A Nio anunciou que atingiu a marca de 60 milhões de troca de baterias, cerca de quatro meses após alcançar o feito de 50 milhões de trocas. O novo marco para o fabricante chinês de veículos elétricos a bateria (BEV) foi alcançado por volta das 21h06, horário de Pequim, em 13 de dezembro, de acordo com dados em tempo real de seu mapa de carregamento.
A Nio inaugurou sua primeira estação de troca de baterias, na cidade de Shenzhen, em 20 de maio de 2018 e continuou a desenvolver as instalações nos anos seguintes. Atualmente a empresa opera 2.785 estações de troca na China, incluindo 909 estações de troca que estão localizadas ao longo de rodovias.
Além das 2.785 estações de troca, a Nio opera 4.618 pontos de carregamento e 24.520 baterias no mundo todo. Na Europa, a marca chinesa já conta com 59 locais para a troca de bateria e outros 25 pontos de carregamento.
Fora da China continental, a Nio opera estações de troca na Noruega, Suécia, Dinamarca, Alemanha, Holanda e Bélgica. Vale salientar, que embora o serviço de troca de bateria esteja disponível no país belga, os veículos Nio ainda não são comercializados por lá.
Marca Onvo responsável pelo aumento
O aumento nas trocas de baterias pode ser atribuído às vendas do suve L60 da marca Onvo, lançada em maio de 2024, e que foca mercado de massa, diferente da Nio que atua no segmento de veículos de luxo. A Onvo vendeu em sete meses um total de 20.575 veículos; em novembro foram comercializados 5.082 unidades. Embora nem todas as estações de troca Nio sejam compatíveis com o Onvo L60, a empresa está adicionando estações de troca compatíveis, atualmente 644 pontos estão aptos a receber o suve da Onvo.
Estação de troca de bateria de quarta geração
Em junho de 2024, a Nio inaugurou o primeiro lote da estação de troca de bateria de quarta geração. A Nio, disse em seu comunicado que as novas estações para troca de bateria tornam a experiência mais abrangente e rápida, sendo inclusive mais cômoda do que reabastecimento de veículos a gasolina.
As estações 4.0 da NIO são equipadas com seis lidares (acrônimo, em inglês, de detecção e distância por luz) e quatro chips Orin X, realizando um poder de computação total de 1.016TOPS. Os usuários podem iniciar uma troca automática de bateria com apenas um toque no visor central, ou mesmo sem estar no carro.
O processo de troca é 22% mais rápido quando comparado com as estações de terceira geração, já que a nova estação pode concluir uma troca em 144 segundos. Com o compartimento ampliado para acomodar 23 baterias, cada estação pode fornecer até 480 trocas por dia. Lançado junto com a nova estação de troca de bateria foi o carregador arrefecido a líquido de 640 kW, ostentando uma corrente máxima de 765 A e uma tensão de 1.000 V. O cabo de carregamento arrefecido a líquido desenvolvido pela NIO pesa 2,4 kg, comparável a um laptop e fácil de operar com uma mão.
A quarta geração também é idealizada para a troca automatizada de baterias de outras marcas e diferentes modelos de veículos. Para isso, a NIO tem firmado parcerias com a Changan, Geely, JAC, Chery, GAC e FAW Hongqi, com o intuito de fomentar conjuntamente o desenvolvimento da rede de troca de baterias e os padrões da indústria.
Vale ressaltar que até o presente momento, nenhum dos fabricantes citados comercializam carros elétricos com baterias compatíveis com as estações de troca da Nio. Porém, a GAC ressaltou que já trabalha numa versão do crossover Aion V, equipado com bateria apropriada para a troca nas estações da Nio.
AN