O BYD Dolphin Mini é um compacto elétrico que se destaca por ser acessível no mercado brasileiro com preços a partir de R$ 115.800 na versão de 4 lugares (versão testada) e R$ 119.800 na versão 5 lugares. Apesar de sua proposta urbana, algumas características de sua dirigibilidade merecem atenção tanto para os entusiastas quanto para o público geral que busca um modelo eficiente e prático.
Nosso editor-chefe, Bob Sharp, já havia mostrado as principais características do veículo em uma semana de uso predominante urbano que teve com o carro em março deste ano. Agora, nesta semana de uso, explorei um pouco mais o uso rodoviário visando mostrar as virtudes e pontos que merecem atenção do fabricante, assim como dos usuários que pretendem adquirir este veículo.
Dinâmica veicular
O Dolphin Mini apresenta uma suspensão projetada para oferecer conforto em ambientes urbanos, mas que não entrega a mesma robustez em situações de asfalto irregular ou trechos com lombadas e depressões. A altura livre do solo de 110 mm não é problema para a maior parte dos eventos que encontramos no dia a dia, mas a excessiva movimentação da suspensão traseira chega a assustar ao passar por trechos ondulados.
A calibração mais solta da suspensão traseira de eixo de torção privilegia um comportamento subesterçante (understeer), ideal para iniciantes, pois confere maior previsibilidade ao condutor em curvas de alta velocidade ou manobras bruscas, como desvios de obstáculos, mas pode limitar a agilidade que alguns esperam de um hatch compacto.
A calibração da suspensão mostrou margens para melhorias, especialmente em velocidades mais altas e em trechos com depressões sequenciais, muito comum em nossas vias. O uso de pneus 175/55R16 é uma preocupação adicional, visto que a altura da lateral sugestiona a facilidade de corte e danos às rodas, mas garantem um desempenho coerente com a proposta urbana, sem se equiparar à precisão dinâmica de modelos mais esportivos ou desenvolvidos para desempenho?
Capacidade da bateria e alcance
O BYD Dolphin Mini utiliza baterias do tipo Blade (lítio e fosfato de ferro), uma tecnologia conhecida pela durabilidade e segurança. Diferente das baterias de íons de lítio tradicionais, as Blades são mais resistentes à temperaturas elevadas, possuem maior número de ciclos de recarga e oferecem menos riscos de incêndio. Essa característica torna o Dolphin Mini adequado para o clima e as condições de uso no Brasil.
O modelo possui bateria de 38 kW.h, que proporciona um alcance declarado de 280 km pelo ciclo do Inmetro. No entanto, é importante considerar que no uso em velocidades mais elevadas em estrada esse alcance é reduzido, Já em uso mais frequente no ciclo urbano é possível superar os 300 km.
O Dolphin Mini oferece duas formas de carregamento:
- Carregamento AC (corrente alternada):
Utilizando um carregador doméstico ou de postos públicos com corrente alternada, o carro pode ser recarregado em cerca de 6 a 7 horas, dependendo da potência da rede elétrica. Essa opção é ideal para recargas noturnas em casa. - Carregamento rápido DC (corrente contínua):
Com carregadores rápidos em corrente contínua, o Dolphin Mini é capaz de carregar de 10% a 80% da capacidade em aproximadamente 30 minutos. Essa funcionalidade é essencial para quem realiza trajetos mais longos e precisa de uma recarga rápida em postos públicos.
O modelo também inclui sistemas de regeneração de energia, que convertem a energia cinética do veículo durante frenagens ou desacelerações em carga para a bateria. Essa funcionalidade não apenas aumenta a eficiência energética, mas também contribui para um maior alcance em cenários urbanos, onde há muitas paradas e retomadas. A integração entre o sistema de regeneração e o freio de serviço mostra um ponto que poderia ser melhorado pelo fabricante, visto que na avaliação recente do Yuan Pro já foi notado melhor integração entre os sistemas.
