A mais nova versão do Nissan Versa, a SR, acaba de ganhar uma pintura em homenagem à imigração japonesa e ao Nissan Emotional Geometry Design, presente em cada detalhe do trabalho. O projeto, que incorpora referências históricas como o navio Kasato Maru, ganhou vida em um veículo de verdade e será um dos destaques do estande da Nissan no 25º Festival do Japão, em São Paulo, que abre as portas hoje, 12 de julho, e vai até domingo, dia 14.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las.
O criador da arte é o estudante de design Lian Pieri, do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo. Ele venceu a edição mais acirrada do Concurso Acadêmico de Design da Nissan com um conceito que traz a história do Japão e da imigração para o Brasil. O navio Kasato Maru transportou o primeiro grupo de imigrantes japoneses vinculados ao acordo estabelecido entre os dois países, e foi a partir dele que se iniciou um fluxo contínuo de imigração de japoneses.
Além de participar do evento e ver sua obra transformada em realidade, o estudante também terá a oportunidade de acompanhar um dia de trabalho da equipe de Design da Nissan, trocando experiências e obtendo orientações sobre carreira e design.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las.
Lian buscou manter em todos os grafismos de seu projeto a aparência da arte pintada à mão, em referência às pinceladas da caligrafia tradicional japonesa, Shodo.
Na lateral direita, o estudante representou as ondas dos mares japoneses. Na região do para-choque traseiro, inseriu uma Sakura, árvore japonesa. É dela que partem as folhas em um suposto movimento por toda lateral do Versa.
Na traseira, Lian desenhou o Monte Fuji e um círculo vermelho que representa o Japão, a Terra do Sol Nascente.
25º Festival do Japão de São Paulo
- 12 de julho (sexta-feira) – das 11h às 21h
- 13 de julho (sábado) – das 9h às 21h
- 14 de julho (domingo) – das 9h às 18h
São Paulo Expo Exhibition e Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo.
MF