A Porsche tem sido mais comedida do que a maioria doas fabricante quando se trata de eletrificação ou pelo menos no que diz respeito prometer. Como o novo Macan EV e o inspirador Taycan mostram, a atitude da Porsche frente à mobilidade elétrica tem sido lenta e constante. Não deve haver muitas mudanças nesse ritmo, mas há alguns novos modelos à vista e a própria Porsche acaba de revelar algumas informações sobre novos veículos elétricos.
Ou seja, o tão comentado Cayenne elétrico chegará este ano (Cayenne e-Hybrid, foto ilustrativa de abertura), de acordo com uma declaração do executivo-chefe da Porsche, Oliver Blume. Assim como o Macan Electric, as versões elétricas do Cayenne serão produzidas com um arcabouço totalmente novo, fabricadas em Bratislava, Eslováquia.
“Nesse aspecto, também estou muito otimista de que seremos igualmente bem-sucedidos com o futuro Cayenne elétrico nos Estados Unidos, especialmente na Califórnia. Vamos apresentá-lo ao mundo pela primeira vez no final do ano e posso revelar que sua estreia mundial será na costa oeste”, disse Blume.
No entanto, isso não significa que o fim do Cayenne a combustão esteja próximo. “Continuamos a confiar em nossos três tipos de motorização: combustão emotivos, híbridos plug-in eficientes e propulsão totalmente elétrica de alto desempenho. Nossos clientes têm escolha — e continuarão a tê-la na década de 2030. E em todos os segmentos de veículos”, disse Blume.
Falando numa sessão de perguntas e respostas nesta quarta-feira, Blume disse que o Cayenne a gasolina permanecerá em produção pelo menos até à década de 2030. Isso significa que os veículos de uso familiar com motor de combustão interna não sairão da nossa linha tão cedo, mas ainda há mais boas notícias para os puristas apreciadores desses motores: a Porsche diz também que está pensando em produzir um suve movido a gasolina totalmente novo.
“Estamos desenvolvendo um suve, típico da Porsche, que terá sinergias de outros módulos”, disse Blume. “Os primeiros desenhos e conceitos estão sendo desenvolvidos, e foram muito bem recebidos. Isso é algo que vai nos custar um bom dinheiro, mas nos dá mais flexibilidade para o futuro.”
São poucos os detalhes desse modelo, mas o grande foco no desenvolvimento de novos suves indica que a Porsche não quer perder vendas nesse segmento, independentemente de serem elétricos ou não. Também há precedentes para esse atual e crescente foco numa linha dividida entre elétrico e gasolina, já que a Audi, outra empresa do Grupo Volkswagen, está empregando uma tática semelhante (embora com um jogo de nomes extremamente confuso).
AE
Matéria publicada na revista Road & Track online em 12/03/2025)
Autor: Emmet White
Tradução: AE