Essas opções tornam o Dolphin Mini uma alternativa prática e eficiente, especialmente para motoristas que têm acesso a infraestrutura de recarga ou que realizam trajetos predominantemente urbanos.
Clique nas fotos com botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Potência e frenagem
Dotado de um motor elétrico que entrega torque imediato de 13,8 m·kgf e potência máxima de 75 cv, o Dolphin Mini se comporta bem em acelerações moderadas, típicas de tráfego urbano. Contudo, em situações que demandam potência extra, como ultrapassagens em rodovias, o modelo exige mais planejamento por parte do condutor. Os freios a disco nas 4 rodas, embora bem dimensionados, têm sensação de desaceleração inferior às de veículos convencionais, reforçando a necessidade de atenção adicional ao dirigir em emergências ou chuva.
Quando desafiado em rodovias ou em situações que exigem acelerações mais intensas, o modelo mostra limitações, especialmente acima de 100 km/h, devido à potência relativamente modesta. Ainda assim, para a proposta do veículo, que prioriza eficiência e uso urbano, o desempenho atende bem às expectativas.
Pneus e conectividade
Os pneus 175/55 R16 são uma escolha peculiar e contribuem para a eficiência do consumo energético do veículo. No entanto, sua disponibilidade limitada no mercado brasileiro pode representar um custo mais alto de substituição, já que a reposição ocorre, em geral, apenas por meio de concessionárias da marca. O fabricante já indicou que trabalha junto à matriz para desenvolver uma dimensão de pneu que esteja disponível com maior facilidade no mercado nacional.
No interior, o carro oferece conectividade eficiente, com uma tela multimídia rotacional e comandos por voz, elevando o nível de interação. Essa integração tecnológica, somada ao torque instantâneo e à facilidade de manobras, reforça o apelo do modelo para uso diário em centros urbanos.
Clique nas fotos com botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Conclusão
O BYD Dolphin Mini é uma escolha inteligente para quem busca um elétrico acessível com foco em economia e praticidade urbana. Sua dinâmica não é voltada ao desempenho esportivo, mas sim ao conforto e à previsibilidade, qualidades ideais para o público-alvo do modelo, e esperamos que em breve o fabricante entregue amortecedores com curva de amortecimento mais adequando, fazendo a substituição sem custos aos usuários que venham a reclamar da configuração atual.
Apesar de algumas limitações em rodovias e no ajuste da suspensão, o Dolphin Mini se posiciona como um passo promissor para a popularização dos elétricos no Brasil, especialmente em cidades grandes, onde seu alcance e agilidade atendem às demandas da vida moderna.
GB
FICHA TÉCNICA BYD DOLPHIN MINI | |
MOTOR ELÉTRICO | |
Potência máxima (cv) | 75 |
Torque máximo (m·kgf) | 13,8 |
Localização | Dianteira |
TRANSMISSÃO | |
Tração | Dianteira |
Sistema | Direta com redutor |
Relação do redutor (:1) | n.d |
Operação | R-N-D |
BATERIA | |
Tipo | Blade (fosfato de ferro-lítio), localizada no assoalho pelo lado externo e estrutural |
Capacidade (kW·h) | 38 |
Tempo de recarga, 10 a 80% corrente contínua (DC) (minutos) | 30 |
Alcance (km, Inmetro) | 280 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson |
Traseira | Eixo de torção |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira eletroassistida |
Relação de direção (:1)’ | n.d. |
Diâmetro do volantes (mm) | 370 |
Voltas entre batentes | 2,9 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 9,9 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado / n.d. |
Traseiros (Ø mm) | Disco / n.d. |
Atuação | Hidráulica servoassistida por bomba dedicada, ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Freio de estacionamento | Eletromecânico acionado pelo botão “P” |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 5J x 16 |
