O novo Blazer EV RS chega ao mercado brasileiro em setembro 2024 buscando reintroduzir a marca Chevrolet no segmento de carros premium. Com um design arrojado, interatividade, tecnologia avançada na bateria de íons de lítio (Ultium®), e um potente motor elétrico, este modelo visa atrair tanto os entusiastas de desempenho quanto aqueles preocupados com a sustentabilidade e que gostam de conforto.
A apresentação foi realizada no autódromo Capuava na região de Campinas-Indaiatuba, interior de São Paulo com direito a algumas voltas na pista que apresento no vídeo abaixo:
Design e vonstrução
O Blazer EV RS exibe uma presença marcante, destacando-se pelo estilo robusto e ao mesmo tempo atlético. A dianteira, com uma grade fechada e emblema-logotipo Chevrolet iluminado, reforça sua identidade elétrica, enquanto os faróis de LED e as linhas musculosas do capô transmitem uma sensação de potência. As rodas de 21 polegadas complementam o visual esportivo e estão montadas com pneus 275/45 R21.
Em termos de dimensões, o Blazer EV RS mede 4.884 mm de comprimento, 1.982 mm de largura e 1.650 mm de altura, com uma distância entre eixos de 3.094 mm. Esse porte generoso confere ao suve uma presença imponente, além de garantir um amplo espaço interno e porta-malas de 436 litros.
Ao entrar no veículo, a sensação de modernidade continua. O painel digital de 17,7 polegadas domina o posto de pilotagem, oferecendo todas as informações de forma clara e intuitiva. A qualidade dos materiais é notável, com superfícies macias ao toque e acabamentos que mesclam alumínio escovado, costuras duplas com linha vermelha e materiais que imitam a fibra de carbono. A posição de dirigir é elevada, como se espera de um suve, e a ergonomia é cuidadosamente ajustada, com todos os comandos ao alcance das mãos.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Motorização e desempenho
No eixo traseiro o Blazer EV RS esconde um motor elétrico capaz de entregar 347 cv de potência e 44,9 m·kgf de torque máximo. Alimentado por uma bateria modular de 102 kW·h, o modelo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. Sua velocidade máxima limitada a 190 km/h. A tração é traseira garantindo não apenas excelente desempenho em linha reta, mas também uma tração superior em curvas e terrenos irregulares.
Durante a avaliação, o que mais me impressionou foi a linearidade da entrega de potência. A ausência de mudanças de marcha, característica dos elétricos, proporciona uma aceleração contínua. Em modo esportivo, o Blazer EV RS responde instantaneamente ao comando do acelerador, transmitindo ao motorista uma sensação de controle absoluto sobre o veículo.
Com um alcance declarado de até 481 km no ciclo do Inmetro, o Blazer EV RS é o segundo suve de maior alcance à venda no Brasil, perdendo apenas para o BMW iX (540 km).
O sistema de recarga também é um ponto forte. O modelo suporta carregamento rápido em corrente contínua de até 190 kW, o que permite recuperar cerca de 130 km de autonomia em apenas 10 minutos. Em modo AC, corrente alternada, permite carga de até 22 kW de potência.
Dinâmica de condução
Se no quesito desempenho o Blazer EV RS impressiona, na dinâmica de condução ele não fica atrás. A suspensão independente nas quatro rodas com sistema de braços superpostos na dianteira e multibraço na traseira mantém o suve de 2.495 kg estável nas curvas e transmite confiança, sem apresentar o rolagem excessivo. A direção com assistência elétrica é precisa, com um peso progressivo que melhora a comunicação entre o motorista e o carro à medida que a velocidade aumenta.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Passando sobre as zebras do autódromo foi possível perceber que a suspensão filtra bem as irregularidades, indicando que deve se dar bem nas ruas mais esburacadas. O sistema de frenagem regenerativa é ajustável, permitindo ao motorista escolher entre diferentes níveis de recuperação de energia, o que impacta diretamente no comportamento do carro ao desacelerar. A borboleta atrás do volante do lado esquerdo é um item a mais para melhor explorar a frenagem regenerativa.
