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Home AG

FÁBRICA VW EMDEN, 60 ANOS

INAUGURADA EM 8 DE DEZEMBRO DE 1964, ESTA FÁBRICA CONSTRUÍDA NA CIDADE PORTUÁRIA DE EMDEN, ALEMANHA, INICIOU COM UMA PRODUÇÃO DE VW BEETLE DESTINADOS AOS EUA E CANADÁ E HOJE SE DEDICA A CARROS ELÉTRICOS DA MARCA

Alexander Gromow por Alexander Gromow
16/12/2024
em AG, Falando de Fusca & Afins
Foto: © Volkswagen Emden

Foto: © Volkswagen Emden





A foto de abertura mostra uma imagem icônica tirada na fábrica de Emden em 1971. Ela mostra carrocerias recém-pintadas de vermelho, branco e azul do ‘Super Beetle’ 1302 em numa procissão ordenada rumo às linhas de montagem no chão da fábrica.

Na foto abaixo uma vista aérea da fábrica (1) incluindo o porto no rio Ems (5) que desagua no mar ao fundo à esquerda. Detalhe para o importante acesso ferroviário (2), da estrada próxima (3) e dos gigantescos estacionamentos (4) para carros esperando pelo embarque em navios (tanto os fabricados em Emden como em outras fábricas a serem transportados via marítima):

Vista aérea da fábrica VW de Emden com o porto ao fundo (Foto: Volkswagen AG)

A fábrica de Emden foi a quinta da empresa na Alemanha, após Braunschweig, Wolfsburg, Hannover e Kassel. A produção começou com o VW Beetle, sendo os veículos principalmente destinados mercados americano e canadense. Quase diretamente da linha de montagem, eles eram levados para os navios, que transportavam os veículos através do Atlântico.

Este mapa mostra a localização de Emden (Volkswagenwerk Emden) e mostra a saída para o mar através do rio Ems, bem como a proximidade com Hannover (Foto: Googlemaps pesquisado por Pete Frost)

A nova fábrica, que abrangia quatro pavilhões com 140.000 metros quadrados, montava carros num sistema CKD (Completely Knocked Down). As carrocerias chegavam em forma de kit de Wolfsburg, os motores de Hannover, transmissões e chassis de Kassel e eixos dianteiros de Braunschweig. Apenas os bancos e chicotes de fiação eram produzidos localmente.

Como os VW Beetle vinham em CKD a pintura era feita em Emden (Foto: © Volkswagen Emden)

Mais de 500 veículos saíam da linha de montagem todos os dias. Eles eram enviados do porto próprio da empresa, adjacente à fábrica na foz do rio Ems, diretamente para os Estados Unidos e Canadá.

Linha de montagem de VW Beetle 1967 padrão americano, um modelo em transição. Como a tampa do motor já era grande, os poleiros do para-choque era inclinados do lado da tampa para dar espaço para sua abertura (Foto: © Volkswagen Emden)

Ainda o modelo 67. Na foto abaixo o VW Beetle já com farol vertical e do tipo sealed beam (unidade selada), exigência dos EUA, mas ainda com para-choques com tubo complementar (“poleiro”), construção que seria modificada no ano-modelo seguinte.

Na foto o fim da linha de montagem com o dispositivo para ajuste dos fachos de luz dos faróis, que como mostra o da esquerda na foto, que rebate para baixo para permitir o procedimento (Foto: © Volkswagen Emden)

A partir de 1967, a produção foi expandida  para incluir a montagem final do VW Kombi. A fábrica principal do VW Kombi em Hannover entregava veículos pintados e aptos a rodar no transporte até lá por trem; o motor, transmissão, direção e eixos, bem como o sistema elétrico já estavam instalados. Todo o isolamento e revestimento era instalado em Emden, assim como as portas, tampa traseira e tampa do compartimento do motor. Além disso, havia a instalação de todas as janelas. Já os bancos eram fabricados localmente. O processo era completado com o controle de qualidade e teste de condução.

