Com a crescente eletrificação do setor automobilístico, comparar o consumo energético de veículos elétricos com os modelos a combustão tornou-se essencial. No Brasil, essa comparação se baseia na equivalência entre diferentes unidades de energia, permitindo uma referência mais familiar ao consumidor. Aqui, exploramos a conversão do consumo de veículos elétricos, expresso em kW·h/km (quilowatts-hora por quilômetro) para km/le (quilômetros por litro equivalente) considerando a gasolina brasileira com 22% de etanol (E22), padrão de homologação no país.
Por que converter kW·h/km para km/l?
Veículos elétricos não utilizam combustível, o que torna difícil a comparação direta com modelos a combustão. No entanto, ao expressar o consumo energético em km/le conseguimos aproximar essa relação, tornando mais intuitivo o entendimento da eficiência energética entre diferentes tecnologias.
A conversão segue um processo baseado na equivalência entre unidades de energia e na densidade energética da gasolina brasileira E22. Aqui está o passo a passo:
1. Converter W·h/km para MJ/km
Vale relembrar que 1.000 W·h = 1 kW·h
A primeira etapa da conversão é transformar watts·hora por quilômetro (W·h/km) em megajoules por quilômetro (MJ/km). Para isso, basta multiplicar o valor de W·h/km por 0,0036.
Isso ocorre porque 1 W·h equivale a 0,0036 MJ.
2. Converter MJ/km para km/le. .
.Agora utilizamos a densidade energética da gasolina E22, que é de 28,99 MJ/l, para calcular o consumo em km/l equivalente. O cálculo é feito dividindo a densidade energética do combustível pelo consumo energético em MJ/km.
Esse resultado fornece a equivalência em termos de quilômetros percorridos por litro de gasolina E22, permitindo uma comparação direta entre veículos elétricos e a combustão.
Exemplo prático
Suponha que um veículo elétrico tenha um consumo de 150 W·h/km. Aplicamos a conversão:
1. De W·h/km para MJ/km:
2. De MJ/km para km/le
Ou seja, esse veículo elétrico teria um consumo equivalente a 53,7 km/l se fosse comparado a um modelo movido a gasolina E22.
O papel da homologação no Brasil
No Brasil, a homologação dos veículos segue normas estabelecidas pelo Inmetro, que considera a gasolina E22 como referência para testes de consumo e emissões. A metodologia de conversão de consumo energético pode ser encontrada na Portaria Inmetro 169/23, Anexo E – Fórmulas de cálculo de consumo energético, autonomia e emissões.
Essa padronização permite que consumidores, engenheiros e entusiastas possam comparar de forma justa a eficiência dos veículos elétricos em relação aos modelos movidos a combustíveis fósseis. Com essa conversão, o entendimento sobre consumo energético se torna mais acessível e ajuda na escolha da tecnologia mais adequada para cada perfil de uso.
GB