Tecnologia e conectividade
O suve vem equipado com um pacote completo de assistências à condução, incluindo controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, frenagem automática de emergência, monitoramento de ponto cego e alerta de tráfego transversal na traseira e também na dianteira. O sistema de multimídia MyLink é compatível com Android Auto e Apple CarPlay para pareamento sem fio, além de oferecer conectividade 4G para atualizações remotas e serviços online. O assistente Google residente no sistema é outra tecnologia de vanguarda que permite uma maior interação com o veículo através de comandos de voz.
Outro destaque é a projeção de informações essenciais no para-brisa (head-up display), permitindo que o motorista mantenha o foco na estrada. A conectividade entre o carro e o smartphone também merece elogios, com aplicativo MyChevrolet que permitem ao motorista monitorar o estado do veículo, programar recargas e até mesmo climatizar a cabine remotamente.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Conclusão
O Chevrolet Blazer EV RS é uma máquina que combina desempenho, tecnologia e sustentabilidade de forma exemplar. Seu alcance satisfatór,, somado à recarga rápida, torna-o uma opção viável para quem busca um suve elétrico de luxo. O design imponente e a dinâmica de condução refinada garantem atender as expectativas de compradores deste segmento. A impressão que fica é que a GM vai brigar para ser reconhecida no segmento premium e tentar se recolocar nesse mercado, onde já foi líder décadas atrás.
Até o fechamento desta edição a GM não tinha um preço oficial confirmado no Brasil, mas é esperado que o valor de lançamento fique na faixa de R$ 450.000 a R$ 500.000. A garantia da bateria é de 8 anos ou 160 mil km, o que ocorrer primeiro, e 3 anos para o carro.
GB
FICHA TÉCNICA CHEVROLET BLAZER EV RS 2025 | |
MOTOR | |
Descrição | Elétrico, assíncrono trifásico transversal traseiro |
Potência máxima (cv/rpm) | 347 / n.d. |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 44,9 / n.d. |
TRANSMISSÃO | |
Descrição | Redutor de velocidade por par de engenagens de acoplamento direto com direcneial integrado, tração traseira |
Relação do redutor (:1) | n.d. |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida e indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva (m) | n.d. |
Relação de direção média (:1) | n.d. |
N° de voltas entre batentes | 2,7 |
FREIOS | |
De serviço | A disco nas 4 rodas, duplo-circuito na diagonal, servoassistido a vácuo por bomba de vácuo, complementado pela frenagem regenerativa |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado / 331 |
Traseiros (Ø mm) | Disco ventilado / 345 |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem; freio de estacionamento eletromecânico com ação nas rodas traseiras |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 8,5J x 21 |
Pneus | 275/45 R21 |
Estepe | kit de reparo e bomba elétrica |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 2.495 |
Carga máxima | 427 |
Bruto total | 2.922 |
Peso máx. rebocável com/sem freio (kg) | n.d. |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco de aço, suve, 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro em alumínio |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | n.d. |
Área frontal calculada (m²) | 2,61 |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.884 |
Largura sem/com espelhos | 1.982 / 2.199 |
Altura | 1.650 |
Distância entre eixos | 3.094 |
Distância mínima do solo | n.d. |
CAPACIDADES | |
Porta-malas (L) | 436 |
ELETRICIDADE | |
Bateria | Íons de lítio modular Ultium |
Capacidade da bateria (kW·h) | 102 |
Carregamento da bateria (kW) | 22 (AC) / 190 (DC) |
Carregador | Tipo 2 com provisão para carregamento rápido (DC) |
Tempo de recarga (minutos) | 40 (até 80%) a 190 kW DC |
Alcance Inmetro PBEV (km) | 481 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 5,8 |
Velocidade máxima (km/h) | 190 |
CONSUMO INMETRO/PBEV | |
Cidade / Estrada (km/kWºh) | n.d. |
