O Jeep Commander, fabricado no Polo Automotivo Stellantis de Goiana, PE, tem novo motor turbodiesel de 2,2 turbodiesel, mas na versão Overland apenas.
Com o motor 2-litros (1.956 cm³) turbodiesel anterior, de 170 cv e 38,7 m·kgf, o 0-100 km/h era feito em 11,6 s. Agora, com o novo 2,2 (2.184 cm³) turbodiesel, a potência chega a 200 cv, 45,8 m·kgf de torque e o 0-100 km/h é feito em 9,7 s. As retomadas também melhoraram, 60 a 100 km/h e 80 a 120 km/h são feitas em 6,2 e 7,8 s, respectivamente; a velocidade máxima passou de 197 para 205 km/h.

O motor possui cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas de acionamento por correia dentada, 16 válvulas, coletor de admissão de dois comprimentos, injeção direta a 2.000 bar, turbocarregador de geometria variável, interresfriador ar-água e duplo circuito de arrefecimento. O sistema de escapamento possui duplo sistema de recirculação de gases (EGR) e pós-tratamento com injetor de ureia arrefecido por líquido, controlados por uma só central eletrônica. A mudança só foi possível por conta da adoção de processadores mais rápidos e eficientes. O consumo de diesel S-10 homologado é 10,3 km/l urbano e 13,5 km/l, rodoviário. A tração é 4×4 sob demanda.

No mercado brasileiro, considerando seus concorrentes diretos, o modelo é o único veículo de sete lugares a diesel equipado com tecnologia de direção autônoma Adas nível 2. Traz alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência para pedestres, ciclistas e motociclistas, detecção de ponto cego e de tráfego transversal à retaguarda; alerta de mudança de faixa, detector de cansaço do motorista, reconhecimento de placas de velocidade, farol alto automático e assistente de estacionamento.
O modelo conta com tela de 10,25” para o quadro de instrumentos e 10,1” para a central multimídia”, som Harman Kardon, teto solar panorâmico e bancos de camurça. Possui ainda faróis e lanternas de LED e seta dinâmica. As rodas 19” ganharam novo desenho, e os pneus 235/50 R19 seguem com a tecnologia de vedação interna.

A terceira fileira de bancos, quando rebatida, gera um assoalho completamente plano de 661 litros de volume de carga; e com todos os bancos traseiros rebatidos este sobe para 1.760 litros..
O suve também conta com tração 4×4 com reduzida incorporada ao, câmbio automático epicíclico de 9 marchas, seletor de terrenos com três modos (Sand/Mud, Snow e Auto) e controle eletrônico de descida. Além disso, possui altura mínima de solo de 212 mm, ângulo de entrada de 26° e de saída de 24°.
O Jeep Commander Overland chega com preço sugerido de R$ 309.990.
MF