A eletrificação está cada vez mais presente no nosso mercado, e a Peugeot aposta nesse movimento com o e-2008. Apresentado inicialmente em 2022, traz nesta versão 2024 algumas modificações estéticas, assemelhando-se à versão de motor a combustão que já mostramos aqui, e um incremento na capacidade de armazenamento de energia elétrica da bateria e consequente aumento do alcance.

O suve compacto 100% elétrico combina um design sofisticado com tecnologia eficiente e um comportamento dinâmico que impressiona. Para avaliar suas qualidades, rodei com ele em diferentes condições e ainda tive a oportunidade de explorá-lo no limite durante a e-Copa Peugeot 2024, reservada a jornalistas e realizada no Autódromo Haras Tuiuti.
O veículo é anunciado no site da marca por preços a partir de R$ 259.990, um pouco acima dos seus principais competidores do segmento de suves compactos elétricos.

Design e acabamento
O Peugeot e-2008 mantém a identidade visual marcante da marca francesa, com faróis afilados e assinatura luminosa em LED que remete às garras de um leão. A grade é bem ampla, diferente de outros carros elétricos, e traz elementos cromados para maior destaque junto aos faróis. As rodas de 18 polegadas e a carroceria com linhas bem esculpidas lhe conferem um visual moderno e robusto.

Por dentro, o acabamento segue o padrão de sofisticação da Peugeot, com materiais de qualidade, texturas agradáveis ao toque e design futurista. O painel digital 3D, característico do i-Cockpit, proporciona uma experiência diferenciada, enquanto a central multimídia de 10 polegadas conta com conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Os bancos revestidos de couro e tecido oferecem um bom suporte lateral, garantindo conforto em viagens mais longas.
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Motorização e desempenho
Sob o capô o e-2008 conta com um motor elétrico de 158 cv de potência máxima e 26,5 m·kgf de torque máximo com tração dianteira. A alimentação vem da bateria de 54 kW·h posicionada sob o assoalho. O desempenho é ágil, especialmente em arrancadas e retomadas, graças à entrega instantânea de torque e à alta potencia disponível já em baixas rotações. O suve acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos, um tempo satisfatório para a proposta do modelo.

São três modos de condução: Normal, ECO e Sport que basicamente modificam a resposta ao pedal do acelerador buscando o maior conforto e economia de energia, ou privilegiando o desempenho.
Na e-Copa Peugeot esse conjunto eletromecânico mostrou-se bastante competente. A entrega linear de potência e o centro de gravidade mais baixo proporcionado pela localização da bateria garantiram ótima estabilidade nas curvas do circuito do Haras Tuiuti. No entanto, a penalização por derrubar dois cones acabou me tirando do pódio na etapa final, um detalhe que reforça o nível de precisão que o e-2008 exige para ser explorado no limite.

Comportamento dinâmico
A suspensão independente McPherson na dianteira e por eixo de torção na traseira são bem calibradas, oferecendo um notável equilíbrio entre conforto e estabilidade. A direção com assistência elétrica é leve em baixas velocidades e ganha peso progressivamente, transmitindo confiança. Os pneus Goodyear Wrangler Territory HT 215/55 R18 , desenvolvidos para eficiência energética, também mostraram bom nível de aderência, permitindo explorar a dinâmica do suve sem sustos.

Na pista, o e-2008 demonstrou ser neutro nas curvas, com mínima inclinação da carroceria. O freio regenerativo conta com a posição B (brake, freio) no seletor do câmbio, aumentando a intensidade de regeneração, e contribui para uma pilotagem mais fluida, permitindo reduzir a velocidade sem recorrer tanto ao pedal de freio. No modo mais intenso eem uso urbano é possível conduzir utilizando praticamente um único pedal, o que melhora a eficiência energética e torna a experiência mais envolvente.

Eficiência e alcance
O Peugeot e-2008 tem alcance de 261 km pelo ciclo Inmetro, mas na prática esse número pode variar conforme o estilo de condução. Em uso urbano, aproveitando bem a regeneração, é possível alcançar 300 km sem dificuldade. Já em rodovias, onde o consumo é maior, o alcance chega facilmente a 250 km, confirmado durante a semana de testes.

