• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Mundo Ae Automobilismo

O QUE PODEMOS ESPERAR DA 24 HORAS DE LE MANS?

PROVA TERÁ LARGADA NO PRÓXIMO SÁBADO ÀS 16 HORAS, HORA LOCAL, MEIO-DIA HORA DE BRASÍLIA

identicon por Gerson Borini
09/06/2024
em Automobilismo, Curva 3, GB
Fotos: autor

Fotos: autor





Se considerarmos os resultados das duas principais corridas de Resistência realizadas às vésperas da próxima 24 horas de Le Mans, o Porsche 963 tem tudo para ser o protagonista na tradicional prova francesa.

Porsche 963 que venceu a 6 Horas de SPA-Francorchamps no último mês

Em SPA-Francorchamps o 963 fez dobradinha com a equipe Herts Team JOTA vencendo a dramática corrida de 6 horas após mais de 90 minutos de interrupção por bandeira vermelha, seguido pelo Porsche 963 de nº 6 da equipe Porsche Penske Motorsport.

Desde a largada os Porsche 963 já se destacavam no pelotão da frente em SPA; aqui a famosa curva Eau Rouge

No campeonato americano, o IMSA, a prova realizada no último sábado pelas ruas de Detroit, novamente os Porsche 963 fizeram bonito, só não subiram ao lugar mais alto do pódio porque o Acura, que não participa de Le Mans, acabou estragando a festa alemã.

Mas se os seis Porsches 963 que iniciarão a prova em La Satre chegam com moral elevada, as outras marcas não estão muito atrás. Em SPA, o Cadillac V-Serie.R fez bonito na classificação, largando em segundo, e durante a prova teve um rendimento mais conservador nas primeiras horas, certamente para poupar pneus, pois em corridas de 6 horas de duração cada equipe tem apenas 18 pneus para administrar, e quando começou sua recuperação foi o causador da bandeira vermelha. Uma manobra equivocada que lhe custará punição para a largada da próxima semana. Em Le Mans serão três Cadillacs alinhados para a largada, assim como três Ferraris 499P.

A marca americana Cadillac, pertencente à General Motors irá com 3 carros para Le Mans com dois brasileiros a bordo do carro nº 311, e o multicampeão Scot Dixon estará em outro Cadillac V-Series.R

A equipe Ferrari AF Course é outra quem vem com tudo para Le Mans, após ser desclassificada da pole position em SPA, e não participando do campeonato americano da IMSA, a equipe italiana quer repetir o feito do ano passado, quando venceu na tradicional prova de 24 horas no seu retorno à categoria. Saindo em último no grid, o Ferrari nº 50 chegou em terceiro lugar na pista belga.

O Ferrati 499P tentará repetir a façanha de 2023

Os Toyotas GR010-Hybrid buscam se reabilitar no campeonato deste ano, e na tradicional prova de longa duração que perdeu o reinado no ano passado, depois da hegemonia de alguns anos. Em Imola conseguiu a vitória sobre o Porsche, mas novamente em SPA foi superado pelos alemães, o mesmo que já havia acontecido na prova de abertura no Catar.

Os Toyotas não vêm apresentando o melhor desempenho dos últimos anos, assim como a pintura dos seus carros não é das mais bonitas

Se a BMW ainda não conseguiu mostrar um bom desempenho nos Hypercars, na LMGT3 foi a surpresa ao vencer a 6 Horas de Imola com o carro nº  31 que tem o brasileiro Augusto Farfus como principal piloto do trio. Em SPA a estratégia da equipe era ser mais agressiva com o carro nº 46, que tem como piloto o multicampeão de motovelocidade Valentino Rossi, e mais conservadora com o carro  nº 31 do brasileiro. Mas ambos acabaram envolvidos em acidentes e ficaram fora da disputa.

Augusto Farfus no BMW M4 tem tudo para ser um dos destaques na categoria LMGT3

Ainda na LMGT3, a disputa está bem aberta, pois se os Porsche 911GT3.R se deram bem ao final da 6 horas de SPA-Francorchamps, os Lamborghinis Huracán EVO2 da equipe Iron Lynx e Iron Dames estiveram sempre entre os primeiros colocados, e a equipe United Autosports fez bonito com o McLaren 720S EVO nº 59 que tem como piloto o brasileiro Nicolas Costa, estreante na categoria e que brigou pela primeira colocação no início da prova, terminando em 4º lugar.

As disputas pela primeira colocação na LMGT3 são constantes

O Brasil estará representado na categoria Hypercar pelos pilotos Felipe Nasr no Porsche 963 da equipe Porsche Penske Motorsport nº 4, por Pipo Derani e Felipe Drugovich no Cadillac V-Serire.R da equipe Whelen Cadillac Racing nº 311.

Na LMGT3 o piloto platinum Augusto Farfus é o principal brasileiro e estará a bordo do BMW M4 nº 31 da equipe Team WRT. Nicolas Costa irá a bordo do McLaren 720P EVO nº 59 da United Autosports, e Daniel Serra é o piloto com licença platinum no Ferrari 296 da equipe GR Racing nº 86.

O McLaren 720P EVO que terá o brasileiro Nicolas Costa a bordo

Mas não se esqueçam que uma prova de longa duração como a 24 horas de Le Mans, outras equipes que ainda não mostraram resultado no campeonato em curso podem aparecer para surpreender. É o caso dos BMW M Hybrid V-8 da equipe Team WRT ou do Peugeot 9X8 da Peugeot Total Energies que ano passado liderou várias voltas. Já as estreantes Isotta-Fraschini com o Tipo6-C, a Iron Lynx com o Lamborghini SC63 e a Alpine Endurance Team com o Alpine A424, devem ser coadjuvantes na categoria dos Hypercar.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Na LMGT3 aparecem outras equipes utilizando o Ferrari 296 que certamente estarão disputando um lugar ao sol ao lado dos Corvettes Z06.R da TF Sport ou do estreante Ford Mustang da Proton Competition, assim como os Aston Martin Vantage AMR e o Lexus RC F.

A marca Corvette é uma vencedora na tradicional prova francesa

E para encher os olhos de quem gosta de competição de alto nível, a 24 Horas de Le Mans terá mais 48 pilotos distribuídos em 16 carros da categoria LMP2, que não disputa a temporada regular do FIA-WEC, mas por utilizarem a mesma configuração de motor, chassi e pneus, entre eles será uma corrida à parte. Emoções não deverão faltar no próximo final de semana.

GB







Tags: 24 Horas de Le MansautomobilismoGBGerson Borini
Próximo
VW Golf Variant (Foto: Márcio Salvo)

CAMIONETAS, RAÇA A CAMINHO DA EXTINÇÃO

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17