O Hyundai HB20, lançado originalmente em 2012, tornou-se rapidamente um dos carros mais vendidos e admirados no país. Em sua versão hatchback com motor 1,0 aspirado e câmbio manual, o HB20 mantém o compromisso de entregar uma experiência de condução acessível, prática e eficiente, sem abrir mão do design moderno e da qualidade de construção que se tornaram marca registrada do modelo.
Em mais uma avaliação dos carros de entrada com preço mais acessível, o veículo testado nesta semana é o topo da gama de entrada com motores de aspiração atmosférica.
HB20 Sense Plus – R$ 88.990
HB20 Comfort Plus – R$ 92.390
HB20 Limited Plus – R$ 96.390 (versão testada)
Assista abaixo o vídeo desta avaliação e deixe seus comentários:
Mecânica e desempenho
O motor Kappa de três cilindros 1,0 flex de aspiração atmosférica é um velho conhecido com capacidade de entregar a potência máxima de 75/80 cv a 6.000 rpm e 9,4/10,2 m·kgf de torque máximo a 4.500 rpm. Embora esses números possam parecer modestos em comparação a motores turbocarregados, o HB20 compensa com um peso reduzido, que nesta versão hatchback é de 993 kg.
A construção do motor com duplo comando de válvulas de acionamento por corrente com variação de fase na admissão,4 válvulas por cilindro,, bloco e cabeçote em alumínio mostra que é um conjunto moderno, eficiente e de baixa complexidade de manutenção.
O câmbio manual de cinco marchas é bem escalonado, permitindo uma condução agradável em ambientes urbanos, onde o motor trabalha de forma mais eficiente em rotações intermediárias. A embreagem é leve e progressiva, o que facilita o trânsito constante em engarrafamentos, enquanto o curso da alavanca de câmbio é curto e preciso, contribuindo para uma experiência de direção ágil e descomplicada.
O gráfico “Dente de serra” acima mostra o escalonamento, com espaçamento correto das marchas e queda de rotação de decrescente à medida que as marchas vão subindo. Essas quedas, trocando a 6.500 rpm (corte) são: para 1ª-2ª 3.600 rpm, 2ª-3ª para 4.040 rpm, 3ª-4ª 4.650 rpm, e 4ª-5ª 5.220 rpm.
As velocidades, a 6.500 rpm, são 1ª 36 km/h, 2ª 65 km/h, 3ª 105 km/h, 4ª 147 km/h e 5ª 161 km/h, a velocidade máxima, nesse caso a 5.700 rpm, faltando 300 rpm para a rotação de potência máxima.
Em termos de desempenho, o HB20 1,0 aspirado atende bem à proposta de um compacto urbano. A aceleração de 0 a 100 km/h, pelos dados da fabricante é realizada em cerca de 15,4/14,5 segundos (G/A), e a velocidade máxima de 158/161 km/h (G/A), números condizentes com a categoria e o foco do modelo. O destaque fica para o consumo de combustível, que é um dos pontos fortes do motor Kappa. Em ciclo urbano o valor homologado junto ao Inmetro é de 13,5/9,6 km/l, enquanto no uso rodoviário é de 14,6/10,4 km/l. No uso geral durante a semana de testes, com o carro abastecido com álcool a média foi de 11,2 km/l.
Design e acabamento
Desde seu lançamento, o HB20 se destacou pelo desenho inovador, que foi atualizado ao longo dos anos para acompanhar as tendências do mercado. A atual geração, lançada em 2019 e revisada em 2022, adota linhas fluidas e bem definidas, que conferem ao hatchback uma aparência dinâmica e moderna, mesmo na versão de entrada. O capô levemente curvado e a grade frontal ampla criam uma identidade visual forte.
No interior, o padrão de acabamento é simples, mas sem perder em qualidade. Os materiais predominantes são plásticos de boa qualidade, com texturas que transmitem durabilidade. Os bancos são revestidos em tecido, com bom suporte lateral, garantindo conforto durante trajetos urbanos e viagens mais longas. O painel de instrumentos é polêmico ao utilizar grafismo totalmente digital com apresentação de velocidade e rotação do motor em digital, sem escala gráfica, o que pode causar imprecisão para quem gosta de utilizar.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Comportamento dinâmico
A suspensão é do tipo McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, calibrada para proporcionar um bom equilíbrio entre conforto e estabilidade. Nas ruas esburacadas das grandes cidades brasileiras, o carro absorve bem as irregularidades, sem transmitir desconforto aos ocupantes.
