A reunião da Anfavea com os principais veículos de comunicação econômicos e automobilísticos, que demorou mais que de costume, deu-se na última quinta-feira, 12 de dezembro. O clima era de festa e os números dizem o porquê, o Brasil teve o melhor segundo semestre do setor dos últimos dez anos.
O ritmo de vendas engrenou em aceleração, foram 12.709 leves emplacados por dia, alta de quase 12% sobre o mês anterior (considerando o 20/11 como feriado, na maioria das praças) e 20% sobre novembro do ano passado. O horizonte seria promissor para o ano que vem, não fosse a alta da Selic de outros 1% e que o Banco Central promete mais dosagem similar pelos próximos dois a três meses, na tentativa de frear a inflação, que insiste em permanecer superior a meta de 4,5% a.a. A nação assiste a uma queda de braço entre o executivo e o Banco Central, por mais gastos de governo, que puxam a dívida e inflação para cima e é bom lembrar que a última crise fiscal se deu exatamente há dez anos, com resultados nada bons para todos.
As projeções de vendas no mercado interno de leves da Anfavea no desafiador cenário que se avizinha é de crescimento de 5,6% para o ano que vem, mas este escriba que convive com números há trinta anos pode lhes dizer que, quando nos apresentam projeções de crescimento de 5% para o próximo exercício, é por que esse número é um padrão da indústria e não algo palpável e calculado. Na relação PIB com volume da indústria, eu apostaria o mesmo, só que não com 14% de Selic no meio.
No total, venderam-se 253.499 autoveículos, sendo 241.463 leves e 12.036 pesados. O gráfico de licenciamentos diários nos últimos 5 anos (ver abaixo) mostra a descolada que demos de 2019 nos últimos três meses.
Locadoras também deram uma forte puxada, 53% dos automóveis saíram por vendas diretas (comerciais leves foram 66%), a volta daquele patamar incômodo, quando ultrapassa a metade das vendas.
No total dos onze meses, o crescimento do varejo e vendas diretas está equilibrado, 16% para um e 15% para o outro, respectivamente. Se considerarmos as nove marcas mais vendidas, Jeep e Honda foram as que mais cresceram no varejo.
O salto dos EVs, Híbridos e EVs, BYD e GWM detém mais de 50% dos híbridos e 84% dos EVs puros, são marcas com planos em andamento para iniciarem produção local já no ano que vem e que estão se consolidando junto ao público comprador. Tivemos a estreia da Fiat no segmento híbrido (semi-híbrido), que ajudou a puxar os volumes ainda mais para cima no mês, foram 11.572 híbridos e 5.031 elétricos.
RANKING DO MÊS E DOS ONZE MESES
Fiat emplacou 48.960 veículos, um crescimento de 11% sobre mesmo mês do ano passado, VW também foi bem, 41.289 (+37%), GM em terceiro, Hyundai deu um salto, com 25.388 unidades, assumindo a 4ª posição, seguida da Toyota, depois Renault, Jeep, Honda. O salto da BYD a posicionou em nono lugar no mês. No ano a Fiat acumula 471.123 veículos licenciados, VW, 360.053, GM, 282.443, Toyota em 4º, seguida de muito perto pela Hyundai, depois Renault, Jeep, Honda, Nissan.
Nos automóveis o Polo segue mandando na frente, foram 14.711 unidades emplacadas, HB20 em 2º, 12.353, Argo em 3º, 10.298, Onix em 4º, T-Cross em 5º, depois Kwid, HB20S, Tracker, Creta e Mobi fechando a lista dos dez primeiros. No acumulado do ano o Polo está com 126.709 unidades emplacadas, Onix com 87.774, HB20 com 87.138, Argo com 84.082, esses três bastante próximos.
Nos comerciais leves a Strada lidera com 12.361 picapes licenciadas, Saveiro num grande saldo emplacou 6.076, Toro em 3º, Hilux em 4º, Ranger em 5º. No ano a Strada (foto de abertura) ficou com 128.444 unidades, liderando não somente o ranking das picapes como também o geral, Saveiro em 2º, 50.732, Toro em 3º, 49.348, Hilux em 4º, Ranger, Montana, S10, Rampage.
A entrada em vigor do Proconve PL8 em janeiro fez com que todos fabricantes entregassem novas calibrações de seus motores e estamos vendo alguns ganhos de potência importantes, não sei estimar se isso vai puxar preferência de compradores por uma ou outra marca, mas merece destaque e o AE estará atento entregando a vocês leitores nossas avaliações, mais potência e torque são sempre bem-vindos.
Boas festas e um ótimo 2025!
MAS