O carregamento pode ser feito em diferentes tipos de tomadas e carregadores. Num wallbox de corrente alternada (AC) de 7,4 kW, a recarga completa leva cerca de 7h30, enquanto em carregadores rápidos de corrente contínua (DC) de até 100 kW é possível recuperar 80% da bateria em aproximadamente 30 minutos.
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A eficiência energética homologada (cidade/estrada) é de 0,54 MJ/km, o que, convertendo para sua equivalência em km/l de gasolina, corresponde a 53,7 km/l . Vide matéria publicada no AE.

Conforto e tecnologia
O isolamento acústico do e-2008 é eficiente, filtrando bem os ruídos externos e proporcionando um ambiente interno silencioso. O ar-condicionado automático de duas zonas garante conforto térmico para todos os ocupantes e o espaço interno é adequado para quatro adultos viajarem com comodidade.

Os assistentes de condução incluem controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência na faixa, reforçando a segurança do modelo. A câmera de ré com visão 360° facilita as manobras, e os demais itens do pacote de assistência ao motorista como alerta de ponto cego, farol alto automático, reconhecimento de sinalização de velocidade e detector de cansaço incrementam o conforto ao dirigir.
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Conclusão
O Peugeot e-2008 é uma opção interessante para quem busca um suve compacto elétrico com design diferenciado, bom desempenho e um comportamento dinâmico superior ao da maioria dos concorrentes. Seu alcance é adequada para o uso diário, e o pacote tecnológico agrada tanto em conectividade quanto em segurança.

