A Ford registrou nos EUA um sistema que permite exibir propagandas na central multimídia de seus automóveis. A tecnologia que nos próximos anos poderá chegar aos modelos da marca consiste na transmissão de publicidade na tela multimídia e nos alto falantes. A patente foi encaminhada para registro em fevereiro de 2023 e publicada no final de agosto, último, diretamente no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO).
Segundo o Ford Authority, site independente especializado em antecipar novidades da fabricante, todo o processo acontecerá de forma automática de acordo com a reação dos ocupantes do veículo, desta forma o sistema decidirá se reproduz mais ou menos propagandas.
Pelo registro da tecnologia, o funcionamento será desta forma: antes de reproduzir um anúncio em vídeo ou áudio, o sistema coletará informações como velocidade do veículo, posição do GPS e destino definido no sistema de navegação. Após compilar todos esses dados, será veiculado um anúncio de um provedor de serviços de internet.
Além disso, o sistema também poderá monitorar os níveis de som dentro do carro e a cadência de uma conversa, para então decidir se reproduzirá um anúncio de áudio quando há uma pausa no diálogo ou um anúncio de vídeo quando as pessoas a bordo estão conversando.
Para não atrapalhar a concentração do motorista, o sistema poderá limitar automaticamente a reprodução dos anúncios ao perceber, pela posição do GPS, que o carro está sendo guiado, por exemplo, em áreas escolares.
Agora resta saber se algum dia o sistema de fato chegará ao mercado.
MF