O Hyundai Creta 2025 reestilizado foi lançado na Índia em janeiro, e agora chega ao mercado peruano. Sendo o Brasil o maior mercado do Creta na América do Sul, muito provável que dentro de alguns meses a fábrica da Hyundai em Piracicaba, SP, comece a produzir o novo suve para o nosso mercado, Inclusive, já foram flagrados protótipos camuflados rodando pelas nossas ruas e estradas.
O polêmico desenho exterior passou a ter traços convencionais. Na dianteira, faróis com linhas mais retas e luzes de rodagem diurna interligadas pela grade, já o para-choque passa a ter amplas entradas de ar e um aplique prata.
Na traseira, as lanternas que antes possuíam elementos separados, foram substituídas por um conjunto horizontal interligado por uma barra luminosa. O para-choque traseiro, assim como o dianteiro, também ganhou um aplique prata. De perfil, a mudança foi apenas nas rodas, diferentes de acordo com cada versão.
No interior, o painel foi totalmente redesenhado e agora conta com telas duplas ladeadas para central multimídia e quadro de instrumentos, com 10,25″ cada (9″ no modelo de entrada). Saídas de ar centrais também foram reposicionadas.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas.
No Peru, o Creta oferece de série seis bolsas infláveis, carregamento sem fio para bateria de celular, câmera de ré e controle automático de velocidade de cruzeiro. Na Índia, o suve disponibiliza ainda controle de cruzeiro adaptativo, assistente de visão panorâmica, alerta de manutenção de faixa e monitoramento de ponto cego.
No mercado peruano o modelo conta com a única opção do motor 1,5 a gasolina de 113 cv, sendo que o câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automático CVT de oito marchas. Já na Índia, há as opções 1,5 turbodiesel de 116 cv e 1,5 turbocarregado a gasolina de 160 cv.
No Brasil especula-se que o atual motor 2,0 seja substituído por um 1,4 ou 1,6 turbocarregado, entre 140 e 160 cv. A confirmar nos próximos meses.
MF