Caros e caras, como vão vocês?
Por aqui tudo ótimo.
Iniciando mais uma coluna. E confesso que ainda não encontrei um formato recorrente. Não acho que seja um problema desde que o conteúdo seja bom. Então desta vez escolhi um formato mais descontraído e com assuntos que me chamaram a atenção essa semana que passou e mais algumas sugestões. Vamos lá.
Jornal Roda
Nessa semana comecei a colaborar com o Jornal Roda, uma newsletter bem bacana publicada na plataforma hype Substack. Uma plataforma interessante e com conteúdos mais selecionados. Vale a pena utilizar o aplicativi da Substack e assinar o Jornal Roda.
Jornal Roda – “Carros, relógios, design e arquitetura formam o editorial, que se funde com uma curadoria da cena cultural nacional e internacional. Uma newsletter fora das redes sociais, focada na qualidade de conteúdo e não no engajamento do algoritmo. Pronta para ser apreciada no seu tempo, e não perdida na rolagem do feed.”
Você pode conferir a Roda nesse link. Imagino que esse conteúdo possa interessar alguns aqui no AE. Nas minhas ideias para expandir mais a nossa audiência e assuntos confesso que estou pensando em publicar essa newsletter aqui no AE. Quem visitou e gostou, por favor se manifeste nos comentários para eu saber se seria um bom caminho.
Agradeço aos amigos Henrique de Resende Mendonça e Alexandre Iervolino, os editores da Roda, pelo convite.
Ferrari Testarossa 40 anos
Quatro décadas se passaram desde a estreia do icônico Ferrari Testarossa, apresentado ao mundo no palco do Lido Club, na avenue de Champs-Elysées, durante o Salão de Paris, em outubro de 1984. O nome “Testarossa” ressurgia em glória, marcando a sucessão do 512 BBi. Para este modelo, a Pininfarina desenhou uma obra de impacto visual e inovação técnica. Suas ousadas entradas de ar laterais e proporções ampliadas revelaram uma ruptura no DNA de design da Ferrari, consolidando uma nova linguagem estética. Sob o capô, o motor V-12 de 180° (cilindros horizontais opostos) com quatro válvulas por cilindro, elevou o padrão de potência, fazendo do Testarossa o carro esportivo de produção mais potente de sua época.
O nome “Testarossa” presta homenagem ao lendário modelo 250 Testa Rossa, vencedor do Campeonato Mundial de Carros Esporte de 1957. “Testa Rossa”, que em italiano significa literalmente “cabeça vermelha”, nesse caso é “cabeçote vermelho”, faz referência às tampas de válvulas pintadas de vermelho presentes nos motores de 12 cilindros de ambos os modelos.
A Obra-Prima Pessoal de Sergio Pininfarina (1927-2012)
A Testarossa ocupa um lugar especial na história da Pininfarina, especialmente para Sergio Pininfarina, seu designer, e filho do fundador da empresa que leva o seu nome, Battista Pininfarina. Mais do que uma criação de sua equipe, o modelo se tornou seu automóvel pessoal – uma representação tangível de sua visão de excelência no design italiano. Para Sergio, o Testarossa era a síntese perfeita entre forma e função, em que a arte do design dialogava com a obsessão técnica da Ferrari. Ele transcendeu seu tempo e se firmou como uma obra-prima atemporal que, 40 anos depois, ainda inspira o design automobilístico mundial.
Na semana passada a Ford veio com duas notícias altamente entusiasmantes para nós.
A primeira foi a conquista do Mustang GTD em Nürburgring
O modelo cumpriu a promessa da Ford: tornou-se o primeiro carro esportivo americano de série a completar uma volta abaixo de 7 minutos no circuito alemão. O Mustang de rua mais rápido de todos os tempos, o GTD percorreu os 20,8 km e 73 curvas do “Inferno Verde” em 6 minutos e 57,685 segundos. O próximo carro americano de produção na lista é o Dodge Viper ACR com o tempo de 7 minutos e 1,3 segundos, obtido em 2017. Ford, fica a dica para trazer o GTD para o Brasil e marcar um recorde em Interlagos!
