Caros e caras,
Antes de mais nada, agradecemos aos respondentes da nossa pesquisa. Foram quase 200 respostas, o que nos proporciona uma boa representatividade. Lembro que o propósito dela é nos guiar nas melhorias do site.
Agora temos um ponto de partida, que, sinceramente, já é muito bom. Obtivemos uma média de 4,52 numa escala de 0 a 5. Com as medidas que vamos implementar, temos que superar essa nota nas próximas pesquisas.
Antes de entrarmos nas sugestões, vamos ver quais são as marcas e modelos mais comuns entre os respondentes. E aqui tivemos a VW com 22% e o Renegade com 6,54%. Sim, o carro possuído por mais leitores é um suve. No entanto, todos os próximos nove modelos seguintes não.
Marca | Modelo |
VW: 22.04% | Renegade: 6.54% |
Ford: 13.44% | Polo: 6.25% |
Chevrolet: 8.06% | Focus: 5.29% |
Jeep: 6.45% | Ka: 4.52% |
Fiat: 6.45% | Sandero RS: 2.88% |
Renault: 5.91% | Civic: 2.88% |
Honda: 5.38% | HB20: 2.88% |
Toyota: 5.38% | Palio: 2.59% |
Hyundai: 4.3% | Corolla: 2.59% |
Nissan: 4.3% | Fiesta e Golf: 2.30% |
Vamos ao sumário das respostas e nossas observações.
O que você mais gosta no AUTOentusiastas
Liderando os comentários, tivemos a qualidade técnica e detalhamento nas matérias e avaliações, com destaques para a profundidade técnica, descrições detalhadas, seriedade e análises objetivas, incluindo fichas técnicas completas e testes como os de 30 dias. Muitas menções a Bob Sharp, Gerson Borini e outros colunistas. Imparcialidade e seriedade nas análises, isenção nas opiniões e o compromisso com informações precisas foram amplamente valorizados. Menções recorrentes à abordagem franca e honesta.
As histórias e conteúdo histórico do mundo automobilístico também estão na preferência dos leitores. As narrativas sobre carros clássicos, a história da indústria e relatos pessoais dos colunistas, especialmente do Bob Sharp, receberam destaque.
Outro destaque foi a diversidade de conteúdo e colunas. A variedade de temas, como trânsito, carros antigos, lançamentos, aeronáutica e motociclismo, foi elogiada. Colunas específicas, como as do Alexander Gromow e Boris Feldman, foram mencionadas.
Comunidade e espaço para leitores foram elogiados, assim como a interação na área de comentários. O clima de confraria e a participação ativa dos leitores foram destacados como diferenciais, assim como a qualidade dos vídeos, o português bem escrito e a paixão dos autores.
Nessa primeira pergunta, não temos muito o que comentar. Apenas agradecemos o reconhecimento de todos.
O que você menos gosta no AUTOentusiastas e sugestões
Aqui eu vou comentar cada um dos pontos com o que já estamos fazendo e o que estamos pretendendo fazer.
A quantidade excessiva de propagandas e anúncios invasivos, com propagandas pop-up, anúncios que interrompem a leitura e a sobreposição de conteúdos publicitários ao texto, foram amplamente criticados. Esse ponto também apareceu bastante nas sugestões de melhorias.
Já imaginávamos que esse seria um ponto bem abordado, mas estávamos fazendo algumas experiências. Durante a semana passada, tivemos uma reunião com nosso parceiro para anúncios e já vamos melhorar ainda este ano. Pedimos um pouquinho mais de paciência até encontrarmos um bom equilíbrio entre conforto para os leitores e receita de anúncios.
A poluição visual e a dificuldade de navegação foram destacadas como fatores que prejudicam a experiência do usuário. Nas sugestões, também apareceram ideias para um layout mais intuitivo e moderno, e foi mencionada a necessidade de melhorias no layout e na navegação do site, com uma interface mais limpa, organizada e funcional.
Uma parte da poluição visual está muito atrelada às propagandas e a alguns recursos como o Disqus. Assim que obtivemos esse resultado, já demos uma limpada onde possível. Ajustamos o layout e as propagandas. Também assinamos outro plano do Disqus para remover as propagandas nos comentários, que eram uma pequena fonte de renda para o site. Também removemos o módulo de reações do Disqus, que permitia aos leitores avaliarem as matérias. Muito poucos leitores faziam isso e raramente tínhamos avaliações negativas.
Com relação ao layout, podemos dizer que ele foi muito pensado para justamente facilitar a navegação. Logo no topo da página, está o módulo principal com as últimas publicações de todas as sessões ou categorias, ou seja, tudo o que é publicado no site. Recentemente ajustamos esse módulo de destaque também para facilitar a vida de quem não quer perder nada. Agora ele pode ser deslizado para os lados através das setas laterais, com seis páginas de quatro matérias, totalizando as últimas 24 matérias.
