Se considerarmos os resultados das duas principais corridas de Resistência realizadas às vésperas da próxima 24 horas de Le Mans, o Porsche 963 tem tudo para ser o protagonista na tradicional prova francesa.
Em SPA-Francorchamps o 963 fez dobradinha com a equipe Herts Team JOTA vencendo a dramática corrida de 6 horas após mais de 90 minutos de interrupção por bandeira vermelha, seguido pelo Porsche 963 de nº 6 da equipe Porsche Penske Motorsport.
No campeonato americano, o IMSA, a prova realizada no último sábado pelas ruas de Detroit, novamente os Porsche 963 fizeram bonito, só não subiram ao lugar mais alto do pódio porque o Acura, que não participa de Le Mans, acabou estragando a festa alemã.
Mas se os seis Porsches 963 que iniciarão a prova em La Satre chegam com moral elevada, as outras marcas não estão muito atrás. Em SPA, o Cadillac V-Serie.R fez bonito na classificação, largando em segundo, e durante a prova teve um rendimento mais conservador nas primeiras horas, certamente para poupar pneus, pois em corridas de 6 horas de duração cada equipe tem apenas 18 pneus para administrar, e quando começou sua recuperação foi o causador da bandeira vermelha. Uma manobra equivocada que lhe custará punição para a largada da próxima semana. Em Le Mans serão três Cadillacs alinhados para a largada, assim como três Ferraris 499P.
A equipe Ferrari AF Course é outra quem vem com tudo para Le Mans, após ser desclassificada da pole position em SPA, e não participando do campeonato americano da IMSA, a equipe italiana quer repetir o feito do ano passado, quando venceu na tradicional prova de 24 horas no seu retorno à categoria. Saindo em último no grid, o Ferrari nº 50 chegou em terceiro lugar na pista belga.
Os Toyotas GR010-Hybrid buscam se reabilitar no campeonato deste ano, e na tradicional prova de longa duração que perdeu o reinado no ano passado, depois da hegemonia de alguns anos. Em Imola conseguiu a vitória sobre o Porsche, mas novamente em SPA foi superado pelos alemães, o mesmo que já havia acontecido na prova de abertura no Catar.
Se a BMW ainda não conseguiu mostrar um bom desempenho nos Hypercars, na LMGT3 foi a surpresa ao vencer a 6 Horas de Imola com o carro nº 31 que tem o brasileiro Augusto Farfus como principal piloto do trio. Em SPA a estratégia da equipe era ser mais agressiva com o carro nº 46, que tem como piloto o multicampeão de motovelocidade Valentino Rossi, e mais conservadora com o carro nº 31 do brasileiro. Mas ambos acabaram envolvidos em acidentes e ficaram fora da disputa.
Ainda na LMGT3, a disputa está bem aberta, pois se os Porsche 911GT3.R se deram bem ao final da 6 horas de SPA-Francorchamps, os Lamborghinis Huracán EVO2 da equipe Iron Lynx e Iron Dames estiveram sempre entre os primeiros colocados, e a equipe United Autosports fez bonito com o McLaren 720S EVO nº 59 que tem como piloto o brasileiro Nicolas Costa, estreante na categoria e que brigou pela primeira colocação no início da prova, terminando em 4º lugar.
O Brasil estará representado na categoria Hypercar pelos pilotos Felipe Nasr no Porsche 963 da equipe Porsche Penske Motorsport nº 4, por Pipo Derani e Felipe Drugovich no Cadillac V-Serire.R da equipe Whelen Cadillac Racing nº 311.
Na LMGT3 o piloto platinum Augusto Farfus é o principal brasileiro e estará a bordo do BMW M4 nº 31 da equipe Team WRT. Nicolas Costa irá a bordo do McLaren 720P EVO nº 59 da United Autosports, e Daniel Serra é o piloto com licença platinum no Ferrari 296 da equipe GR Racing nº 86.
Mas não se esqueçam que uma prova de longa duração como a 24 horas de Le Mans, outras equipes que ainda não mostraram resultado no campeonato em curso podem aparecer para surpreender. É o caso dos BMW M Hybrid V-8 da equipe Team WRT ou do Peugeot 9X8 da Peugeot Total Energies que ano passado liderou várias voltas. Já as estreantes Isotta-Fraschini com o Tipo6-C, a Iron Lynx com o Lamborghini SC63 e a Alpine Endurance Team com o Alpine A424, devem ser coadjuvantes na categoria dos Hypercar.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Na LMGT3 aparecem outras equipes utilizando o Ferrari 296 que certamente estarão disputando um lugar ao sol ao lado dos Corvettes Z06.R da TF Sport ou do estreante Ford Mustang da Proton Competition, assim como os Aston Martin Vantage AMR e o Lexus RC F.
E para encher os olhos de quem gosta de competição de alto nível, a 24 Horas de Le Mans terá mais 48 pilotos distribuídos em 16 carros da categoria LMP2, que não disputa a temporada regular do FIA-WEC, mas por utilizarem a mesma configuração de motor, chassi e pneus, entre eles será uma corrida à parte. Emoções não deverão faltar no próximo final de semana.
GB