Pneus | 175/55 R16H (Linglong Green Max EP100) |
Estepe | Não tem; no lugar, kit de reparo e bomba de ar elétrica |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco de aço, hatchback, 4 portas, 4 lugares, subchassi dianteiro |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 3.780 |
Largura sem/com espelhos | 1.715 / n.d. |
Altura | 1.580 |
Entre-eixos | 2.500 |
Bitola dianteira/traseira | 1.500 / 1.500 |
Distância mínima do solo | 110 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.239 |
Peso bruto total (kg) | 1.568 |
Carga útil (kg) | 329 |
Porta-malas (L) | 230 (930 com os bancos traseiros rebatidos) |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 14,9 |
Velocidade máxima (km/h) | 130 |
REVISÕES | |
Temoo ou quilometragem | 1 ano ou 20.000 km |
GARANTIA | |
Veículo | 5 anos ou 500.000 km |
Bateria | 8 anos |
CONTEÚDO DO BYD DOLPHIN MINI |
EXTERIOR |
Espelhos retrovisores com ajuste elétrico com aquecimento e rebatimento manual |
Facho alto automático |
Faróis de LED com ajuste de altura do facho a bordo |
Faróis de neblina |
Lanternas traseiras de LED |
Limpador de para-brisa monobraço pantográfico |
Luz de acompanhamento por faróis e lanternas ligadas após desenergizar o motor por determinado período |
Luz de traseira de neblina |
Luzes de rodagem diurna (DRL) de LED |
Porta de carga com destravamento elétrico |
Rodas de liga de alumínio de 16 polegadas |
Terceira luz de freio de LED |
INTERIOR |
Ajuste elétrico do banco do motorista (6 direções) |
Ajuste manual do banco do passageiro dianteiro (4 direções) |
Bancos revestidos de material premium |
Bolsas porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros |
Carregador de bateria de telefone celular por indução |
Descansa-braço central dianteiro |
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis |
Espelho interno noite/dia prismático |
Luzes de leitura dianteiras de LED |
Para-sóis com espelho, tampa corrediça e iluminação |
Portas USB dianteiras, duas tipo A e uma Tipo C |
Quadro de instrumentos de 7″ de alta resolução |
Tomada 12 V |
Vidro de motorista com acionamento elétrico um-toque descida/subida |
Vidro traseiro com aquecimento e desembaçador |
Volante multifuncional |
MULTIMÍDIA |
Alto-falantes (4) |
Atualização remota |
Comando por voz |
Conexão de rede 4G |
Espelhamento Android Auto e Apple CarPlay |
Navegador GPS |
Rádio AM e FM |
Sistema de armazenamento de dados em nuvem BYD |
Sistema de cabine inteligente (ICS) com tela flutuante de 10,1″ rotacional |
Sistema de controle de voz inteligente |
Spotify |
NOVA ENERGIA |
Função de descarga AC padrão (veículo para carga/V2L) |
Sistema de reserva de carregamento |
Tomada de carga Corrente Alternada (AC)( Tipo 2 6,6 kW |
Tomada de carga Corrente Contínua (DC) CCS2 40 kW |
SEGURANÇA E CONFORTO |
Ajuste do volante em altura e distância |
Alerta de cintos de segurança desatados (todos) |
Ar-condicionado automático |
Assistente de partida em aclives |
Ativação automática do freio de estacionamento nas paradas no trânsito |
Bolsas infláveis dianteiras, laterais (bancos dianteiros) e de cortina (bancos dianteiros e traseiro) |
Câmera de ré com linhas de trajetória dinâmicas |
Chave presencial |
Cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de força |
Controle automático de velocidade de cruzeiro |
Controle de estabilidade e tração |
Desaceleração controlada para freio de estacionamento |
Distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Freio de estacionamento eletromecânico |
Freios regenerativos cooperativos inteligentes |
Modos de condução Sport, Eco e Normal |
Monitoramento direto da pressão dos pneus |
Sensores de estacionamento traseiro |