A direção com assistência elétrica progressiva é outro ponto positivo, oferecendo leveza nas manobras em baixa velocidade e firmeza adequada em velocidades mais altas. O HB20 se mantém estável em curvas, sem apresentar rolagem excessiva da carroceria, o que transmite confiança ao motorista. Mesmo em emergências, como desvios bruscos, o carro responde de maneira previsível, graças ao conjunto bem afinado entre suspensão, direção e pneus.
O nível de ruído interno é outra característica positiva deste veículo, veja as medições de ruído interno na imagens abaixo:
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Equipamentos e conectividade
Nesta versão de entrada o pacote de equipamentos que, embora básico, é suficiente para o uso diário. O sistema de multimídia atende as necessidades permitindo a conexão com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Os comandos são intuitivos e o volante oferece boa empunhadura e dispõe de controles para o sistema de som, computador de bordo, e controle de velocidade de cruzeiro.
Um ponto positivo é a Hyundai oferecer o controle de cruzeiro, mesmo nesta versão com câmbio manual, mostrando que esse item de conforto não precisa ficar atrelado ao câmbio automático. Há ainda o limitador de velocidade que ajuda a evitar as multas indesejáveis por distração.
O ar-condicionado manual cumpre bem sua função, mesmo nos dias mais quentes. Os vidros possuem acionamento elétrico em todas as portas. O espaço interno é adequado para quatro adultos, com bom espaço para as pernas e altura do teto satisfatória. O porta-malas oferece 300 litros de capacidade, um número dentro da média para a categoria, suficiente para acomodar as bagagens de uma pequena viagem.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Em termos de segurança o HB20, mesmo na versão de entrada, possui um pacote de segurança eficaz. Desde a geração anterior, a Hyundai investiu em trazer equipamentos de segurança que normalmente são encontrados em segmentos superiores. O HB20 aspirado vem de série com assistente de partida em rampas e seis bolsas infláveis (frontais, laterais e de cortina).
Conclusão
O Hyundai HB20 Limited Plus é uma escolha sólida para quem busca um carro compacto, eficiente e com um design atual. Ele entrega o necessário para o uso urbano, com bom consumo de combustível, segurança acima da média e um comportamento dinâmico equilibrado. Embora não ofereça a emoção de um motor turbo ou o refinamento de versões mais caras, o conjunto motor 1,0 aspirado e câmbio manual de 5 marchas cumpre bem seu papel, sendo uma opção racional e confiável para o dia a dia.
GB
FICHA TÉCNICA HYUNDAI HB20 LIMITED PLUS 2024/2025 | |
MOTOR | Motor Kappa 1.0 12v |
Descrição | 3-cil. em linha, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando, corrente, variador de fase na admissão, 4 válvulas por cilindro, aspiração atmosférica, injeção tipo no duto, flex |
Cilindrada (cm³) | 998 |
Diâmetro e curso (mm) | 71 x 84 |
Potência (cv/rpm, G/A)) | 75 / 80 / 6.000 |
Torque (m·kgf/rpm, G/A) | 9,4 /10,2 4.500 |
Taxa de compressão (:1) | 11,5 |
TRANSMISSÃO | |
Descrição | Transeixo com câmbio manual de 5 marchas e ré; tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | 1ª 3,909; 2ª 2,167; 3ª 1,346; 4ª 0,964; 5ª 0.774; ré 3,636 |
Relação de diferencial (:1) | 5,063 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Descrição | Pinhão e cremalheira eletroassistida, indexada à velocidade |
Relação de direção (:1) | n.d |
Diâmetro do volante (mm) | 370 |
Voltas entre batentes | 3 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | n.d |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado / n.d. |
Traseiros (Ø mm) | Tambor / n.d. |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Aço, 5,5J x 15 |
Pneus | 185/60R15 (Michelin de baixo atrito de rolamento) |
Estepe (temporário) | Roda de aço, pneu T125/80R15 |
CONSTRUÇÃO | |
Descrição | Monobloco de aço, hatchback, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 993 |
Carga útil | 441 |
Peso bruto total | 1.434 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas (VDA) | 300 / 930 com banco rebatido |