GARANTIA | |
Veículo (tempo) | 3 anos |
Bateria (tempo/quilometragem) | 8 anos / 160.000 km |
SEGURANÇA |
8 bolsas infláveis (2 frontais; 2 joelho, motorista e passageiro; 2 laterais; 2 cortina) |
Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular |
Alarme antifurto |
Alarme de pânico remoto |
Alerta de colisão de tráfego transversal dianteiro com frenagem automática |
Alerta de colisão de tráfego transversal traseiro com frenagem automática |
Alerta de colisão frontal |
Alerta de detecção frontal de pedestres e ciclistas |
Alerta de esquecimento de objeto no banco traseiro |
Alerta de pressão dos pneus |
Alerta de qualquer cinto de segurança desatado |
Engates Isofix e fixação superior para dois bancos infantis |
Faróis e lanternas traseiras Full LED |
Farol alto adaptativo |
Freios com ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Frenagem automática de emergencial |
Modo de condução “motorista iniciante”, com limitadores de volume, velocidade e alerta de velocidade |
OnStar: Sistema que integra as tecnologias de GPS e telemática veicular para suporte de segurança e emergência ao cliente, contando com Centro de Atendimento OnStar integrado 24 horas por dia, 7 dias por semana |
Sensor de estacionamento traseiro |
Sistema assistente de permanência em faixa |
ITENS DE APARÊNCIA |
Antena tipo barbatana de tubarão |
Rack de teto (barras longitudinais) em preto de alto brilho |
Rodas de liga de alumínio aro 21 com superfície usinada |
CONFORTO E COMODIDADE |
Abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno, pela chave ou por sensor de presença |
Acionamento eletromecânico do freio de estacionamento através de botão No lado esquerdo da coluna de direção |
Aquecimento do volante |
Ar-condicionado de duas zonas com controle eletrônico de temperatura, sistema automático de recirculação e filtro de ar |
Câmera 360 graus em alta definição |
Câmera com função de linhas de reboque |
Carcaças dos espelhos retrovisores externos na cor do veículo |
Carregador sem fio por indução para dispositivos compatíveis |
Chave principal e reserva de presença com botão de pânico e gravata Chevrolet em acabamento preto |
Controle de cruzeiro adaptativo |
Controles de rádio e telefone através de botões no volante |
Desembaçador elétrico temporizado do vidro traseiro |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Energização do motor por sensor de presença, sem chave e sem botão |
Espelho retrovisor interno com câmera de vídeo |
Espelhos retrovisores externos com acionamento elétrico, rebatimento e aquecimento e função de abaixar orientação do direito ao engatar ré |
Indicador de distância do veículo à frente |
Limpador da câmera de ré |
Memória dos ajustes de banco e de retrovisor do motorista |
Painel de instrumentos com tela LCD 11″ em cores e configurável |
Partida remota através de botão na chave |
Projeção no para-brisa de informações para o motorista |
Sensor de chuva |
Teto solar elétrico panorâmico |
Trava elétrica das portas com acionamento na chave |
Volante de direção com regulagem em altura e distância |
BANCOS |
Aquecimento dos bancos dianteiros e traseiros laterais |
Banco do motorista com ajuste elétrico de altura, distância, lombar, inclinação e reclinação do encosto e do assento |
Banco do motorista e do passageiro ventilados |
Banco do passageiro com ajuste elétrico de altura, de distância, de inclinação do encosto e do assento |
Banco traseiro bipartido e rebatível |
ENTRETENIMENTO |
Controles de rádio e do celular no volante |
Portas USB dianteiras (2 USB-C console frontal e 1 descansa-braço) e traseiras (2 USB-C) |
Sistema de som Bose® Premium |
Tela tátil LCD de 17,7″ com o sistema Google built-In*, radio AM/FM, entradas USB, função áudio streaming, comandos de voz, conexão Bluetooth para celular e configurações do veículo |
Wi-Fi embarcado no veiculo para até 7 dispositivos eletrônicos |
CORES EXTERNAS |
Branco Abalone metálica |
Prata Shark metálica |
Preto Global sólida |
Vermelho Radiant metálica |