A sétima edição da Shell Eco-marathon Brasil chegou ao fim na última sexta-feira (31), no Píer Mauá (na cidade do Rio de Janeiro, com resultados históricos. A equipe E3 UFSC, da Universidade Federal de Santa Catarina, foi a campeã da categoria Bateria elétrica, entre os protótipos, além de ter batido o recorde do ano anterior atingindo a marca de 381 km/kW·h. Na Combustão Interna, a vencedora pela quarta vez e bicampeã consecutiva foi a equipe Drop Team, da IFRS Erechim (RS), que atingiu a marca de 611 km/l.
Nos carros de conceito urbano, a equipe Green E Car, da UTFPR Medianeira atingiu a marca de 25km/kWh na categoria bateria elétrica e foi a primeira campeã dessa categoria na história da Shell Eco-marathon.
Outro destaque ficou por conta das equipes que construíram veículos a hidrogênio. A GCEE, da Unioeste Foz do Iguaçu, trouxe um Conceito Urbano, totalmente inédito numa competição brasileira. E a equipe boliviana Capitán Victor Ustariz, que tinha estreado na categoria hidrogênio em 2023, voltou este ano para tentar a classificação. As equipes passaram nas inspeções e foram para pista. Mas não conseguiram concluir a prova.
Com essas duas equipes, o evento teve mais um recorde: todas as seis categorias inscritas no evento classificadas foram para a pista.
Em um universo considerado majoritariamente masculino como o automobilismo e a engenharia, a Shell Eco-marathon se diferencia com o protagonismo das mulheres. Nesta edição, foram 127 mulheres, sendo 42 pilotas e nove chefes de equipe. Isso significa que 60% das equipes têm pilotas no volante. E como capitães de equipe, elas já são quase 25%.
Lista de equipes vencedoras:
Protótipo – Bateria elétrica
1º UFSC Florianópolis E3 UFSC – 381 km/kW·h
2º IFSul Charqueadas – Eifchar – 341 km/kW·h
3º ITESM Aguascalientes – Borregos Racing (MEX) – 316 km/kW·h
Protótipo – Combustão interna
1º IFRS Erechim Drop Team – 611 km/l
2º UTFPR Pato Branco Pato a Jato – 509 km/l
3º UTFPR Medianeira Pé Vermelho Efficiency Team – 194 km/l
Conceito Urbano – Bateria
1º Green E Car (UTFPR Medianeira) – 25 km/kW·h
MF
Nota do autor: Incompreensível e lamentavelmente, na minha visão e do AE, a assessoria de imprensa da Shell, a Edelman, não mandou fotos dos veículos vencedores de cada categoria na pista. Decidimos publicar esta notícia incompleta em respeito aos leitores, uma vez que demos informação do importante evento em 29/08/24.