Tanque de combustível | 50 |
DIMENSÕES EXTERNAS | |
Comprimento | 4.015 |
Largura | 1.720 |
Altura | 1.470 |
Distância entre eixos | 2.530 |
Distância mín, do solo | 160 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO PBEV | |
Cidade (km/L) | 13,5 (G), 9,6 (A) |
Estrada (km/L) | 14,6 (G). 10,4 (A) |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h,(s) | 15,4 (G), 14,5 (A) |
Velocidade máxima (km/h) | 158 (G), 161 (A) |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 5ª (km/h) | 28,2 |
Rotação a 120 km/h em 5ª (rpm) | 4.255 |
Rotação à vel. máxima em 5ª (rpm) | 5.710 |
GARANTIA | 5 anos ou 5 anos/100.000 km em uso comercial |
CONTEÚDO DO NOVO HB20 LIMITED PLUS 2024/2025 |
ESTILO EXTERIOR |
Acabamento em preto fosco nas molduras das portas e coluna central |
Faróis com refletor |
Grade do radiador na cor preto fosco |
Luzes de rodagem diurna (DRL) |
Maçanetas externas cromadas |
Retrovisores externos na cor da carroceria |
ESTILO INTERIOR |
Quadro de instrumentos digital em cores com tela de cristal líquido de 4.2″ |
Apoios de braço laterais revestidos de material que imita couro |
Bancos em tecido preto |
Botão de do freio de estacionamento cromado |
Console central revestido de couro |
Maçanetas internas cromadas |
Painel de instrumentos digital colorido Supervision Cluster com Tela TFT de 4.2″ |
SEGURANÇA |
Alarme perimétrico |
Alerta de presença no banco traseiro |
Alerta de saída segura |
Apoios de cabeça dianteiros e traseiros com regulagem de altura nos 5 lugares |
Assistente de partida em aclives |
Aviso de cintos de segurança dianteiros desatados |
Barras anti-invasivas nas portas |
Bolsas infláveis dianteiras, laterais e de cortina |
Câmera de ré |
Cintos de segurança dianteiros e traseiros retráteis de 3 pontos com pré-tensionador |
Coluna de direção colapsível |
Controle de estabilidade e tração |
Engates Isofix com fixação superior para dois bancos infantis |
Estrutura com deformação programada |
Freios ABS com distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Monitoramento da traseira via câmera |
Monitoramento de pressão dos pneus |
Repetidoras de setas na carcaça dos espelhos retrovisores |
Sinalização traseira de frenagem repentina |
Trava para crianças nas portas traseiras |
Travamento automático das portas e do porta-malas ao atingir velocidade de 20 km/h |
CONFORTO E COMODIDADE |
Abertura e fechamento dos vidros elétricos pela chave |
Acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular) |
Acionamento 3-vezes do indicador de direção |
Alças de teto (4) |
Alto-falantes dianteiros (2) e traseiros 2), e 2 tweeters |
Antena curta no teto |
Ar-condicionado |
Banco do motorista com ajuste de altura por alavanca |
Bolsa porta-revistas no dorso do encosto do banco do passageiro |
Chave presencial Smart Key com telecomando de travamento das portas e porta-malas |
Computador de bordo |
Console central com porta-objetos |
Console de teto com luzes de leitura |
Controle de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade |
Descansa-braço deslizante no console central |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Entrada USB (tipo A) |
Entrada USB atrás do console para o banco traseiro (tipo C) |
Entrada USB para carregamento rápido de celular (tipo C) |
Iluminação no porta-luvas e porta-malas |
Limpador e desembaçador do vidro traseiro |
Luz de teto central |
Luzes de aproximação e afastamento (pelos faróis) |
Para-sóis com espelhos |
Partida do motor por botão |
Retrovisores externos com ajuste elétrico |
Sensor de estacionamento traseiro |
Tomada de 12 V no console |
Vidros elétricos dianteiros e traseiros e do motorista um-toque subida e descida |
Volante com regulagem de altura e distância |
SISTEMA DE ÁUDIO E CONECTIVIDADE |
Central multimídia BlueMedia: central multimídia flutuante com tela tátil de 8″, conectividade Android Auto e Apple CarPlay, conexão Bluetooth com streaming de áudio, acesso a agenda e histórico de chamadas, MP3 player, comando de voz e comando de áudio no volante |