A Nissan inicia as comemorações dos 40 anos da Nismo, sua divisão de preparação de motores, automobilismo e desempenho. Fundada em 25 de setembro de 1984 como Nissan Motorsport International Co. Limited, a marca representa a personificação da dedicação da empresa ao desempenho, tanto nas pistas de corrida quanto nas vias públicas.
Originalmente localizada em Omori, Tóquio, a Nismo serviu como a força motriz por trás de alguns dos veículos e atividades de automobilismo mais emocionantes da Nissan nessas quatro décadas. O espírito da empresa contido no mote Track to Road (da pista para a rua) incorpora seu objetivo de entregar o melhor desempenho da Nissan para motoristas de carros de rua, tirando inspiração e aprendizados do campo de provas mais implacável: a pista de corrida.
Para iniciar as comemorações do marco, os visitantes da Nissan Global Headquarters Gallery, em Yokohama, Japão, podem ver uma mistura de modelos de rua da Nismo — como o ultrarraro Nismo 270R e o reverenciado Nismo 400R — ao lado de ícones de pista como o Nissan R390 GT1, que garantiu o 3º lugar na 24 Horas de Le Mans de 1998. Também estarão expostos o Nissan R91CP, vencedor da 24 Horas de Daytona e ícone do Japan Touring Car Championship (JTCC), e o Calsonic Skyline GT-R Group A.
Além disso, veículos da atual linha de modelos da Nismo vendidos no Japão, incluindo os recentemente lançados Ariya Nismo, AURA Nismo e FAIRLADY Z Nismo, estão em exposição. A mostra vai até 15 de outubro.
Takao Katagiri, chefe da unidade de negócios global de automobilismo da Nissan e presidente da Nissan Motor Corporation (NMC), disse: “Gostaríamos de agradecer a todos que apoiaram a Nismo desde 1984 e estamos ansiosos para entregar velocidade, confiança e alegria nas próximas décadas. Nosso mote de longa data ‘da pista para a rua’ continua com nossos programas de corrida de fábrica Super GT e Fórmula E.”
Falando sobre o futuro, Katagiri acrescenta: “Nosso objetivo é entregar alegria para os fãs no circuito e incorporar os aprendizados da pista de corrida em produtos que os clientes possam comprar. Nossa meta de longo prazo é expandir progressivamente os negócios globalmente, entregando modelos Nismo mais emocionantes para clientes ao redor do mundo.”
Para os fãs, a comemoração continua com o Nismo Festival 2024, programado para 1º de dezembro no Autódromo Internacional de Fuji, na província de Shizuoka. O festival deste ano é dedicado ao 40º aniversário da Nismo, prestando homenagem à rica herança da marca, às conquistas nas corridas e à evolução de seus carros de rua de alto desempenho.
MF