Há momentos em que somos surpreendidos por gestos que atravessam continentes, idiomas e o tempo. Recentemente, fui presenteado com uma lembrança do Facebook, daquelas que voltam aleatoriamente e são chamadas de “lembranças” trazendo minha postagem original. E esta foi de uma homenagem muito especial que veio da Turquia — uma matéria publicada em 2009 por um clube de entusiastas turcos do VW Fusca, que decidiu, de maneira espontânea e carinhosa, contar um pouco da minha trajetória e da minha relação com o nosso querido VW Fusca. O interessante é que o título da matéria turca tinha sido escrito em português: “Fusca na Cabeça”!
A matéria, ricamente ilustrada, destacou minha história desde o encontro com meu VW Fusca Rosinha, um VW Fusca 1956 Deluxe Sunroof (teto solar de lona), passando pelos livros “Eu Amo Fusca 1 e 2”, até a criação da campanha internacional do Dia Mundial do VW Fusca em sua alternativa “Drive Your VW to Work Day” (Dia de ir com seu VW Fusca para o trabalho), comemorado nos dias 22 de junho de cada ano, em homenagem à data de 22 de junho de 1934, que marca oficialmente o início da história do VW Fusca com o início de seu projeto.
Os amigos turcos também deram destaque ao projeto “Arte e Fusca”, reconhecendo como o Fusca inspira expressões artísticas pelo mundo — de murais urbanos a capas de discos, de ilustrações a esculturas. Para mim, foi emocionante ver como essa conexão é universal.
A foto de abertura é uma arte baseada na primeira página da matéria turca celebrando a amizade entre a Turquia e o Brasil através das suas bandeiras.
Agradecimento especial ao KFCA
Antes vamos ver o que KFCA quer dizer: Kaplumbaga Fan Club Antalya. Ou seja, Clube de Fãs da Tartaruga de Antalya, com “Tartaruga” sendo uma metáfora carinhosa para o VW Fusca, que em turco também é chamado de Vosvos. Sem esquecer que Antalya é uma cidade litorânea

Quero deixar registrado aqui meu sincero agradecimento ao clube turco KFCA, liderado por Fuat Kiviran, pela matéria gentilmente feita sobre mim. É com grande emoção que recebo essa homenagem, que agora tive a oportunidade de compreender plenamente graças à tradução e preservação das imagens.
Mais do que uma lembrança, trata-se de uma celebração da amizade internacional entre apaixonados por VW Fusca — ou como dizem na Turquia, pelos “Vosvos” ou “Kaplumbaga”.
Fuat Kiviran: Médico, Entusiasta do VW Fusca e Romancista
Formação e Carreira Médica
Fuat Kiviran nasceu em 1951 em Ibradi, Antalya. Formou-se em Medicina pela Universidade Hacettepe em 1975, seguindo para especializações em Anestesia e Reanimação, e depois em Ginecologia e Obstetrícia com passagem por hospitais na Alemanha. Ao longo de mais de quatro décadas, conquistou reconhecimento como um dos profissionais de referência em sua região.
Amor pelo Fusca
Desde a juventude, Fuat encontrou no VW Fusca muito mais que um simples carro: uma paixão que une nostalgia, simplicidade e amizade. Para ele, cada Fusca conta uma história, carrega um cheiro de gasolina e remete ao calor do verão mediterrâneo.
Criação do Kaplumbaga Fan Club Antalya (KFCA)
Movido por esse afeto, Fuat fundou em 1999 o Kaplumbaga Fan Club Antalya (KFCA), reunindo colecionadores e apaixonados pelo Fusca em toda a Riviera Turca. O clube oferece:
- Encontros mensais à beira do Düden Çayi (Rio Düden), para passeios e troca de peças
- Palestras sobre restauração e manutenção de modelos clássicos
- Viagens em comboio pelas estradas costeiras de Antalya
Esse clube é um dos mais antigos da Turquia dedicados aos apaixonados por VW Fuscas.
Livro Cirnik Köprüsü – (“Ponte de Cirnik”): O Fusca Vermelho na Literatura

