• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Cultura do Automóvel
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Cultura do Automóvel
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Portal AE ELETROentusiastas

PEUGEOT 208 E 2008 COM NOVA VERSÃO GT E HÍBRIDOS

MODELOS 208 E 2008 CHEGAM COM MOTOR TURBO 1,0 FLEX DE 125/130 cv ALIADO A UM MOTOR ELÉTRICO E BATERIA DE ÍONS DE LÍTIO DE 12 V QUE OFERECE UMA REDUÇÃO SIGNIFICATIVA NO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL E NAS EMISSÕES DE MODELOS 208 E 2008 CHEGAM COM MOTOR TURBO 1,8 FLEX DE 125/130 cv ALIADO A UM MOTOR ELÉTRICO E BATERIA DE ÍONS DE LÍTIO DE 12 V QUE OFERECE UMA REDUÇÃO SIGNIFICATIVA NO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL E NAS EMISSÕES DE CO2

identicon por Paulo Manzano
06/09/2025
em ELETROentusiastas, Lançamentos, Notícias, PM
Fotos e imagens: Peugeot

Fotos e imagens: Peugeot







A Peugeot anuncia, como a grande novidade de 2026, o lançamento dos modelos 208 e 2008, ambos equipados com a tecnologia híbrida 12 V em suas versões GT.

O novo sistema híbrido chega com motor Turbo 200 1.0 flex de 125/130 cv aliado a um motor elétrico de 4 cv que também é também gerador e bateria de íons de lítio de 12 V . Essa tecnologia garante, segundo a Peugeot, até 10% de redução no consumo de combustível no ciclo urbano e 8% a menos nas emissões de CO2.

Além disso, recursos como Advanced Start & Stop, e-Braking e e-Coasting (ver adiante) trabalham juntos para oferecer uma experiência de dirigir mais confortável, silenciosa e eficiente (a ser confirmada quando testarmos os modelos).

Entre os ganhos para o motorista estão: paradas suaves, com um aumento de conforto e redução de ruídos, recuperação de energia durante as frenagens e nas desacelerações, aproveitando ao máximo cada movimento do carro. Tudo isso acontece de forma automática, sem exigir mudanças no estilo de conduzir.

Os modelos contam ainda com sistemas avançasdo de assistência ao motorista (Adas), como alerta de colisão, frenagem autônomade emergência, detector de cansaço, reconhecimento de placas e controle de faixa. Entre os benefícios adicionais, os híbridos oferecem desconto de até 70% no IPVA em diversos estados, acesso a zonas de restrição por rodízio e vagas preferenciais em shoppings.

Os novos GTs

Com o visual característico da Peugeot, os novos 208 GT T200 Hybrid AT e 2008 GT T200 Hybrid AT exibem um design levemente mais exportivo e bem moderno.

Na parte externa, o 208 GT T200 Hybrid exibe um conjunto de elementos que reforçam seu caráter esportivo, como o aerofólio traseiro e as carcaças dos  retrovisores em preto brilhante criam um contraste elegante com a carroceria, transmitindo dinamismo e modernidade. As rodas de liga  de alumínio de 17” são arrojadas, enquanto a antena de teto traseira estilo barbatana de tubarão acrescenta um toque contemporâneo ao perfil do hatch.

O emblema GT destaca a versão topo de linha, e a grade do radiador na cor da carroceria integra o design de forma harmoniosa. A interessante assinatura luminosa da Peugeot ganha protagonismo com os faróis de LED, que oferecem alta eficiência e visibilidade, acompanhados pelas luze de rodagem diurna e pelas lanternas traseiras em LED no formato de “garras de leão”, interligadas por uma faixa em preto brilhante que percorre toda a largura da traseira.

O 2008 GT T200 Hybrid exibe o conhecido porte mais robusto evidenciando sua identidade suve. A dianteira se destaca pela assinatura luminosa em LED com efeito 3D. As rodas são usinadas de 17” modelo Karakov. A traseira combina acabamento bitom com o teto solar panorâmico, enquanto a faixa preta conecta as lanternas em LED 3D. Acredito que o 2008 tenha no seu design a sua característica mais importante.

