Apple CarPlay sem fio |
Partida do motor por botão assistida com chave-cartão presencial |
Porta de carga com fechadura elétrica |
Portas USB dianteiras, tipo C e A, e duas para o espaço trasieiro tipo C, total quatro |
Quadro de instrumentos em cristall líquido |
Sistema de partida remota do motor |
Sistema desliga/liga motor nas paradas, desligável |
Sustentação do capô aberto por duas molas a gás |
Volante com comandos integrados |
SEGURANÇA VEICULAR |
Ajuste de altura do facho dos faróis de bordo |
Apoio de cabeça nas três posições do banco traseiro |
Aviso de cinto de segurança desatado |
Bolsas infláveis dianteiras, laterais e de corina (6) |
Câmera multivisão |
Cintos de segurança de 3 pontos retráteis em todas as posições |
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador |
Controle de estabilidade e tração desligável |
Desembaçador traseiro |
Farois de LED |
Faróis de neblina com função auxiliar em curva |
Lanternas traseiras de LED |
Luz de ré (2) |
Luz de rodagem diurna (DRL) de LED |
Moinitoramento de pressão dos pneus |
Monitoranebtio de ponto cego nos espelhos desligável |
Repetidoras de setas nos para-lama dianteiros |
Sensor de chuva |
Travamento automático das portas e destravamento automático em caso de acidente |
SEGURANÇA PATRIMONIAL |
Alarme perimétrico |
Câmera de ré e sensores de estacionamento traseiro |
Protetor de cárter |
ESTILO |
Carcaças dos espelhos externos em preto brilhante com tira decorativa laranja |
Chapas de deslizamento dianteira e traseira na cor cinza Megtith |
Extensões nos arcos dos para-lamas |
Novas barrs de teto |
Novas padronagens dos bancos e do painel com detalhes em laranja |
Novas rodas de 17″ modelo Tergam com verniz fumê |
Novo emblema Iconic na grade do radiador |
Novo grafismo do quadro de instrumentos |
Novos emblemas Duster nas barras do teto |
Novos frisos laterais com detalhes em laranja |
AUXÍLIO AO MOTORISTA |
Controlador automático de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade |
Eco Scoring + Eco Coaching |
Função 3-piscadas nas setas |
Luz azul de motor frio no quadro de instrumetnos |
Sensor crepuscular |
Sistema de câmeras multivisão com 4 câmeras |
OPCIONAIS |
Pack Outsider: faróis de longo alcance com carcaças no para-choque – R$ 1.800 |