Está desembarcando no Brasil a segunda geração do suve Porsche Macan. Com mudanças significativas, o modelo traz como maior destaque quatro versões totalmente elétricas, que irão conviver com outras quatro opções a combustão. Além do novo trem de força, o suve recebeu aprimoramentos internos e externos.
Quadro de instrumentos tem tela curvada de 12,6″ e multimídia 10,9″. Como opcional, também está disponível uma tela de 10,9″ para o passageiro.
Motores elétricos e bateria
O novo modelo de entrada da linha eletrificada do Macan será o primeiro com tração traseira; e a propulsão é fornecida exclusivamente pelo motor de 340 cv no eixo traseiro.
O motor elétrico possui um inversor de pulso de 480 ampères em que o material semicondutor de alta eficiência carbeto de silício (SiC) é utilizado para proporcionar maior eficiência. Ele reduz significativamente as perdas de comutação no inversor de pulso e permite frequências de comutação mais altas. Em combinação com o controle de largada, o Macan dispõe de até 360 cv com a sobrepotência, e 57,4 m·kgf. O 0-100 km/h é feito em 5,7 segundos com velocidade máxima de 220 km/h. Seu alcance é de até 443 Km.
O Macan 4 Electric adiciona um motor dianteiro síncrono de 210 mm de diâmetro e 100 mm de comprimento, tornando-se um modelo de tração integral. O inversor de pulso é de 350 ampères. Desta maneira, o Macan 4 dispõe 387 cv, ou 408 cv no modo sobrepotência com o controle de largada e 66,3 m·kgf. O 0-100 km/h é em 5,2 s, mantendo 443 km de alcance.
Já o Macan 4S traz um novo motor traseiro com inversor de pulso de 600 ampères. Juntamente com o motor dianteiro, também usado na versão 4 Electric e na Turbo Electric, dispõe de 448 cv com uma breve sobrepotência de 516 cv. Com o controle de largada, o torque máximo é de 83,6 m·kgf. O 4S Electric faz 0-100 km/h em 4,1 segundos com velocidade máxima de 240 km/h. O alcance é de 438 Km.
O Macan Turbo utiliza exclusivamente a última geração de motores elétricos síncronos montados nos eixos dianteiro e traseiro para alcançar excelente eficiência e dispor elevada potência. No eixo traseiro, destacam-se o motor de Ø 230 x210 mm de comprimento e o impressionante inversor de pulso trabalhando com 900 ampères. Os números por si só indicam desempenho de primeira classe: em combinação com o controle de largada o Macan Turbo Electric ostenta 639 cv. O torque máximo é de 115 m·kgf. Isso garante grande emoção ao dirigir: O Macan Turbo acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e chega a 260 km/h, com alcance de 435 Km.
A bateria de íons de lítio, acondicionada no assoalho, tem capacidade bruta de 100 kW·h, dos quais até 95 kW·h podem ser usados ativamente.
Dimensões
O suve mede 4.784 mm de comprimento, 1.938 mm de largura, 1.622 mm de altura e 2.893 mm entre eixos, aumento de 86 mm. o coeficiente aerodinâmico (Cx) é de 0,25 e as rodas são de até 22″
Dependendo da versão, a capacidade do porta-malas pode chegar a 540 litros. Além disso, há um segundo compartimento de bagagem sob o capô dianteiro com capacidade de 84 litros. Se o encosto do banco traseiro for totalmente rebatido, a capacidade do compartimento de bagagem aumenta para até 1.348 litros. A capacidade de reboque é de 2.000 kg.
O motorista e o passageiro dianteiro agora ficam até 28 mm mais baixos do que antes, enquanto os passageiros traseiros ficam até 15 mm mais baixos com aumento do espaço para as pernas.
Pacote fora de estrada
Um pacote fora de estrada também está opcionalmente disponível para todas as versões. A geometria alterada do para-choque dianteiro aumenta o ângulo de entrada para até 17,4°, dependendo da versão (com a suspensão pneumática no nível mais elevado). Em combinação com a suspensão pneumática adaptativa, o pacote fora de estrada também aumenta a distância livre do solo em 10 mm, para 195 mm na configuração normal.
Eixo traseiro direcionável e amortecedores de dois estágios
As versões 4 Electric, 4S Electric e Turbo Electric possuem tração integral. Os dois motores elétricos são controlados quase em tempo real por meio da unidade eletrônica de potência, que opera cerca de cinco vezes mais rápido do que um sistema de tração integral convencional e pode responder à patinagem de uma das rodas em 10 milissegundos. Além disso, a distribuição da tração nas quatro rodas é regulada pelo programa de condução selecionado
O Macan Turbo possui bloqueio do diferencial traseiro controlado eletronicamente. Já o Electric possui suspensão pneumática dotada de controle eletrônico de amortecimento e amortecedores têm tecnologia de duas válvulas.
Pela primeira vez, o suve possui como opcional o eixo traseiro direcionável, com um ângulo máximo de esterçamento de 5°, Isso permite um diâmetro mínimo de curva de apenas 11,1 metros.
Preços
Disponibilizado como modelo 2025, o Macan elétrico está disponível em 4 versões:
Electric – R$ 560.000
4 Electric – R$ 580.000
4S Electric – R$ 630.000
Turbo Electric – R$ 770.000
Essas quatro versões darão complementariedade à atual família de modelos a combustão, constituída do Macan (R$ 490.000), Macan T (R$ 540.000), Macan S (R$ 645.000) e Macan GTS (R$ 735.000).
MF