O acabamento dos VW Kombi alemães foi feito por um tempo em Emden, com um intenso componente de trabalho manual (Foto: © Volkswagen Emden)

Até 158 VW Kombi de segunda geração (T2) eram fabricadas por turno (até 366 por dia). Assim como o VW Beetle, os VW Kombis T2 de Emden eram geralmente destinados a clientes na América do Norte. Após 256.222 VW Kombis, a produção do Tipo 2 na Alemanha foi novamente concentrada na fábrica de Hannover a partir de 1973.

VW Beetle e VW Kombis dividem o espaço na fábrica de Emden (Foto: © Volkswagen Emden)

Em março de 1966, a fábrica expandiu sua capacidade de montagem para 1.100 veículos por dia. A força de trabalho cresceu correspondentemente de 790 para 4.487 empregados até o final de 1966. Inicialmente, a produção estava restrita ao VW Beetle e ao VW Kombi, mas foi expandida com o início da produção do Golf em junho de 1974.

Uma mistura de VW Beetles e VW Rabbits (versão americana do VW Golf) de especificação americana é conduzida para a esteira automatizada no pavilhão de montagem final da fábrica de Emden em 1976 (Foto: © Volkswagen Emden)

O VW Beetle foi produzido em Emden até 19 de janeiro de 1978, com um total de 2.362.800 unidades saindo das linhas de produção da fábrica.

Último VW Fusca sedã alemão produzido na cidade de Emden, em 19 de janeiro de 1978 (Foto: acervo do autor)

Emden acabou por produzir muitos modelos VW

Como vimos, a fábrica Emden inicialmente se especializou na produção de VW Beetles, principalmente para o mercado norte-americano. No entanto, ao longo dos 60 anos de história desta fábrica, muitos outros modelos da Volkswagen foram produzidos lá, como o VW Kombi (Type 2 Bus), VW Golf I, VW Tipo 181 Kurierwagen (versão para correios), Audi 80, Santana, VW Kombi T4, Passat, Taro, CC e Arteon.

Um gráfico de 1964 a 1980, com escala de tempo, dos números de produção da Volkswagen Emden. Observe que os Kombis T4 foram produzidos em 1994 e 1995, portanto fora da escala de tempo deste gráfico (Foto: © Volkswagen Emden)

O VW Passat começou a ser produzido em Emden em 1977 e esta foi a principal fábrica para este modelo até que o último Passat – em sua oitava geração – fosse produzido em março de 2024. O Passat é o carro de médio porte mais bem-sucedido do mundo e, em 2019, tornou-se o primeiro carro deste segmento a alcançar a marca de 30 milhões de unidades vendidas.

Hoje, a fábrica de Emden não produz mais o VW Passat nem outros veículos com motor de combustão. Agora, é uma planta totalmente elétrica. O ID.4 tem saído da linha de produção em Emden desde maio de 2022 e o ID.7 totalmente elétrico de quatro portas seguiu o mesmo caminho no verão de 2023. A partir de 2024, um terceiro modelo totalmente elétrico está saindo das linhas – o ID.7 Tourer.

E o que diz o futuro desta fábrica?

Foto atual da fábrica VW Emden (Foto: © Volkswagen Emden)

Conforme notícias da imprensa, a fábrica da Volkswagen em Emden está enfrentando algumas dificuldades financeiras e está sendo considerada para possível fechamento.

A Volkswagen está passando por um programa de cortes de custos devido à concorrência crescente de veículos elétricos chineses e outras pressões econômicas.

No entanto, ainda não há decisão final e a situação está em discussão com representantes dos trabalhadores e outras partes interessadas.

AG

Para esta matéria foi usado material originalmente publicado na página do Facebook: “Volkswagen Factory Pictures” do amigo Pete Frost, da Inglaterra, ele por sua vez tinha recebido material da fábrica de Emden pelos 60 anos daquela fábrica. Material este liberado para publicação desde que com os devidos créditos.
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 







Tags: Alexander GromowFalando de Fusca & AfinsPete FrostVW Emden WerkVW Fusca
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