O Mustang GTD representa máximo do desempenho do Mustang, com lições aprendidas pela Ford Performance e a Multimatic no programa de competição do Mustang GT3, especialmente quanto à aerodinâmica e configuração para pistas. Porém, o Mustang GTD não está sujeito às regras e regulamentos das corridas GT3, que proíbem grande parte da tecnologia que permite uma volta abaixo de sete minutos em Nürburgring.
O minidocumentário “Road to the Ring“, que vale muito a pena ser degustado, mostra essa conquista e pode ser visto aqui. Nas configurações do vídeo há legendas em português.
“Estamos orgulhosos de ser o primeiro fabricante americano a ter um carro capaz de completar uma volta em Nürburgring abaixo de sete minutos. Mas não estamos satisfeitos, sabemos que o Mustang GTD pode render muito mais. Por isso, voltaremos.” Jim Farley, presidente da Ford Motor Company
Confira uma galeria de fotos especiais!
Um pouco mais sobre o Mustang GTD 2025
O Mustang GTD 2025 redefine o conceito de desempenho para a linha Mustang. Seu motor V-8 5,2 supecarregado entrega 815 cv e 90,2 m·kgf de torque, atingindo a velocidade máxima de 325 km/h — o Mustang de rua mais potente já produzido pela Ford.
A carroceria incorpora painéis de compósito de fibra de carbono em elementos como para-lamas, capô, teto e difusores, resultando em um veículo mais leve e com o centro de gravidade mais baixo. Além disso, conta com um sistema aerodinâmico ativo, incluindo aletas dianteiras controladas hidraulicamente e uma asa traseira ajustável, otimizando o fluxo de ar para máxima eficiência de velocidade e aderência.
O desempenho do GTD é sustentado por uma suspensão semiativa de arquitetura exclusiva, capaz de ajustar altura e rigidez de forma automática. No modo Track, a altura da carroceria é reduzida em 40 mm, e a bitola é ampliada em quase 10 cm em relação ao Mustang GT. Na traseira, a suspensão com amortecedores em posição horizontal e subchassi tubular de alta rigidez garantem precisão de resposta e estabilidade em curvas de alta aceleração lateral.
Para lidar com toda essa potência, o GTD conta com um transeixo com câmbio de 8 marchas montado na traseira, ligada ao motor por um cardã de fibra de carbono, resultando em uma distribuição de peso próxima a 50/50. Os freios Brembo carbocerâmicos garantem frenagens consistentes em uso extremo, enquanto as rodas forjadas de 20 polegadas são montadas por pneus de seção transversal de 325 mm na frente e 345 mm. na traseira.
O Mustang GTD 2025 não é apenas o Mustang mais potente— é também o mais avançado em termos de tecnologia, aerodinâmica e engenharia, oferecendo uma experiência de condução que ultrapassa os limites impostos às pistas.
Enquanto isso no Brasil
No dia 10 de dezembro, em evento de final de ano para informar os resultados de 2024 a Ford fez um anúncio mais do que festejado. O Mustang será importado com caixa manual. E no mesmo dia fez uma postagem altamente entusiasta no seu Instagram dizendo: “Até que seja ilegal. Estaremos aqui…”
Mas o mais interessante foi um easter egg nessa postagem com uma das fotos mostrando um punta-tacco sendo feito com mocassins. Alguém captou a mensagem?
Os presidentes autoentusiastas
Alguns presidentes globais das maiores fabricantes de automóveis são verdadeiros autoentusiastas. Alguns mais evidentes que outros. Ser um autoentusiasta é bem importante para quem ocupa esse cargo, mas não é sempre sinônimo de sucesso ou de lançamentos apenas de carros bacanas. As empresas têm que atender todo o mercado e existem diversos tipos de clientes e demandas. E os investidores querem sempre o máximo retorno para seu dinheiro. Mas eu digo que toda a compra de um carro, menos os veículos comerciais, é sempre emocional. E quando um fabricante faz carros extremamente bacanas emoção e desejo acabam permeando para todos os modelos. Daí a importância dos carros realmente especiais.
