Com o novo assistente de trocas de marchas automatizadas (ASA, a sigla em inglês), a BMW Motorrad apresenta uma solução técnica inovadora que torna a pilotagem mais fácil e confortável. Fiel ao lema “Simplifique a sua condução”, tal experiência de condução é ainda melhorada pela automatização da embreagem e das trocas de marcha, sem sacrificar o lado emocional das trocas.
O sistema caracteriza-se por um engenhoso projeto: dois atuadores eletromecânicos automatizam a embreagem e a troca de marchas do câmbio de seis marchas, que é o principal diferenciador de um sistema convencional de assistência às mudança. Não há necessidade de usar manete para operar a embreagem. A partida, a parada e as manobras são facilitadas pelo assistente.
Pilotar contando com esse assistente se torna também mais agradável graças às sequências de trocas de marcha rápidas, adaptadas às rotações e à carga do motor, resultando em variações de velocidade precisas. O trabalho do piloto é menor, o que torna o rodar ainda mais agradável. Além disso, ajuda a criar uma ligação ainda mais direta ao potente motor boxer, uma vez que a atuação precisa da embreagem facilita o controle da experiência de condução através do punho do acelerador e do seletor de marchas.
No modo “M”, as mudanças de marcha ainda podem ser feitas com o pé, permitindo ao piloto decidir quando mudar de marcha.
No modo “D”, o assistente de troca de marchas automatizadas se destaca. As diferentes mudanças de marcha são selecionadas automaticamente pela unidade de controle do motor. Seja no modo “M” ou “D”, o piloto se beneficia de mudanças de marcha perfeitamente executadas com uma suave interrupção da propulsão. Isso resulta em aceleração eficiente da motocicleta e maior facilidade de pilotagem.
Nas trocas de marcha ascendentes, por exemplo, o vazio associado a um câmbio manual convencional de embreagem acionada à mão é amplamente neutralizado, assim como o risco de contato entre os capacetes do condutor e do(a) garupa.
As reduções de marcha também são projetadas para serem tão suaves quanto possível, a fim de minimizar perturbações no chassi. As características específicas da função de mudança automatizada são atribuídas aos diferentes modos de condução para garantir um comportamento perfeito em cada situação. Em combinação com o controle automático velocidade de cruzeiro adaptativo ou o alerta de colisão dianteira, estas três tecnologias da BMW Motorrad também dão nova vida ao futuro da segurança das motos.
Em situações de condução difíceis, utilizar a embraiagem e o acelerador requer alguma concentração. Caso se esteja viajando com bagagem e talvez com passageiro, usar a embreagem e o câmbio dá certo trabalho. Graças à tecnologia de troca de marchas automatizadas, o piloto mantém o controle e desfruta de maior liberdade em todas as condições. Andar de motocicleta se torna uma experiência mais descontraída e prazerosa.
Graças à automação da embreagem, o motor boxer pode dar partida quase sem esforço nas subidas, por exemplo, o que também resulta em melhor controle da motocicleta fora da estrada ou em pisos mais irregulares.
O prazer de pilotar ganha um significado totalmente novo quando se escolhe o modo automatizado “D”. As mudanças de marcha realizadas de maneira ideal criam uma nova sensação de segurança e prazer ao guidão. A marcha correta é selecionada automaticamente com base nas necessidades do piloto. O resultado é uma experiência de condução suave e equilibrada.
O assistente é o desenvolvimento lógico e técnico do BMW Motorrad Shifter Pro. Dois atuadores eletromecânicos controlados eletronicamente operam a embreagem e o seletor de marcha, proporcionando partida fácil e trocas de marcha automatizadas. A solicitação do piloto de mudança de marcha é transmitida à unidade de controle por meio de um sensor, que é acionado pelo seletor de marcha convencional acionado pelo pé. Outros sensores determinam as rotações da árvore de entrada do câmbio e a posição da embreagem. Esses valores são transmitidos à Unidade de Controle da Transmissão (TCU), que é intimamente ligada à unidade de controle do motor, para modulação e controle da embreagem, do acionamento e do estado das trocas de marchas.
A embreagem é controlada por um atuador eletromecânico aliado a um sistema hidráulico com conexão direta entre os cilindros mestre e escravo da embreagem. Este atuador regula o deslizamento necessário da embreagem, acopla a embreagem nas mudanças de marcha e a desacopla nas paradas.
No modo manual “M”, o piloto pode operar o seletor de marcha da maneira usual. Se a rotação na marcha desejada estiver dentro da faixa ideal de rotação, a mudança de marcha será realizada diretamente. Se a rotação do motor cair abaixo de uma rotação mínima, determinada em função da marcha engrenada, as reduções de marcha são realizadas automaticamente, mesmo em modo manual. Isso ajuda a evitar que o motor morra.
No modo “D”, as marchas são trocadas automaticamente dependendo do modo de pilotagem selecionado, rotação do motor, posição do acelerador e ângulo de inclinação. As marchas são trocadas dependendo da situação de condução e das demandas dinâmicas no momento.
Em resumo, os benefícios do Assistente de Mudanças Automatizadas BMW Motorrad são:
- O motociclista não precisa mais operar o manete da embreagem.
- Mudanças de marcha rápidas e confortáveis para maior prazer ao guidão.
- Escolha de mudança de marcha manual ou automática.
- Adapta automaticamente as mudanças de marcha às preferências específicas do piloto no modo “D” automatizado.
- Elimina o risco de parada do motor devido a mudanças de marcha inoportunas.
GM