Enquanto no Brasil a Volkswagen aposta no Tera, um suve compacto não eletrificado, na Europa a marca segue sua ofensiva elétrica com o ID. EVERY1. O conceito antecipa um modelo acessível, com preço de € 20.000 (R$ 124000 na conversão direta) , e que chegará ao mercado em 2027.
Desenvolvido na Europa para a Europa, o ID. EVERY1 surge como o sucessor espiritual do up!, posicionando-se no segmento A como o novo modelo de entrada da linha elétrica ID da Volkswagen. Thomas Schäfer, executivo-chefe da marca, descreve o modelo — que integra a nova família Electric Urban Car — como “a peça final do quebra-cabeça” na estratégia de volume da empresa, afirmando: “Este é o carro que o mundo estava esperando.”
A pronúncia de “EVERY1” seria “Év-ri-uane” e a tradução para o português seria “Todo Mundo”. Essa tradução transmite a ideia de inclusão, como se o modelo fosse voltado para todos, acessível a um público amplo, mas mantendo uma identidade única.

Com um projeto focado na flexibilidade e na tecnologia embarcada, o ID. EVERY1 faz parte de uma nova família de elétricos urbanos da Volkswagen, que inclui também o ID. 2all e a versão esportiva ID. GTI Concept. Todos utilizam sa nova plataforma MEB de tração dianteira, garantindo espaço interno otimizado e maior eficiência energética, segundo a VW.
Entre as inovações mais notáveis, o ID. EVERY1 contará com uma arquitetura de software avançada, a primeira do Grupo Volkswagen projetada para atualizações ao longo de todo o ciclo de vida do veículo. Isso significa que o modelo poderá receber novos recursos e melhorias remotamente, mesmo após a compra.
Kai Grünitz, membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico da Volkswagen, destaca que o ID. EVERY1 representa um novo conceito de “veículos definidos pelo cliente” (Customer Defined Vehicles), onde o carro pode ser personalizado conforme as necessidades do usuário ao longo do tempo. Embora o cliente devesse estar no centro desde sempre, esse termo é bem melhor do que o atual “veículos definidos pelo software” (Software Defined Vehicles).

O ID. EVERY1 preserva a identidade dos compactos clássicos da Volkswagen, com uma forma menos arredondada, mas com linhas mais suaves. Bem diferente dos outros modelos ID. Seu design remete ao Golf de primeira geração, com uma linha de cintura reta que faz alusão ao icônico Mk1 de Giorgetto Giugiaro de 1974. Na traseira, o contorno preto do vidro faz uma referência sutil ao lendário GTI de 1976, reforçando a identidade da marca.
O chefe de design da Volkswagen, Andreas Mindt, explica que o objetivo foi criar um visual ousado e acessível, com uma dianteira marcante e uma traseira com uma assinatura visual que transmite personalidade.
O ID. EVERT1 traz faróis grandes de LED e uma frente arredondada que, segundo Mindt, visa transmitir uma sensação amigável e cativante, com “um sorriso levemente atrevido”. Os emblemas-logo, tanto na frente quanto atrás, são iluminados. Pessoalmente, sinto que a dianteira realmente transmite uma sensação de simpatia. E lembro que esse desenho básico da dianteira é criação do então designer-chefe da VW do Brasil Luiz Alberto Veiga, inaugurado no Fox de segunda geração em 2013 e que “viralizou” no universo Volkswagen.

No interior, o ID. EVERY1 é marcado por um design limpo e funcional, com um painel de instrumentos de destaque. Embora o painel seja dominado por uma tela tátil central, há botões físicos abaixo dela para controle de temperatura, aquecimento e volume, proporcionando mais praticidade e facilidade de uso.
O volante, de dois raios e formato “quadrado” confere uma pegada moderna, embora se assemelhe bastante ao do i-Cockpit dos Peugeot surgidos em 2010. Já o passageiro dianteiro tem acesso a um painel multifuncional variável, ao qual é possível acoplar itens como um tablet ou uma prateleira. Entre o motorista e o passageiro, há um alto-falante Bluetooth removível. O console central, similar ao do ID. Buzz, é montado em um trilho que permite seu deslizamento do compartimento dianteiro para o traseiro, além de contar com prateleiras retráteis.

O veículo-conceito atinge uma velocidade máxima de 130 km/h e é impulsionado por um motor elétrico recém-desenvolvido, de 95 cv. Com 3.880 mm de comprimento, o ID. EVERT1 se posiciona entre o antigo up! (3.600 mm), o ID. 2all (4.050 mm) e o Polo atual (4.074 mm). No interior, são quatro lugares e um volume de porta-malas de 305 litros (VDA)..
Embora a Volkswagen não tenha divulgado detalhes sobre a capacidade da bateria ou sua composição química, a marca afirma que o modelo terá um alcance de pelo menos 250 km, distância mais do que suficiente para um uso tipicamente urbano.

A Volkswagen aposta na combinação entre compacidade e eficiência energética para atrair tanto clientes particulares quanto frotistas/entregas na Europa. O ID. EVERY1 é uma peça-chave na estratégia da marca para se consolidar como líder em tecnologia no segmento de volume até 2030.
O plano
O plano da Volkswagen se divide em três fases:
Avançar – Reforçar a competitividade e expandir estrategicamente a linha de modelos. Um novo conceito da família de elétricos urbanos será apresentado no outono do hemisfério norte deste ano.
Atacar – Lançar nove novos modelos até 2027, incluindo o ID. 2all (previsto para 2026, abaixo de € 25.000) e o ID. EVERY1 (em 2027, por cerca de € 20.000).
Alcançar – Se tornar o líder global em tecnologia no segmento de alto volume, com carros mais seguros, inovadores e desejados.
O ID. EVERY1 promete ser a resposta da Volkswagen à demanda por elétricos mais acessíveis, combinando tecnologia de ponta, design funcional e versatilidade. Se a marca conseguir manter o preço competitivo e entregar a experiência digital prometida, o modelo poderá se tornar um divisor de águas no mercado europeu de elétricos compactos — e, quem sabe, no Brasil também.
Durante sua apresentação a Volkswagen mostrou um vídeo “emocional” onde coloca as pessoas no centro. Está em inglês mas as imagens transmitem 100% da ideia. Espero que a Volkswagen trabalhe fortemente para que de fato as pessoas estejam no centro não apenas em campanhas bonitas e emocionantes.
Assista ao vídeo (1min56s) que, ao final, segue uma extensa e interessante galeria de desenhos do conceito:
Mega Galeria Volkswagen ID. EVERY1 concept car
PM