Depois da GM mostrar o Tracker Stock Car no Festival Interlagos, chegou a vez da Toyota revelar a carroceria definitiva do Corolla Cross que disputará o campeonato da Stock Car Pro Series no ano que vem. Feito sobre o arcabouço Audace SNG01, o suve foi mostrado para as equipes de engenharia e executivos da Toyota Gazoo Racing na Audacetech, braço tecnológico do Grupo Veloci, controlador da Vicar, empresa promotora da Stock Car. O modelo vai acelerar na categoria em 2025, inaugurando uma nova era na competição.
A história da Toyota Gazoo Racing na Stock Car começou em 2020, quando o atual Toyota Corolla estreou na categoria. E, desde então, tem escrito uma história de conquistas ao longo dos primeiros cinco anos de disputas, com 106 corridas, 49 vitórias, 27 poles, 37 voltas mais rápidas e 141 pódios.
Fabricada pela canadense Magna, a carroceria é de compósito de fibra de carbono e de vidro, e de aramida.
O motor 2,1-litros turbo de quatro cilindros, derivado do Ford Duratec, mas com diversos componentes próprios, entrega 500 cv e 58,5 m·kgf com álcool. O transeixo traseiro de competição XTrac, de origem inglesa, tem câmbio robotizado de seis marchas.
Com amortecedores reguláveis e importados Penske Racing, a suspensão é independente nas quatro rodas, por triângulos superpostos com molas e amortecedores suspensos atuados por hastes de compressão (pushrods). Por trás do conjunto de rodas desenvolvidas no Brasil pela Mangels estão os discos ventilados da Hipper Freios e pastilhas Cobreq — ambos projetados especificamente para a Stock Car — e pinças de competição da inglesa AP Racing, de seis pistões na dianteira e quatro na traseira.
Já o posto do motorista tem monitor e painel dotados de dezenas de novas funções, além de uma inédita câmera interna de 360 graus que será utilizada em breve nas transmissões das corridas da Stock Car Pro Series e, também, por um aplicativo exclusivo que será lançado pela categoria.
MF