O suve Lexus UX 300h chega ao Brasil em versão única. Seu conjunto mecânico é composto por um motor a combustão 2-L a gasolina de152 cv e 18,8 m·kgf, associado a um motor elétrico, com bateria de íons de lítio, de 112 cv e 20,6 m·kgf. Com isso, a potência combinada é 198 cv, 14 cv a mais que o antecessor UX 250h. A Lexus é a submarca de Toyota para veículos de alto luxo.
O sistema híbrido fornece energia para recarregar a nova bateria de 60 células de íons de lítio (que substitui a anterior de hidreto de níquel metálico), instalada sob o banco traseiro para contribuir com a dinâmica ao dirigir e a capacidade de armazenamento.
Já o novo câmbio continuamente variável do tipo planetário tem a tecnologia shift-by-wire, que substitui as conexões mecânicas por comandos elétricos para proporcionar trocas de marchas mais rápidas e suaves.
As suspensões são independentes, dianteira McPherson e traseira por triângulos superpostos, ambas atreladas a subchassis. Já o assistente de curvas é integrado ao controle de estabilidade
No interior, uma tela de 12,3″ para o quadro de instrumentos e outra de mesmo tamanho para a central multimídia, cinco portas USB, bancos dianteiros com aquecimento, ventilação e ajuste elétrico em 8 direções; teto solar elétrico, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico e tampa do porta-malas com abertura por sensor de movimento de um pé;
São oito bolsas infláveis: duas dianteiras, duas laterais para motorista e acompanhante, duas de cortina e duas de joelhos para motorista e passageiro dianteiro.
O carro possui também sistema de pré-colisão com detecção de pedestres, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de manutenção de faixa, alerta de saída de faixa com assistente de direção, farol alto automático e alerta de ponto cego.
Oferecido em versão única, o modelo tem preço sugerido de R$ 300.000.
MF