Após cerca de um mês de intervalo desde a disputa do GP da Bélgica no dia 28 de julho, em Spa-Francorchamps, a Fórmula 1 reinicia sua temporada 2024 com o GP dos Países Baixos (foto de abertura), domingo, em Zandvoort. Max Verstappen lidera o campeonato, no qual Lando Norris é seu perseguidor mais direto: o holandês tem uma vantagem considerável sobre o inglês e soma 277 pontos contra 199 do rival. Já no cenário que envolve os construtores a situação da equipe Red Bull é mais delicada e a conquista do título não é mais um caso de favas contadas. O time dos energéticos acumula 408, frente a 366 da McLaren e 345 da Ferrari e vê sua posição ameaçada diante do fraco rendimento do mexicano Sergio Perez. Para a corrida deste fim de semana a Federação Internacional do Automóvel (FIA) passa a adotar regas aprimoradas tanto no campo desportivo quanto no técnico.
Zandvoort é um dos circuitos mais peculiares do calendário da F-1: situado numa depressão junto ao Mar do Norte, a pista de 4,26 km apresenta dificuldades como a areia que costuma invadir parte da pista e uma curva inclinada, algo raro na categoria. Em busca de maior aderência à pista, os carros devem ir à pista com ângulo de incidência das asas dianteira e traseira acima da média. As características do asfalto local sugerem que a melhor estratégia é fazer duas trocas de pneus durante a prova, operações que agregam 21” entre a entrada e a saída dos boxes. A volta mais rápida da corrida em 2023, vencida por Verstappen, foi de Fernando Alonso, em 1’13”837.
Entre as novidades que a FIA implantou a partir desta etapa encontra-se uma que poderá alterar a distribuição de forças entre as equipes. Por uma brecha do regulamento técnico, até então o sistema de freio dos carros poderia aplicar cargas desiguais nas rodas de um mesmo eixo. Assim, ao se preparar para uma curva, automaticamente as rodas internas freariam mais que as externas, que percorrem um percurso maior. A partir de Zandvoort a carga aplicada nos freios de um mesmo eixo deve ser igual em ambas. Acredita-se que a McLaren será a mais prejudicada com essa alteração, detalhe que justificaria o desempenho superior apresentado nas corridas disputadas a partir do GP em Miami, EUA.
No lado desportivo, as penalizações com acréscimo de tempo que não forem cumpridas numa corrida serão aplicadas na corrida seguinte, o que elimina a possibilidade de um piloto que possa não marcar pontos em função disso abandone antes do final e escape de cumprir com essa punição. A FIA esclareceu que se um carro parar no meio da pista e o piloto conseguir levá-lo de volta aos boxes sem auxílio externo, não haverá punição. A largada da prova será às 10:00, hora de Brasília, com transmissão ao vivo pela Band.
WG
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