Mais uma motocicleta Royal Enfield surge na linha da marca indiana para deixar ainda mais difícil a escolhe de um dos modelos. Desta vez a novidade é a Royal Enfield Bear 650, uma espécie de scrambler com base na Royal Enfield Interceptor 650. O termo scrambler surgiu há muito tempo, definindo uma motocicleta que mistura estilo e elementos das naked convencionais com as fora-de-estrada. As variações scrambler foram muito populares nos anos ’60, de várias marcas, europeias e asiáticas.
Olhando as poucas fotografias que já temos disponíveis — a nova Royal Enfield ainda será lançada oficialmente no próximo mês —, nota-se facilmente que se trata de uma Interceptor 650 modificada, com maior distância livre do solo, pneus de uso misto asfalto/terra e guidão mais largo. Isso tudo, conforme o próprio fabricante define, confere à Royal Enfield Bear 650 uma “leve” capacidade off-road.
Os mais puristas, aqueles que cultuam as versões scrambler de várias marcas, certamente lamentarão a falta de um escapamento duplo alto, saído pelo lado direito da motocicleta — marca registrada das motocicletas scrambler — o que provavelmente não foi possível adotar devido a alguma limitação técnica. Em seu lugar, um escapamento dois-em-um já permite que a ousada Bear seja bem diferente da comportada Interceptor.
Esteticamente, a Royal Enfield Bear tem um porte muito interessante, com cinco padrões de cores e um novo painel de instrumentos de TFT com o tripper incorporado. Farol, lanterna e piscas são de LED e o number plate nas duas laterais complementa o estilo off-road da motocicleta.
GM