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Home BS

MUDANÇA DE HÁBITO NECESSÁRIA

GM PASSA A PRODUZIR TRACKER E MONTANA COM MOTORESS DE INJEÇÃO DIRETA

identicon por Bob Sharp
22/12/2024
em BS, Colunas, O editor-chefe fala
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor







Quando o Chevrolet Onix de  geração atual foi lançado no final de 2019, muitos estranharam e criticaram na nossa seção de comentários a não adoção de injeção direta, a GM ter mantido a “velha” injeção no duto.
Antes de continuar, explico que só há dois tipos de injeção de combustível, direta no cilindro e no duto de admissão antes da válvula. Por isso não existe a expressão contrária ‘injeção indireta’ nas nossas fichas técnicas.

Rebatendo as críticas, sempre argumentei que a decisão da GM fora apenas uma questão de custo e que o resultado havia sido bom. Houve também quem atribuísse as poucas quebras de motor no início, seguidas de incêndio, à injeção no duto, quando o problema era pré-ignição, fenômeno inaudível e altamente destrutivo, devido a erro na curva de avanço de ignição, rapidamente corrigido. Portanto, nada a ver com a injeção no duto.

Os anos foram se passando, os limites de emissões foram ficando mais apertados, veio o Proconve PL7 em 2022 e haveria o PL8 em janeiro de 2025 bem mais rigoroso quanto a consumo e, consequentemente, a emissões pelo escapamento. A GM passar à injeção direta, começando pelos dois modelos, foi inevitável.

No início desta semana a GM divulgou nota à imprensa informando que a Montana 1,0 turbo e o Tracker 1,2 (Foto de abertura) turbo passaram a contar com  formação de mistura ar-combustível por injeção direta. A nota, no entanto, nada falou sobre o Onix. Tampouco o relevante fato de com  a injeção direta fica dispensada qualquer forma de auxílio nas partidas a frio quando com álcool no tanque, como lanças aquecedoras do combustível ou injeção de gasolina, em benefício aos usuários.

As mudanças

Motor 1.0T
Potência Torque
De Para Variação De Para Variação
Gasolina 116 cv 117 cv 1,2% 16,3 m·kgf 18,3m·kgf 12,30%
Álcool 116 cv 121 cv 4,7% 16,8 m·kgf 18,9m·kgf 12,50%
Motor 1.2T
Potência Torque
De Para Variação De Para Variação
Gasolina 132 cv 139 cv 5,1% 19,4 m·kgf 22,4 m·kgf 15,40%
Álcool 133 cv 141 cv 6,3% 21,4 m·kgf 22,9 m·kgf 7%
A seguir, confira os dados de desempenho do Chevrolet Tracker:
Tracker – 0 a 100 km/h
Gasolina De Para Variação
1.0T 11,8 s 10,9 s 7,6%
1.2T 11,1 s 9,7 s 12,6%
Tracker – consumo com gasolina
Urbano (km/l) Rodoviário (km/l)
De Para Variação De Para Variação
1.0T 11,2 11,6 3,6% 13,6 13,7 1%
1.2T 10,4 11,2 7,7% 13,2 14,1 6,9%
Tracker – consumo com álcool
Urbano (km/l) Rodoviário (km/l)
De Para Variação De Para Variação
1.0T 7,8 8 2,6% 9,6 9,8 2,1%
1.2T 7,2 7,7 7% 9,2 10 9%
A seguir, confira os dados de desempenho da Chevrolet Montana:
Montana – 0 a 100 km/h
Gasolina De Para Variação
1.2T MT 11,7 s 10,9 s 7%
1.2T AT 10,1 s 9,5 s 6%
Montana – consumo com gasolina
Urbano (km/l) Rodoviário (km/l)
De Para Variação De Para Variação
1.2T MT 12 12,3 2,50% 13,6 13,7 0,8%
1.2T AT 11,1 11 -0,80% 13,3 13,5 1,5%
Montana – consumo com álcool
Urbano (km/l) Rodoviário (km/l)
De Para Variação De Para Variação
1.2T MT 8,3 8,4 1,2% 9,6 9,7 1,1%
1.2T AT 7,7 7,5 -2,5% 9,3 9,7 4,3%

Houve nítido ganho em potência, desempenho e consumo, exceto neste ,quando urbano, da Montana 1,2T de câmbio automático, piora de 2,5%. Provavelmente é devido do ciclo de teste de consumo do Inmetro, algo a conferir.

E o Onix, por que não foi alvo da importante alteração? Será que por ser mais leve atende ao Procove PL8 mesmo com injeção no duto? Questão de menor custo? Acho que a nota à imprensa citada deveria conter tal explicação. Transparência a mais nunca é de menos. A conferir também.

BS

A coluna “O editor-chefe fala” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.







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Foto: Divulgação VW

DESVENDANDO A POLÊMICA DA “FOTO FAMOSA”

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