Sabemos que os leitores assíduos não gostam de perder nenhuma matéria. E por isso, logo abaixo do módulo principal, existe um botão vermelho “Ver Todas”. Esse botão mostra todas as matérias publicadas em ordem cronológica. Quem preferir essa visão de forma direta pode simplesmente salvar este link nos seus favoritos e assim fazer a sua consulta periódica sem poluição alguma.
Ainda na homepage, temos mais alguns módulos separados por assuntos. Logo depois do módulo principal vem o módulo de “Testes e Avaliações”. Ele está logo na sequência, pois sabemos que são as matérias preferidas dos leitores. Depois dele, temos os seguintes módulos: “Matérias” (com todas as matérias que não são “Testes e Avaliações”, “Colunas” ou “Notícias”), o módulo “Colunas” (apenas com matérias das várias colunas do site), o módulo “Notícias” (apenas com notícias) e o módulo “Espaço do Leitor” (com as matérias de leitores).
Cada um desses módulos apresenta destaques das últimas matérias relacionadas e um botão “ver mais”. Dessa maneira, cada leitor pode navegar diretamente nas suas preferências. E no final, ainda há um último módulo que mostra todas as matérias de todas as categorias que podem não estar em nenhum dos módulos principais. Mas dada a dificuldade de entendimento dessa organização e lógica, vamos estudar como simplificar mais.
Vale notar que essa é a mesma lógica da versão para dispositivos móveis, ou celular.
Uma segunda opção de navegação pode ser feita pela barra superior ou menu de navegação. Nesse menu, a opção “Mundo AE” apresenta as principais categorias. Também vamos ajustá-la para que ela seja mais intuitiva.
Também como resposta à pergunta do que menos gosta, apareceram algumas citações, poucas, sobre foco excessivo em carros elétricos. Quanto a isso, nossa visão é de que hoje em dia é impossível não falar sobre a eletrificação, e esse é um assunto muito demandado e necessário para o crescimento da nossa audiência. Eu tenho conversado com o Gerson Borini e acreditamos que ainda podemos melhorar os testes com os elétricos, trazendo até mais conteúdo técnico.
Tivemos citações sobre a dificuldade de encontrar matérias antigas. Aqui há dois pontos. O primeiro é que as matérias até 2014 não foram possíveis de serem migradas para este site, dada a complexidade e diferença de plataformas. Desse modo, todas as matérias de 2008 a 2014 estão no Autoentusiastas Classic. Vamos encontrar um meio de deixar isso mais claro para os leitores. O segundo ponto é o uso do campo de pesquisa no site. Esse é o melhor jeito de encontrar o conteúdo antigo desejado. É o mesmo modo que nós editores utilizamos. O campo de pesquisa está logo no topo da barra lateral ao lado direito no computador, ou no topo da página do lado direito na versão para dispositivos móveis.
Campo de pesquisa, o melhor meio de encontrar conteúdos antigos
Sugestões de melhoria para o YouTube do AUTOentusiastas
Com relação ao YouTube, metade dos respondentes não responderam ou não tiveram sugestões. Um bom sinal. Muitos responderam que não assistem YouTube, e alguns, que não sabiam da existência do canal. Interessante isso. Pois sempre integramos os vídeos feitos às matérias correlatas. Para os que não sabem do canal, já colocamos um banner com o link. Por favor, nos visitem lá e se inscrevam. Os vídeos são o conteúdo que mais nos consome tempo e recursos.
Quase 20% dos que responderam nos pediram vídeos mais curtos. Isso é sinal dos tempos. Mas também nos foi sugerida maior profundidade nas avaliações, incluindo comparativos e análise de dados técnicos (ex: 0 a 100 km/h, frenagem), e sabemos que muitos prezam pelos vídeos um pouco mais longos, de até 20~25 minutos. Vamos fazer o máximo para tentar achar esse equilíbrio ao longo de 2025, sem perder a qualidade técnica. A ressalva fica quanto a comparativos. Nós preferimos que os leitores leiam ou assistam aos testes e tirem suas próprias conclusões de acordo com suas necessidades pessoais. Testes comparativos tendem a generalizar a comparação, sendo que cada pessoa tem a sua própria preferência, independente do resultado de um comparativo.
Diversificação de conteúdo e formatos, com mais tipos de vídeos, como debates sobre o mercado, mini vídeos de conceitos automotivos e histórias de profissionais, também surgiram. Assim como a solicitação de um podcast com bate-papos descontraídos e a participação de membros da equipe e convidados especiais, discutindo carros, histórias e o mundo automobilístico de forma mais informal. Já estamos trabalhando no nosso! Aguarde.
Bem, este é um bom sumário sobre a pesquisa. Agora é arregaçar as mangas e mãos à obra. Em 2025 faremos melhor e vamos medir isso com pesquisas recorrentes.
Obrigado!
Paulo Manzano e Bob Sharp