Por dentro, 208 e 2008 na versão híbrida apostam em um ambiente escurecido e um pouco mais sofisticado, marcado pelo volante Sport Drive revestido em couro com costuras contrastantes e comandos integrados. O painel de instrumentos elevado com mostrador 3D Hybrid de 10” traz informações em tempo real sobre o sistema híbrido, enquanto a central multimídia Peugeot i-Connect Advanced de 10,3” e os Serviços Conectados MyPeugeot adicionam segurança e comodidade. O interior ainda se completa com bancos de revestimento premium, pedais esportivos com sapatas de alumínio, teclas tipo piano, maçanetas internas cromadas, acabamento em estilo “carbon” e iluminação em LED.

208 GT
2008 GT

Motor Turbo 200 MHEV (Bio-Hybrid Electric Vehicle)

A nova motorização dos híbridos Peugeot 208 e 2008 de 2026 combinam o motor a combustão Turbo 200 com um sistema elétrico de apoio do tipo semi-híbrido (chamado pela Peugeot de Bio-Hybrid Electric Vehicle). O motor principal é um três-cilindros em linha flexde 999 cm³, bloco e cabeçote de alumínio para reduzir peso e melhorar a dissipação térmica. A formação de mistura é feita por injeção direta e o comando de válvulas emprega a tecnologia MultiAir III, que ajusta de forma precisa a abertura e o fechamento das válvulas de admissão, otimizando a combustão para obter mais eficiência e potência em baixas rotações. Este motor produz 125/130 cv de potência e 20,4 m·kgf de torque equivalente a 200 N·m (daí a designação 200).

O sistema híbrido utiliza a configuração BSG (Belt Starter Generator), no qual um motor-gerador elétrico, conectado ao virabrequim por correia poli-V, trabalha em conjunto com uma bateria de íons de lítio de 12 volts. Esse componente atua como motor de partida de alta eficiência e também como gerador (alternador) durante as fases de desaceleração e frenagem. A integração com o sistema Advanced Start & Stop (partida e parada avançadas) permite que o motor a combustão seja desligado automaticamente em paradas e religado de forma praticamente instantânea e silenciosa. Além disso, o sistema explora duas formas de regeneração de energia: o e-Braking, que recupera energia cinética durante frenagens, e o e-Coasting, que faz a regeneração durante as desacelerações naturais com o pé levantado do acelerador.

No gráfico é possível observar todas as fases de atuação do motor-gerador elétrico. Note que na aceleração ele ajuda com uma assistência ao motor a combustão, facilitando o vencimento da inércia e assim reduzindo consumo e emissões de gases.
Os componentes do sistema semi-híbrido

O câmbio é automático do tipo CVT de sete marchas, escalonadas para manter o motor em regimes ideais de torque e eficiência, aproveitando o suporte elétrico especialmente nas arrancadas e retomadas. Veja que em sistemas semi-híbridos o motor elétrico apenas dá suporte ao motor a combustão, não propulsiona sozinho o veículo

O gerenciamento e o monitoramento do sistema são observados pelo painel, que também é uma novidade, I-Cockpit 3D Hybrid de 10 polegadas, que exibe em tempo real o estado de carga da bateria, o fluxo de energia entre motor e gerador,  o alcance e o consumo. Esse sistema também orienta o motorista para ajudar a priorizar a recuperação de energia e a eficiência total.

O resultado é um conjunto mecânico que combina alto torque inicial, suavidade de funcionamento e ganhos significativos em economia e emissões, sem exigir recarga externa e sem alterar o modo de dirigir, oferecendo uma experiência mais refinada e eficiente.

