• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Colunas

FIA LIBERA O CAIXA DA AUDI E PENALIZA VERSTAPPEN

MARCA ALEMÃ VAI ESTREAR COM ORÇAMENTO MAIOR QUE RIVAIS E HOLANDÊS E PENALIZADO NO MÉXICO

identicon por Wagner Gonzalez
29/10/2024
em Colunas, Conversa de Pista, Curva 3, WG






A alemã Audi adquiriu o controle acionário da suíça Sauber no início da temporada e vai estrear na F-1 com uma vantagem financeira em relação aos seus adversários. De acordo com a Federação Internacional do Automóvel (FIA), o custo de vida em torno de 40% mais alto no país helvético em relação ao praticado na Grã-Bretanha e na Itália (onde estão nove das dez equipes inscritas no campeonato, justifica a concessão e não afeta o equilíbrio econômico estabelecido em 2021.

Sauber pintou os carros de verde e a Audi colheu um bônus (Foto: Stake-Sauber)

Por seu lado as manobras exacerbadamente arrojadas que Max Verstappen usa para se defender dos ataques de Lando Norris — único piloto que ainda pode evitar que ele chegue ao quarto título consecutivo — finalmente foram punidas. Se em Austin o britânico foi penalizado em 5 segundos, na Cidade do México foi a vez do holandês ser obrigado a parar nos boxes por um tempo quatro vezes maior, consequência do seu comportamento em duas ocasiões durante a corrida de domingo.

Norris foi segundo e diminuiu a diferença para Verstappen, que ficou em sexto (Foto: McLaren)

Desde 2021 a F-1 impõe às equipes que disputam o Campeonato Mundial um teto de gastos que visa a equilibrar toda a categoria. Inicialmente esse valor era de US$ 145 milhões, e nos dois anos seguintes foi reduzido em parcelas de US$ 5 milhões. Atualmente o teto de gastos é de US$ 135 milhões (cerca de R$ 770,85 milhões ao câmbio atual). Em 2026, em função da mudança de regulamento técnico, inflação, variação cambial desde que a norma foi baixada, será ajustado para US$ 215 milhões (R$ 1.228 bilhão). Além disso, também foi considerada uma mudança nas normas britânicas que agora não permitem abater do faturamento bruto os gastos com pesquisa e desenvolvimento. Ainda não está definido o valor do bônus que a FIA irá autorizar para a Audi, mas como o salário médio dos seus funcionários suíços varia entre 35% e 45% superiores aos praticados pelas equipes sediadas na Inglaterra e na Itália, já se pode ter uma ideia de quanto poderá ser esse bônus.

Tal como no GP em Austin, na Cidade do México Verstappen e Norris se enroscaram (Foto: Red Bull)

Demorou, mas finalmente algo foi feito para conter o arrojo exacerbado de Max Verstappen em se defender de Lando Norris. As atitudes do holandês ganham mais críticos a cada corrida, situação que é cíclica na  F-1 e que tem Alain Prost, Ayrton Senna, Michael Schumacher, Fernando Alonso e Lewis Hamilton como personagens de situações semelhantes. Por mais que se diga que o piloto está defendendo sua posição, a maneira como isso acontece quando esses nomes estão, ou estiveram, à frente é algo distante do que se espera de um espetáculo aguerrido e disputado.

A disputa de Lawson e Pérez ainda vai render muitas linhas….(Foro: Red Bull)

Evidentemente não se trata de deixar o adversário superar quem está à frente, porém a história da categoria também tem registros de disputas antológicas que empolgaram sem apelar para manobras discutíveis. Gilles Villeneuve e René Arnoux no GP da França, em Dijon-Prenois, 1979; a batalha entre Elio De Angelis e Keke Rosberg no GP da Áustria de 1982, em Zeltweg; a recuperação de Stefan Bellof e Ayrton Senna sobre Alain Prost no ensopado GP de Mônaco de 1984 em cima de Alain Prost; no final do GP da Espanha, em Jerez, 1986, entre Ayrton Senna e Nigel Mansell e a disputa entre Ayrton e Gerhard Berger no GP do Japão, em Suzuka, 1991 são apenas alguns exemplos.

Lawson segue a cartilha de Verstappen e disputa com Pérez a vaga de companheiro de Max em 2025 (Foto: Red Bull)

Verstappen, é bom lembrar, está vivendo um período de inferno astral: recentemente foi admoestado pela FIA por usar palavras chulas em entrevistas durante os GPs e na reunião de pilotos na Cidade do México vários pilotos solicitaram que a FIA esclareça o que é válido e o que é proibido nas disputas de posição. O assunto vai render bastante no final de semana. Não bastasse a ousadia do holandês, o neozelandês Liam Lawson já demonstrou, às custas de Fernando Alonso e Sérgio Pérez, que Verstappen não está sozinho nessa causa mais ingrata do que emocionante.

Sainz foi o grande nome no domingo: celebrou com a equipe e invadiu a festa da McLaren (Foto: Ferrari)

O resultado completo do GP da Cidade do México, corrida que teve o pole position Carlos Sainz como vencedor e amplo dominador, você encontra aqui.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Siga-nos no Instagram

 







Tags: CampeonatoFerrariLawsonMundialNorrisorçamentoPerezpuniçõesSainzSauberteto de gastosVerstappen
Próximo
Distribuição perfeita de peso (foto: extrato da propaganda da BMW)

Jornal RODA #14 - BMW, LEICA M EDITION 70, EDIFÍCIO ROLIM

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17