Em 2018, sob o pseudônimo Fuat Kemal, ele lançou o romance Cirnik Köprüsü (Ponte de Cirnik). A capa exibe um Fusca vermelho, que funciona como elo entre passado e presente dos personagens. Embora o enredo gire em torno de memórias, saudade dos pais e do calor de agosto em Antalya, o VW Eusca aparece como uma “ponte” simbólica, carregando emoções e servindo de refúgio para o protagonista.
30 de julho – o dia que marca um fim e o KFCA também celebra um novo começo
O clube KFCA realiza anualmente uma homenagem no dia 30 de julho, data que coincide com o fim da produção do último Fusca em Puebla, no México, no ano de 2003.
Nesta data o KFCA também comemora o Dia Mundial do VW Fusca, data na qual o mundo celebra o início da história do Fusca ocorrido em 22 de junho de 1934. Com isto nos lembra, com sensibilidade e orgulho, que a lenda não morreu. Ela apenas continuou sua jornada através de cada fã, cada encontro e cada estrada percorrida.
A homenagem original do KFCA para Alexander Gromow
Esta homenagem de 2009 ocupou quatro páginas da publicação do KFCA e eu as recebi como duas imagens, cada com duas páginas. Abaixo eu reproduzo estas duas imagens com a respectiva tradução.

Tradução:
“Fusca na Cabeça”
Meu Fusca está no topo da minha mente…
Engenheiro eletricista brasileiro, nascido na Alemanha, de 62 anos, residente em São Paulo, Brasil. Um fanático. Alexander Gromow!
Em 1970, ele conheceu Rosinha. Rosinha (botão de rosa) é um Cabrio Limousine Deluxe 1956 com teto solar, e este encontro mudou muitas coisas na vida de Gromow.
A primeira coisa que podemos dizer sobre Alexander Gromow, que trabalha há 39 anos para a preservação e continuidade dos Fuscas, são seus 2 livros que se complementam.
EU AMO FUSCA
“Eu amo Fusca 1-2”
Eu amo Fusca 1; narra o processo lendário desde Ferdinand Porsche até a última produção no Brasil.
Eu amo Fusca 2; contém 67 pequenas histórias. Essas histórias foram compiladas de 56 pessoas, e 30% são usuárias femininas de Fusca. Infelizmente, não há tradução de seus livros para o turco ou inglês.
Alexander Gromow

Tradução:
Fusca e a Arte (O VW-Beetle e a Arte Popular)
A paixão por carros se reflete em todos os tipos de objetos, desde desenhos de Fuscas de todo o mundo até pinturas e fotografias.
Em 2001, a coleção “Arte e Fusca” de Alexander Gromow, que ele reuniu ao longo dos anos, começou a ser publicada em seu próprio site.
Para cada uma dessas fotografias, há um canto de conhecimento para quem quiser se aprofundar.
O amor pelo Fusca se transformou em uma parte popular e reconhecida da cultura automotiva. Ao visitar o site, você pode sentir o esforço e a dedicação que foram investidos.
www.fuscabrasil.net
“International Drive your VW to Work Day”
(Dia Internacional de Dirigir seu VW para o Trabalho)
O anúncio acima foi feito por Alexander Gromow com o apoio da Volkswagen. O dia 22 de junho marca a data da assinatura do acordo de 1934 para o desenvolvimento do Fusca.
Nos últimos 15 anos, em 22 de junho, Fuscas de todo o mundo tomam as ruas.
O que começou como um hobby transformou-se, hoje, em um convite para que proprietários levem seus Fuscas ao trabalho por um único dia especial.
Primeiro no Brasil e depois pelo mundo inteiro, os Fuscas passaram a ser vistos cada vez mais pelas ruas no dia 22 de junho.
Enquanto, sob a liderança de Gromow, o mundo inteiro celebra a data, na Turquia, sob a coordenação de Fuat K?v?ran do KFC Antalya, desde 2004 os encontros de 30 de julho lembram que os Fuscas “jamais desaparecerão”.
Neste meio tempo eu já estou com 78 anos e o Dia mundial do VW Fusca acaba de comemorar seus 30 anos. Sim, o tempo passou, mas eu acho que vale à pena registar o que o KFCA publicou em 2009. Assim como naquela época eu continuo grato à homenagem que mostra como o amor pelo VW Fusca era e continua sendo universal.
AG
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto geralmente de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.