Aqui eu listo quatro presidentes (ou ex-presidentes) de fabricantes que tem o entusiasmo em suas veias.
Luca de Meo, italiano e atual presidente global da Renault, iniciou sua carreira na própria Renault em 1992. Depois passou por Toyota, Lancia, Fiat, Alfa Romeo, Abarth, Volkswagen e SEAT, em diversas posições, até retornar para a Renault como presidente em 2020. Eu gostei quando vi a descrição dele no seu perfil do LinkedIn, Car enthusiast, entusiasta por carros.
Carlos Tavares, Português e recém-saído do cargo de presidente global da Stellantis. Engenheiro com uma carreira longa na Renault e Nissan. Depois foi apontado como CEO da PSA onde levantou a empresa, comprou a Opel e fez a fusão da PSA com a FCA para a criação da Stellantis. Também é piloto de Rali e Endurance. Mesmo tendo essa carreira brilhante e sendo um autoentusiasta, com a queda abrupta dos resultados da Stellantis nos EUA sua posição ficou insustentável e ele se viu obrigado a sair.
Akio Toyoda, neto do fundador da Toyota, foi além de seu cargo de CEO ao atuar como piloto sob o pseudônimo “Morizo”. Usando as pistas como laboratório, participou de provas icônicas como a 24 Horas de Nürburgring, onde aprimorou o DNA esportivo da marca. Sua vivência inspirou a criação de modelos como GR Yaris, GR Supra e GR86, focados em proporcionar uma condução envolvente. Foi ele quem deu o empurrão necessário para a produção do Lexus LFA. Como líder do time Gazoo Racing (GR), Toyoda incorporou o espírito das corridas à filosofia de desenvolvimento da Toyota, reposicionando a marca com carros um pouco mais emocionantes e desejáveis.
Jim Farley, nascido na Argentina, antes de se juntar à Ford em 2007, foi vice-presidente e gerente geral da Lexus, responsável pelas operações de vendas e marketing da marca de luxo da Toyota. Ele ocupou cargos importantes na Ford, incluindo CEO e presidente da Ford Europa, vice-presidente executivo de Mercados Globais e presidente de Novos Negócios, Tecnologia e Estratégia. Em 2020, assumiu o cargo de CEO da Ford. Ele participa de várias corridas e tem alguns carros interessantes.
Uma sugestão de presente de Natal
Em agosto julho de 2013 eu conheci a Roue, uma marca de relógios bem interessante. Eu já não usava relógio há pelo menos 10 anos, mas gostei tanto dos modelos que comprei um para mim. Confesso que não uso todos os dias, mas quando vou a algum evento mais bacana e faço questão de usar o meu Roue. E gostei muito da qualidade, pois o mecanismo é da Seiko.
Como resultado disso, há alguns meses fizemos uma parceria entre AE e Roue como vocês já devem ter visto nos anúncios. E quem comprou o relógio também elogiou bastante. Há muitos modelos para diferentes gostos e bolsos. diferentes preços.
Se comprar o seu presente, que pode ser para você mesmo, usando esse link, o frete já é deduzido automaticamente na finalização do pedido. Link Roue: www.rouewatch.com.br/?cupom=entusiastas.
Pesquisa Você e o AUTOentusiastas
Para finalizar, eu gostaria de informar que a pesquisa está indo muito bem. Já tivemos muitos insights que vão ajudar a evolução do AE. O primeiro deles, que já estamos tratando, são os anúncios intrusivos. Estamos olhando alternativas. Se você ainda não respondeu a pesquisa ainda dá tempo de fazer isso até essa segunda-feira, dia 16 de dezembro até as 24h. Muito obrigado.
Grande abraço
PM