A experiência na e-Copa Peugeot 2024 reforçou a percepção da sua capacidade dinâmica, mostrando que, além de eficiente, ele é um suve divertido de dirigir. Ainda que minha penalização tenha me tirado do pódio, o aprendizado na pista deixou claro que o e-2008 é mais do que um elétrico urbano — é um carro com DNA de desempenho. Para quem valoriza prazer ao dirigir, sem renunciar à sustentabilidade, ele se apresenta como uma possível escolha.
GB
FICHA TÉCNICA PEUGEOT E-2008 GT | |
MOTOR | |
Descrição | Elétrico assíncrono transversal dianteiro |
Potência máxima (cv) | 158 |
Torque máximo (m·kgf) | 26,5 |
Eficiência energética urbana (MJ/km) | 0,52 |
Eficiência energética rodoviária (MJ/km) | 0,57 |
Eficiência energética combinada )MJ/km) | 0,54 |
SISTEMA ELÉTRICO DE TRAÇÃO | |
Fabricante da bateria | CATL |
Tipo/capacidade de bateria (kW·h) | Íons de lítio / 54 |
Conversor de potência (kW) | 11, monofásico |
Carregamento da bateria (kW) | 11,4 (AC) / 100 (DC) |
Alcance (km Inmetro PBEV) | 261 |
Número de módulos/células por módulo) | |
Circuito de alta tensão (V) | 400 |
Arrefecimento da bactéria | Água com etilenoglicol 50:50 |
Densidade da bateria (L) | 220 |
Garantia da bateria | 8 anos ou 160.000 km |
TRANSMISSÃO | |
Redutor | Redutor de velocidade com acoplamento direto e par único, tração dianteira |
Relação do redutor (:1) | 8 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço de controle em “L” mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal de constante linear e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida com motor na árvore de direção, indexada à velocidade |
Diâmetro do volante (mm) | 350 na horizontal/330 na vertical |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,4 |
Relação de direção média (:1) | n.d. |
N° de voltas entre batentes | 3 |
FREIOS | |
De serviço | A disco nas quatro rodas, duplo-circuito em diagonal, servoasstido a vácuo com bomba de vácuo dedicada, complementado por frenagem regenerativa |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/283 |
Traseiros (Ø mm) | Disco/249 |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem; freio de estacionamento eletromecânico integrado às pinças de freio traseiras |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 6,5J x 18 |
Pneus | 215/55 R18 |
Estepe | Kit de reparo e enchimento |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.623 |
Carga máxima | n.d. |
Peso máximo rebocável com/sem freio | n.d./ n.d. |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
Arcabouço | e-CMP (Electric Common Modular Plataform) |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,34 |
Área frontal(calculada (m²) | 2,25 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,765 |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.304 |
Largura sem/com espelhos | 1.815 / 1.987 |
Altura | 1.550 |
Distância entre eixos | 2.605 |
Bitola dianteira/traseira | 1.540/1.540 |
Distância mínima do solo | 174 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 434 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 8,9 |
Velocidade máxima (km/h) | 150 |
MANUTENÇÃO E GARANTIA | |
Garantia total (tempo) | 3 anos sem limite de quilometragem Bateria – 8 anos com limite de 160 mil km |
CONTEÚDO DO PEUGEOT E-2008 2025 |
INTERIOR |
Acabamento dos bancos em couro |
Banco do motorista com ajuste manual longitudinal e duas direções elétrico |
Banco traseiro bipartido 70:30 |
Comandos no volante para computador de bordo e multimídia |
Descansa-braço dianteiro |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Porta-luvas e porta-malas com iluminação |
Quadro de instrumentos configurável em 3D |
Seletor de marcha deslizante – e-Toggle |
Tomada 12 V e USB |
Vidros elétricos um-toque em todas as posições |
Volante com acabamento em couro |
EXTERIOR |
Antena “barbatana de tubarão” |
Barras de teto |
Carcaças dos espelhos na cor do veículo |
Faróis de neblina |
Grade dianteira na cor do veículo |
Limpador do para-brisa com velocidade intermitente e sensor de chuva |
Luzes de rodagem diurna de LED |
Luzes traseiras em LED |
Maçanetas externas na cor do carro |
Retrovisores externos com regulagem elétrica |
Retrovisores externos com repetidoras de setas |
Rodas de liga de alumínio de 18 pol. e pneus 215/55R18 |
Rodas de liga de alumínio usinadas de 18″ Evissa Dark |
Teto bitom |
CONTORTO E TECNOLOGIA |
Acendimento inteligente dos faróis com ajuste automático de intensidade |
Ajuste do volante em altura e distância |
Ar-condicionado automático |
Carregador de 7,4 kW·h monofásico |
Chave presencial |
Convole de teto com luz de leitura |
Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo |
Freio de estacionamento eletromecânico |
Modo de condução B – prioridade para freio regenerativo |
Modo de condução ECO – prioridade para preservação de energia |
Navegação 3D conectada com comando de voz, tela tátil de 10? HD, 2 tomadas USB no console dianteiro (1 Data tipo A e recarga tipo C, 2 tomada na traseira no console, função DAB |
Para-sóis com espelho, tampa e iluminação |
Rádio com tela tátil em cores, função DAB (rádio numérica terrestre), Bluetooth e espelhamento Android Auto/Apple CarPlay/Mirror Link |
Retrovisor interno eletrocrômico |
Teto solar panorâmico |
Visão 360º |
SEGURANÇA |
Alerta de colisão com assistente de frenagem de emergência |
Alerta de cansaço |
Alerta de mudança de faixa |
Alerta de ponto cego |
Alerta de trafego transversal à retaguarda |
Auxilio de partida em aclives |
Bolsas de ar infláveis dianteiras, laterais e de cortina (6) |
Controle de estabilidade e tração |
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis no banco traseiro atrás e um no banco do passageiro dianteiro |
Monitoramento da pressão dos pneus |
Sinalização de frenagem de emergência |
Trava para crianças nas portas traseiras |
Travamento automático de portas e tampa traseira a partir de 10 km/h |
Alerta sonoro de cintos de segurança dianteiros desatados |
Limpador e lavador do vidro traseiro |
Alerta sonoro de portas entreabertas com o veículo em movimento |
Retrovisores externos com aquecimento para desembaçamento |
MULTIMÍDIA |
Nova Peugeot i-Connect integrada ao painel |
Seis alto-falantes e dois tweeters |