Multimídia e Conectividade: evolução que aproxima tecnologia e dia a dia

Tanto o 208 GT quanto o 2008 GT vêm equipados com a central multimídia Peugeot i-Connect Advanced de 10,3”, que garante integração sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. O painel i-Cockpit 3D Hybrid 10” exibe em tempo real o fluxo de energia e o desempenho do sistema híbrido, enquanto a conectividade embarcada permite aos usuários otimizarem suas rotas com a navegação online e se sentirem sempre protegidos através da central de atendimento da Peugeot disponível 24×7 (24 horas por dia nos 7 dias da semana).

O aplicativo MyPeugeot amplia a experiência fora do veículo, permitindo enviar comandos de travar e destravar portas remotamente, monitorar dados de condução, receber alertas e agendar serviços online.

As atualizações remotas “pelo ar”(OTA – Over The Air) mantêm o veículo sempre atualizado, sem necessidade de visitas à concessionária. O sistema de auxílio automático em emergências reforça a segurança dentro e fora do carro, enquanto há os serviços de auxílio à recuperação em casos de roubo ou furto. A grande novidade para os clientes que adquirirem um novo Peugeot 208 ou 2008 conectado é o Seguro Conectado by Ituran, que oferece desconto médio de 30%, conforme o perfil. Algo muito bem-vindo!

Maior personalização e segurança com acessórios originais Mopar

Os modelos híbridos também contam com uma vasta gama de acessórios originais da Mopar, permitindo clientes personalizem seu veículo de acordo com as suas necessidades. Desenvolvidos e homologados pela engenharia da Stellantis, esses itens atendem a diferentes necessidades e estilos de vida.

No pilar de tecnologia há sensores traseiros e dianteiros, subida expressa, rebatimento de vidros, frisos laterais e alarme volumétrico. Em praticidade há carregador sem fio, tapetes para porta-malas, bolsa organizadora, além de suportes para bicicleta, baú para teto e barras transversais, entre outros. E para personalizações adicionais há protetores de soleira, sapatas de pedais esportivas, projetor de logo e protetor de soleiras.

Gama e Versões

Linha Peugeot 2026, mais completa e competitiva

208 2026

  • 208 Style 1.MT R$ 91.990
    • Com a central multimídia Peugeot i-Connect de 10,3” e rodas de liga de alumínio  6″ dark style
  • 208 Active T200 AT – Nova versão R$ 108.990
    • Nova versão que estreia o motor turbo T200 com câmbio automático
  • 208 Allure T200 AT – R$ 117.990
    • A multimídia Peugeot i-Connect Advanced de 10,3” passa a estar disponível, oferecendo espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, como navegação 3D e atualizações OTA.
  • 208 GT T200 Hybrid AT – Nova versão – R$ 126.990
    • A GT T200 Hybrid AT traz de série o Peugeot i-Connect Advanced com conectividade total e integração ao painel i-Cockpit 3D Hybrid 10”, exibindo informações sobre o sistema híbrido, fluxo de energia, consumo e alcanceem tempo real, junto com todos os serviços conectados da marca.

2008 2026

  • 2008 Active T200 AT R$ 133.990
    • A Active T200 AT já vem de série com o sistema Peugeot i-Connect Advanced de 10,3”, espelhamento sem fio e integração Bluetooth, rodas de 17” polegadas Karakoy, faróis halógenos com DRL de LED no formato de garras de leão.
  • 2008 Allure T200 AT R$ 143.990
    • Na versão Allure T200 AT, os faróis dianteiros possuem tecnologia LED, além da experiência incrivel do i-Cockpit 2D de 10”, os bancos com revestimento premium e pintura bitom sempre na cor preta brilhante.
  • 2008 GT T200 Hybrid AT – Nova versão R$ 162.990
    • A versão GT T200 Hybrid AT vem equipado de série com os Serviços Conectados, o exclusivo i-Cockpit 3D Hybrid e o teto solar panorâmico.

PM







Tags: 2008208208 GTPeugeot
Próximo
Imagem: McKinsey

CARROS DE LUXO: O QUE OS COMPRADORES DIZEM

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Cultura do Automóvel
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17