Após estabelecer recordes no Nordschleife (Laço Norte) de Nürburgring, no Circuito Internacional de Xangai e no WeatherTech Raceway Laguna Seca, na Califórnia, o Taycan Turbo GT com pacote Weissach também estabeleceu um recorde de volta para carros elétricos em Interlagos.
Esta é a quarta vez, e no quarto continente, que a Porsche conquista um recorde de volta com o carro esportivo elétrico especialmente projetado para pistas.

Felipe Nasr, tricampeão da IMSA e tricampeão das 24 Horas de Daytona, fez um tempo de 1:42,130 s no circuito de 4,309 quilômetros de Interlagos, em 5 de fevereiro de 2025. O novo tempo não apenas reduziu quase oito segundos do recorde estabelecido pelo Taycan Turbo S em 2022 (1:49,828 s), mas também foi quase um segundo mais rápido do que o recorde de volta absoluto para carros de produção, estabelecido pelo 911 Turbo S (1:43,087 s).

“Vir direto de uma vitória na 24 horas de Daytona para Interlagos e pular no novo Taycan Turbo GT foi uma experiência incrível. Eu esperava uma aceleração intensa e um torque brutal, especialmente nas saídas de curva, graças à resposta instantânea do trem de força elétrico — mas o desempenho geral do carro ainda me surpreendeu. Usei o Attack Mode na subida que levava à Curva do Café, logo antes da reta principal, e o carro atingiu 272 km/h no final dela. Saindo da ‘Curva do Sol’, eu já estava passando dos 200 km/h na reta oposta. É incrível a rapidez com que este carro entrega potência e ganha velocidade!”
Porsche Taycan Turbo GT com pacote Weissach
A Porsche completou a linha de sedãs esportivos totalmente elétricos com o Taycan Turbo GT e o Taycan Turbo GT com pacote Weissach, o Porsche mais potente já produzido em série. Um inversor de pulso mais potente e eficiente, com carbeto de silício como material semicondutor, é utilizado no eixo traseiro. Ambos os modelos tem a potência de uso normal de 787 cv. Largadas com o controle de largada ativado elevam a potência para 1.034 cv por 10 segundos, e com a função overboost, o modelo atinge 1.108 cv por até dois segundos. Com o pacote Weissach, o Taycan Turbo GT acelera de 0 a 100 km/h em 2,2 segundos, um décimo de segundo mais rápido que o modelo sem o pacote. Para atingir 200 km/h leva apenas 6,4 segundos. O torque máximo, com controle de largada, é de incríveis 126 m.kgf.
Se o piloto ativar o modo Attack, uma potência adicional de até 163 cv fica disponível por dez segundos. No entanto, essa potência não pode ser somada aos 1.108 cv e só pode ser utilizada fora da função overboost e do controle de largada. Essa função é derivada do Porsche 99X Electric usado na Fórmula E e fica disponível novamente após um intervalo de quatro segundos, permitindo controlar o estresse térmico no motor e na bateria devido ao pico extra de potência. O aumento de potência é indicado por um contador regressivo no painel de instrumentos e representado dinamicamente por anéis animados no velocímetro.

Com medidas inteligentes de construção leve, a Porsche reduziu o peso do Taycan Turbo GT em até 75 kg em comparação ao Taycan Turbo S. Diversos componentes de compósito de fibra de carbono contribuem para essa redução. O Taycan Turbo GT com pacote Weissach é especialmente projetado para a pista e dispensa o banco traseiro em favor de uma relação potência-peso ainda melhor.
A suspensão de série é a Active Ride com ajuste específico para o GT. Em situações dinâmicas de condução, essa suspensão garante uma conexão quase perfeita com a pista, graças à distribuição equilibrada das cargas nas rodas.
O nome “Weissach” do pacote de performance da Porsche tem origem na cidade de Weissach, localizada na Alemanha a 29 quilômetros de Stuttgart, onde está situada a sede do Centro de Desenvolvimento da Porsche. Esta é a principal instalação de pesquisa e desenvolvimento da marca, onde são criados e testados muitos dos seus modelos e inovações.
O Porsche Taycan Turbo GT com pacote Weissach tem o preço no Brasil de R$ 1.535.000.
Um pouco de história: como surgiu o recorde em Interlagos
Em 2020, no auge da pandemia, como executivo da jaguar Land Rover, liderei o lançamento do Jaguar F-Pace SVR V-8, um suve de altíssimo desempenho, rival do Porsche Cayenne Turbo e do BMW X5 M. Na época, o Jaguar XE Project 8 detinha o recorde de volta mais rápida para sedãs em Nürburgring, palco de disputas automobilísticas icônicas.
No Brasil, temos Interlagos, igualmente lendário, mas sem a tradição de tempos de volta rápida como referência para modelos de produção. Por que não iniciar essa cultura? Por que as marcas não abraçam essa ideia por aqui? Alguns programas fazem seus rankings de voltas rápidas, mas os fabricantes não exploram esse potencial.
Assim, surgiu a ideia de estabelecer o recorde do suve de produção mais rápido de Interlagos para o Jaguar F-Pace SVR V-8. Uma chamada direta para os apreciadores de modelos de alto desempenho com um custo extremamente reduzido.
Em fevereiro de 2020, definimos o recorde com Sérgio Jimenez, campeão do Jaguar I-Pace e-Trophy de 2019, pilotando o F-Pace SVR completamente original e sem nenhuma alteração.

Devido ao sucesso da ação, e a necessidade de promover mais o Jaguar elétrico, em setembro do mesmo ano, voltamos a Interlagos para estabelecer o recorde de um carro elétrico com o suve I-Pace, com uma disputa interna entre Cacá Bueno (também piloto da do Jaguar I-Pace e-Trophy) e Sérgio Jimenez — Cacá venceu.

No fim, criamos dois recordes e geramos grande mídia espontânea, indo além dos carros. Com investimento mínimo, alcançamos um impacto expressivo para a Jaguar.
Como autoentusiasta e brasileiro, eu tinha um objetivo secundário: criar uma cultura de recordes de fabricantes em Interlagos, assim como acontece em outras pistas icônicas pelo mundo. Isso seria excelente para o Brasil. E deu certo!
A Porsche, incomodada, retornou a Interlagos em 2022 para superar os tempos. Eu sempre soube que os recordes dos Jaguar seriam temporários caso a própria Porsche entrasse na disputa, mas isso não diminuiria a exposição conquistada pelos dois modelos no momento da ação.

Agora, mais uma vez, a Porsche bateu um recorde em Interlagos e, com inteligência, está usando essa exposição globalmente. Bom para a Porsche e ótimo para o Brasil.
Valeu, Porsche! Parabéns para todo o time.

PM