A maneira fria e calculista como Lando Norris assumiu a ponta e venceu o GP dos Países Baixos (foto de abertura) não deixa dúvidas com relação ao poderio que a equipe McLaren tem demonstrado nas últimas 10 corridas. O time hoje liderado pelo estadunidense Zak Brown e pelo italiano Andrea Stela venceu duas dessas com Norris (Miami e Zandvoort) e outras duas com Oscar Piastri (Áustria e Hungria), sendo que o piloto inglês subiu sete vezes ao pódio e o australiano em cinco oportunidades. Isso ainda não dá grandes esperanças de que Norris possa derrotar o holandês Max Verstappen (três vitórias e seis pódios no mesmo período) na disputa pelo título mundial deste ano. A situação a equipe Red Bull, para felicidade dos rivais, já não e tão dominante como no passado recente.
Quando a Federação Internacional do Automóvel (FIA) anunciou a adoção de regras que determinam a mesma carga nos freios de um mesmo eixo s todos acreditavam que isso diminuiria as chances da McLaren. Não isso que aconteceu: Piastri alinhou em terceiro e Norris em primeiro, Verstappen ocupando o vazio entre os dois. Na corrida o jovem inglês perdeu posição para o holandês na largada e quando assumiu a ponta não deixou qualquer esperança de que uma reversão de posições fosse algo possível. Pelo contrário: cruzou a linha de chegada com tempo suficiente para um novo pit stop e marcou a melhor volta da corrida última das 72 voltas da prova.
Na visão fria e calculista dos números, Verstappen ainda pode dar-se o luxo de terminar em segundo lugar nas nove corridas que faltam para completar o calendário deste ano: Monza (neste domingo), as corridas em segundo lugar, Baku Singapura, Austin, Cidade do México, Interlagos, Losail e Yas Marina. Ocorre que desde Miami Verstappen deixou de aparecer no pódio em quatro oportunidades e o rendimento do seu carro só não caiu mais por obra e graça da capacidade do atual tricampeão. Norris disfarça e admite que não é hora de sonhar com o título deste ano, afirmação difusa, pois pilotos como ele não entram na pista para ficar em segundo lugar…
Falando em entrar na pista, o alemão Nico Hulkenberg e o dinamarquês Kevin Magnussen correram o risco de não participar da prova deste fim de semana, em Monza: um tribunal suíço determinou que a equipe Haas devolvesse parte do patrocínio que a Urakali (empresa de adubos químicos) pagou ao time estadunidense em 2022 sob pena de ter todo o material da equipe apreendido. Com a invasão da Ucrânia pelo governo de Moscou e o boicote imposto pelos EUA a qualquer empresa do país liderado por Vladimir Putin, o contrato foi desfeito e o acerto de contas enveredou por negociações e tribunais desde então. A saída foi usar a razão social da filial inglesa da equipe para fazer o pagamento em uma conta situada fora da Rússia. O balanço da operação incluiu o exemplar do primeiro chassi Haas VF22 usado por Nikita Mazepin, filho do dono da empresa russa, e a garantia de que o time americano estará em Monza.
No mercado de pilotos continua a movimentação intensa: o australiano Jack Doohan, filho da lenda do motociclismo Mick Doohan, campeão mundial de 1994 a 98 na categoria 500), foi confirmado como segundo piloto da Alpine a partir de 2025. A “novidade” já era esperada, posto que o jovem de Gold Coast há tempos é piloto da academia de pilotos da equipe francesa. Já no entorno da equipe Williams voltou a circular a possibilidade de que o estadunidense Logan Sargeant não termine a temporada no time inglês. No treino de sábado ele bateu forte novamente e sequer participou da prova de classificação, acidente que significou mais gastos consideráveis para as finanças da equipe.
O fato de a casa de Grove já confirmou Alex Albon e Carlos Sainz como seus dois pilotos para 2025 joga a favor de Sargeant: há pilotos em condição de preencher a vaga. O nome mais cotado é o neozelandês Lian Lawson, que é reserva das equipes da Red Bull e substituiu Daniel Ricciardo em cinco corridas no ano passado. Vale lembrar que Sérgio Pérez é regularmente confirmado como companheiro de Max Verstappen, porém a frequência com que isso acontece gera dúvidas sobre até quando o mexicano efetivamente tem tal status.
O resultado completo do GP dos Países Baixos você encontra aqui.
WG
A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.