Até os anos 90, os motociclistas podiam optar por comprar uma motocicleta nova com motor de quatro ou de dois tempos. Apesar de mais gastadores e “ambientalmente incorretos”, por emitirem maior quantidade de poluentes na atmosfera, os motores 2T eram os preferidos por aqueles que gostavam de uma resposta mais contundente ao acelerador.
Como os motores 2T não conseguem se enquadrar ao Promot – Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos, Ciclomotores e Veículos Similares – não há mais oferta de motocicletas 2T no mercado, mas ainda é possível ter uma zero-km para uso exclusivo em pistas e trilhas particulares, onde não é necessário o seu emplacamento.
Já há algum tempo uma marca de motocicletas, pouco conhecida do grande público, circula por essas paragens. É a MXF 250 TSX, que, de acordo com a empresa que a comercializa, a MXF Motors, chega agora para substituir a versão anterior, a MXF 250 TS, que foi apresentada aos usuários do fora de estrada em eventos específicos desse setor.
A motocicleta MXF 250 TSX é dotada de um motor monocilindro dois-tempos arrefecido a água, de 224 cm3. A potência não é divulgada (estima-se uns 40 cv), só o torque máximo, de 3 m·kgf a 7.000 rpm, o que representaria uma densidade de torque alta, 13,4 m·kgf/L.
Não é só o motor dois-tempos que atrai os apreciadores desse tipo de motocicleta, já que ela oferece aos seus usuários outros dois itens já não encontrados nas motocicletas atuais, pedal de partida e um carburador. Isso mesmo, a MXF 250 TSX tem a formação de mistura ar-combustível por carburador. Apesar de ter partida elétrica, o motor da 250 TSX pode ser ligado por pedal.
Usufruir o fora de estrada com uma motocicleta dois-tempos, então, é possível. E muito divertido. Para rodar em vias públicas, restam as veteranas, aquelas que nos serviram muito bem lá pelos anos 70 e 80.
Procedência
Segundo a assessoria de imprensa da MXF Motors, de Curitiba, PR, a 250 TSX, tem preço público sugerido R$ 26.990. O projeto é nacional com fabricação/montagem com peças procedentes da China. Não é informada a fabricante apesar de termos solicitado. A garantia é somente a legal, de 90 dias.
Para saber onde comprar a motocicleta é preciso telefonar para (41) 3013-4780, apesar de existir o site mxfmotors.com.br.
GM
FICHA TÉCNICA DA MXF 250 TSX | |
Motor | Monocilindro 2 tempos arrefecido a água e com válvula termostática de controle eletrônico, ventilador de insersão automáica |
Cilindrada (cm³) | 224 |
Diâmetro do cilindro e curso do pistão (mm) | n.d. |
Potência (cv/rpm) | n.d. |
Torque (m·kgf / rpm) | 3,0 / 7.000 |
Formação de mistura | Carburador |
Transmissão | Pinhão 11 dentes x coroa 52 dentes, relação 4,73:1 – corrente KMC 520DX |
Número de marchas | 6 |
Relações das marchas (:1) | n.d. |
Embreagem | Multidisco banhada em óleo |
Capacidade do tanque (L) | 8 |
Partida do motor | Elétrica e a pedal |
SUSPENSÃ0 | |
Dianteira | SZC com regulagem de compressão e distensão e válvula de alívio de ar – curso de 310 mm |
Traseira | SZC com regulagem de pré-carga da mola e ajustes de compressão e dissensão – curso 300 mm |
FREIOS | |
Dianteiro (Ø mm) | Disco ventilado / 260, hidráulico, pistão duplo |
Traseiro (Ø mm) | Disco ventilado / 220, hidráulico, pistão duplo |
RODAS | |
Tipo | Aros de alumínio e raios de aço inox 4 mm |
PNEUS | |
Dianteiro | Kenda 80/100-21 |
Traseiro | Kenda 120/80-18 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 2.180 |
Largura | 830 |
Altura | 1.300 |
Entre-eixos | 1.465 |
Altura do assento | 940 |
Distância mínima do solo | 330 |
PESO (kg) | |
Seco | 111 |